Breaking News
Home / Biologia / Antipirético

Antipirético

PUBLICIDADE

Antipirético: Algo que reduz a febre.

Existem 3 classes de medicamentos antipiréticos vendidos sem prescrição:

Salicilatos – aspirina (ácido acetilsalicílico), salicilato de colina (Artropano), salicilato de magnésio (Arthriten) e salicilato de sódio (Scot-Tussin Original);

Acetaminofeno (Tylenol); e

Antiinflamatórios não-esteróides (AINEs) – ibuprofeno (Advil), naproxeno (Naprosyn, Aleve) e cetoprofeno.

De anti-, contra + o pyretos grego, febre de pyr, fogo. A mesma raiz dá origem a pirexia, um termo médico para febre.

O que é um Antipirético?

Um antipirético é uma droga ou erva que reduz a febre ou a pirexia.

Os exemplos mais comuns são os medicamentos de venda livre, como acetaminofeno (paracetamol), ibuprofeno e aspirina, que vêm em uma variedade de formas.

Há também muitos remédios à base de plantas que têm propriedades redutoras da febre e ações semelhantes às drogas fabricadas. Atualmente, a comunidade médica continua debatendo os benefícios dos antipiréticos.

A maioria das drogas antipiréticas reduz as febres, agindo sobre produtos químicos no organismo, como a interleucina, que sinalizam o hipotálamo para aumentar a temperatura. Eles tendem a ser eficazes apenas quando uma febre real está presente, e não diminuem a temperatura do corpo se ela estiver na faixa normal. Isso é útil porque muitos antipiréticos têm outras funções, como aliviar a dor ou diminuir a inflamação.

Como afirmado, os medicamentos antipiréticos mais conhecidos são acetaminofeno, aspirina e ibuprofeno. Geralmente, esses medicamentos são fáceis de encontrar em farmácias ou mercearias, e eles vêm em uma variedade de formas, como pílulas, líquidos e supositórios. Nem toda pessoa se beneficia de toda droga. Crianças e pessoas com certas condições estomacais não devem usar um antipirético como a aspirina. O ibuprofeno também pode irritar o revestimento do estômago, e o acetaminofeno não é uma boa escolha para alcoólatras ou pacientes com disfunção hepática.

Antipirético
A aspirina é um antipirético

Algumas outras drogas ou substâncias têm benefícios antipiréticos, mas não são usadas com frequência para reduzir a febre. Estes incluem o quinino, que é mais provável de ser usado no tratamento da malária.

Muitos dos medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), uma classe que inclui aspirina e acetaminofeno, combatem as febres, mas são principalmente prescritos para dor e inflamação.

Há também uma extensa lista de remédios à base de plantas para a febre, com mais de 50 compostos. Incluídos entre estes estão milefólio, nepenta, gengibre e matricária. Outras ervas antipiréticas sugeridas são Filipendula ulmaria,Echinacea purpurea, feno-grego e selo dourado.

Tanto na tradição herbácea como na medicina tradicional, existe uma questão sobre se os antipiréticos devem ser usados. Às vezes, uma febre é tão alta que deveria ser reduzida imediatamente. Particularmente em crianças com menos de sete semanas de idade, uma febre que excede 38,33 °C necessita de cuidados de emergência. Os bebês com oito semanas a três meses de idade devem ser tratados com um antipirético e procurar um médico dentro de algumas horas após o desenvolvimento de uma febre tão alta.

Geralmente, em crianças mais velhas e adultos, não há necessidade de tratar uma febre menor que 38,89 °C. É importante observar a temperatura para garantir que ela não suba. A maioria dos especialistas médicos, no entanto, aponta para a natureza benéfica da febre na luta contra uma infecção, e eles estão inclinados a argumentar que um antipirético só é benéfico para uma pessoa que está desconfortável.

Em outras palavras, o uso de antipiréticos nem sempre é apropriado, especialmente se a febre é leve.

Antipirético – Tipo

Antipiréticos referem-se a vários tipos de medicamentos que podem ser usados principalmente para reduzir a febre em pessoas com temperaturas excessivamente altas, geralmente devido à infecção viral ou bacteriana.

Existem muitos desses medicamentos com os quais as pessoas podem ter grande familiaridade.

Amplamente disponíveis sobre os tipos de contador incluem drogas anti-inflamatórias não esteróides (AINEs) como ibuprofeno, ácido salicílico ou aspirina e paracetamol/acetaminofeno.

Todos esses medicamentos podem ser usados para baixar febres, e existem outros medicamentos que podem ser tentados se não funcionarem.

Uma das partes distintivas da definição de antipiréticos é que eles são medicamentos que apenas diminuem a temperatura corporal quando a febre está presente.

É por isso que os medicamentos de venda livre listados acima são aplicáveis como uso para outras coisas como tratamento de inflamação, dor ou, no caso de salicilatos, tratamento diário para prevenção de acidente vascular cerebral.

Os redutores de febre não poderiam ser particularmente eficazes para outros tratamentos, se baixassem sempre a temperatura corporal. Usá-los pode significar deixar cair a temperatura do corpo abaixo dos níveis de segurança.

A razão pela qual esses medicamentos normalmente só funcionam com a temperatura, quando necessário, tem a ver com a maneira como o corpo responde à infecção.

Quando ocorre qualquer tipo de infecção, o corpo pode começar a reduzir uma substância chamada interleucina, que envia uma mensagem ao hipotálamo para aumentar a temperatura. Os antipiréticos essencialmente substituem essa mensagem e o hipotálamo responde baixando a temperatura ao normal.

O que é paracetamol?

Antipirético
O paracetamol é mais comumente conhecido como acetaminofeno

Paracetamol é muitas vezes mais conhecido pelo seu nome alternativo paracetamol. É uma droga comum que geralmente está disponível ao balcão e vendida sob marcas como Tylenol & reg. Seus principais usos são para aliviar a dor (analgésico) e reduzir a febre (antipirético), e geralmente são leves, com poucos efeitos colaterais. A maioria das pessoas pode tomar paracetamol sem problemas, embora haja alguns casos em que pode ser contra-indicada.

O paracetamol foi introduzido pela primeira vez no Reino Unido em 1956 e comercializado sob o nome Panadol®. Como não causava irritação no estômago como a aspirina, ela rapidamente se tornou uma droga alternativa popular para tratar a dor ou a febre, e a forma líquida infantil foi liberada apenas alguns anos após a venda das primeiras pílulas de Panadol.

O Tylenol foi produzido alguns anos antes do Panadol, nos EUA, em 1948. No entanto, deve-se notar que o princípio ativo de ambas as marcas havia sido usado até certo ponto desde o final do século XIX. Agora existem várias versões de marca do medicamento no mercado e muitas versões genéricas. Os genéricos geralmente economizam alguns dólares e funcionam tão bem quanto as versões de marca.

Existem também alguns usos prescritos de paracetamol. Pode ser combinado com drogas como codeína em analgésicos. Algumas preparações ao balcão usam paracetamol em combinação com aspirina ou com descongestionantes. Um exame mais recente sobre isso é misturar o paracetamol com agentes contrários ao sono. A adição desta droga é desnecessária se você está tentando tratar insônia, mas não está tendo dor ou febre.

Embora o paracetamol seja seguro para uma variedade de pessoas (pode até mesmo ser utilizado com segurança por mulheres grávidas), não é completamente seguro se tomado em determinadas circunstâncias. A droga é processada no fígado e o uso excessivo de acetaminofeno pode resultar em danos ao fígado. Níveis seguros para adultos não são mais do que 600 miligramas a cada quatro horas por não mais de 10 dias, a menos que prescrito de outra maneira por um médico.

Existem certos medicamentos que podem tornar o acetaminofeno menos eficaz. Estes incluem carbamazepina (Tegretol), que é comumente prescrito para tratar o transtorno bipolar. Outros medicamentos que podem não interagir bem com o paracetamol incluem a varfarina (Coumadin®). Potencialmente, existe o risco de aumentar o enfraquecimento do sangue se você tomar ambos os medicamentos, o que pode ser perigoso.

O maior aviso sobre o Tylenol® e outras marcas ou genéricos é que ele pode causar danos significativos ao fígado se usado com álcool. Não use este medicamento para se recuperar de dores de cabeça ou ressacas causadas pelo álcool. A droga também pode ser contraindicada se você tiver qualquer forma de doença ou disfunção hepática.

Uma coisa que este medicamento não faz é agir como um antiinflamatório. É, portanto, diferente da aspirina ou de antiinflamatórios não esteróides (AINEs), como o ibuprofeno ou o naproxeno sódico. AINEs podem ser preferidos quando as pessoas têm lesões que incluem inchaço. Ambos também têm efeitos antipiréticos e alguns acham que o alívio da dor é mais significativo com os AINEs do que com o paracetamol.

Usos do Paracetamol

Paracetamol é uma droga que pode proporcionar alívio da dor leve e febre.

Os principais usos do medicamento são reduzir a febre e aliviar a dor de dores de cabeça, cólicas menstruais, dores de dente e ferimentos leves. Às vezes, também é incluído em produtos de gripes e resfriados com múltiplos sintomas. Uma vez que o medicamento pode não ser eficaz na redução da dor moderada a intensa, muitas vezes é recomendado apenas para alívio de desconforto menor.

Como droga analgésica, o paracetamol proporciona alívio da dor inibindo temporariamente os receptores de dor do corpo. É também um medicamento antipirético, o que significa que possui propriedades redutoras da febre. Essa combinação de habilidades de combate à dor e à febre torna a droga útil no alívio de várias doenças menores.

Um dos usos mais comuns do paracetamol é a redução da febre. Para usar este medicamento para fins de redução da febre, tomá-lo de acordo com as instruções impressas na embalagem do produto. Certifique-se de ajustar a dosagem de acordo com as crianças menores de 12 anos. Além disso, deve-se notar que a pesquisa sugeriu que uma febre baixa pode de fato ajudar o corpo a combater a infecção. Portanto, o paracetamol ou outros antipiréticos podem ser necessários apenas para febres que excedam 38 graus Celsius.

Paracetamol também pode fornecer alívio temporário de muitos tipos de dor menor.

Por exemplo, é frequentemente usado para aliviar cólicas menstruais, dores de cabeça e dores de dente, bem como simples inchaços, contusões e dores musculares. Enquanto a droga pode inibir a capacidade do corpo para detectar a dor, tem propriedades anti-inflamatórias muito fracas. Assim, geralmente não é uma boa escolha para aqueles que desejam reduzir o desconforto causado por condições inflamatórias, como a artrite.

Além desses usos comuns, a droga também é às vezes incluída em produtos destinados a tratar múltiplos sintomas de uma doença, como resfriado ou gripe.

Por exemplo, um medicamento para múltiplos sintomas pode conter um descongestionante para reduzir a congestão, um anti-histamínico para combater a comichão, os olhos lacrimejantes e o paracetamol para aliviar dores musculares. Para evitar a dupla dosagem, aqueles que tomam um produto com múltiplos sintomas devem consultar a lista de ingredientes antes de tomar outro produto de paracetamol.

Muitas pessoas acham que o paracetamol é útil apenas para aliviar a dor menor. Aqueles com dor moderada ou com desconforto causado por uma condição inflamatória podem achar que o ibuprofeno ou naproxeno são mais eficazes. Para dores muito severas, como a resultante de um acidente de carro ou cirurgia de grande porte, um analgésico com força de prescrição pode ser necessário.

Fonte: www.ncbi.nlm.nih.gov/pediatrics.aappublications.org/en.oxforddictionaries.com/www.wisegeek.org/www.jsicm.org/www.sciencedirect.com

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Gêmeos Coligados

Gêmeos Coligados

PUBLICIDADE O que são gêmeos coligados? Os gêmeos coligados nascem fisicamente conectados um ao outro. …

Herança Quantitativa

Herança Quantitativa

PUBLICIDADE O que é herança quantitativa? Os genes envolvidos na herança quantitativa são chamados poligenes, …

Inseminação Artificial

Inseminação Artificial

PUBLICIDADE O que é inseminação artificial? A inseminação artificial ou inseminação intrauterina é uma técnica …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.