Granulócitos

PUBLICIDADE

Granulócitos são qualquer glóbulo branco que contém material granular (vasos secretores) e lisossomos em seu citoplasma.

Neutrófilos, basófilos e eosinófilos são exemplos de granulócitos.

Granulócito é um tipo de célula imune que possui grânulos (pequenas partículas) com enzimas que são liberadas durante infecções, reações alérgicas e asma.

Um granulócito é um tipo de glóbulo branco. Também chamado de leucócito granular, PMN (neutrófilos polimorfonucleares) e leucócito polimorfonuclear.

Os granulócitos – o tipo mais comum de glóbulos brancos – têm pequenos grânulos que liberam enzimas quando seu sistema imunológico está sob ataque. Isso ocorre durante uma infecção, reação alérgica ou episódio de asma. Os granulócitos são produzidos a partir de células-tronco na medula óssea e vivem apenas alguns dias.

Granulócitos, especificamente neutrófilos, ajudam o corpo a combater infecções bacterianas. O número de granulócitos no corpo geralmente aumenta quando há uma infecção grave.

Pessoas com um número menor de granulócitos são mais propensas a desenvolver infecções ruins com mais frequência.

Os granulócitos se formam e amadurecem na medula óssea – o tecido esponjoso encontrado dentro de muitos de seus ossos.

A medula óssea contém células-tronco, que eventualmente se desenvolvem em diferentes tipos de células sanguíneas, incluindo granulócitos.

Quando os granulócitos deixam a medula óssea, eles circulam pela corrente sanguínea e respondem aos sinais do sistema imunológico. Seu papel é atacar substâncias estranhas que causam inflamação ou infecção.

Neutrófilos, eosinófilos e basófilos são os principais tipos de granulócitos.

Os neutrófilos normalmente representam 40 a 70 por cento de todos os leucócitos. Até 4% de seus glóbulos brancos podem ser eosinófilos, enquanto os basófilos representam menos de 2%.

Granulócitos – O que são

Os granulócitos são o tipo mais comum de glóbulos brancos. Eles contêm grânulos de enzimas, que se formam no citoplasma (uma solução espessa e semifluida que preenche cada célula).

Quando a infecção ou inflamação entra no corpo, os granulócitos correm para a área, liberando seus grânulos para combater a infecção.

Os granulócitos são às vezes chamados de leucócitos granulares, leucócitos polimorfonucleares ou PMN (neutrófilos polimorfonucleares).


Basófilo

Os basófilos são o tipo menos comum de granulócito, constituindo apenas 0,5% dos leucócitos circulantes no sangue. Eles estão envolvidos em várias funções, como apresentação de antígenos, estimulação e diferenciação de células T CD4+.


Eosinófilo

Os eosinófilos constituem aproximadamente 1% dos leucócitos circulantes. Os eosinófilos desempenham um papel importante e variado nas respostas imunes e na patogênese de doenças alérgicas ou autoimunes.


Neutrófilo

Os neutrófilos são os leucócitos mais abundantes encontrados no sangue humano e formam a vanguarda da resposta imune celular do corpo.

Quais são os três tipos de granulócitos?

Existem três tipos específicos de granulócitos.

Estes são: neutrófilos, eosinófilos e basófilos.

Qual é a função dos granulócitos?

Os granulócitos trabalham juntos para livrar seu corpo de infecções ou alérgenos. Cada tipo de granulócito tem sua própria combinação de produtos químicos e enzimas em seus grânulos.

Como resultado, cada tipo tem uma função diferente:

Neutrófilos: O tipo mais comum de granulócito, os neutrófilos atacam as bactérias. Cada célula de neutrófilos pode consumir até 20 bactérias em sua vida.
Eosinófilos: Esses granulócitos estão presentes em quase todas as respostas imunes, principalmente nas alergias. No entanto, eles também combatem parasitas.
Basófilos: Esses granulócitos combatem principalmente reações alérgicas. Eles liberam histamina (que escolta os alérgenos para fora do corpo) e a heparina, mais fina do sangue (que impede a coagulação).

Qual granulócito é mais abundante?

Os neutrófilos são o tipo mais abundante de granulócitos. Eles compõem cerca de 40% a 60% de todos os granulócitos em seu corpo. Isso é cerca de dois terços de todos os seus glóbulos brancos.

Onde estão localizados os granulócitos?

Os granulócitos se formam na medula óssea e são liberados na corrente sanguínea quando necessário.

Qual é o intervalo normal para granulócitos?

Cerca de 50% a 70% de todos os glóbulos brancos do seu corpo devem ser neutrófilos. Os eosinófilos devem representar 1% a 3%, e os basófilos devem representar aproximadamente 0,4% a 1%.

O que significa quando seus granulócitos estão altos?

Uma alta contagem de granulócitos (granulocitose) pode indicar vários problemas, incluindo infecção, câncer de células sanguíneas ou algum tipo de doença autoimune. As condições da medula óssea também são uma causa primária de granulocitose. (A medula óssea é o tecido esponjoso dentro de seus ossos. Ele contém plaquetas, glóbulos vermelhos e células-tronco para produzir glóbulos brancos.)

A granulocitose pode ser um sintoma de várias condições, incluindo leucemia mielóide crônica (LMC), trombocitemia primária, policitemia vera e mielofibrose primária.

Tratamento para granulocitose


Granulócitos

O tratamento depende da causa da sua condição. Por exemplo, se a infecção resultou em granulocitose, seu médico irá prescrever antibióticos. Se a causa raiz for um distúrbio autoimune, os imunossupressores – como a prednisona – podem ser administrados. Se a granulocitose for causada por câncer, seu médico pode recomendar quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea.

O que significa quando seus granulócitos estão baixos?

Uma contagem baixa de granulócitos (granulocitopenia ou neutropenia) geralmente é causada por uma condição do sangue/medula óssea, como anemia aplástica ou leucemia.

Também pode se desenvolver como um efeito colateral do tratamento do câncer. Quando você não tem granulócitos suficientes, seu corpo fica mais vulnerável a infecções. Como resultado, você pode desenvolver febre ou dor de garganta com mais frequência.

Outras doenças – como gripe ou pneumonia – podem se desenvolver mais rápido do que o normal porque seu corpo não consegue combater efetivamente a infecção. A neutropenia grave é chamada de agranulocitose.)

Tratamento para neutropenia

O tratamento recomendado depende da causa da sua neutropenia. Se você tiver febre concomitante (neutropenia febril), o tratamento imediato é imperativo.

Você pode ser internado no hospital para receber antibióticos por via intravenosa (através de uma veia). Se não for tratada, a neutropenia febril pode limitar a vida.

Alguns tipos de neutropenia podem não necessitar de tratamento. Na maioria dos casos, no entanto, a condição subjacente deve ser abordada. Por exemplo, se a neutropenia for causada por um distúrbio autoimune, seu médico poderá prescrever corticosteróides. Se a neutropenia for causada por um medicamento, seu médico provavelmente mudará sua prescrição.

Você também pode receber injeções de fator estimulante de colônia de granulócitos (G-CSF), que ajudam a promover a produção de glóbulos brancos.

O que é neutropenia cíclica?

neutropenia cíclica é uma condição na qual a contagem de neutrófilos diminui periodicamente e depois volta ao normal. Este tipo de neutropenia não está presente o tempo todo. Na maioria dos casos, os períodos de neutropenia duram cerca de três a cinco dias. Esta condição pode ser herdada. A maioria dos casos são evidentes imediatamente após o nascimento.

Tratamento para neutropenia cíclica

neutropenia cíclica é tratada da mesma forma que a granulocitopenia (neutropenia). Isso inclui antibióticos para infecções, injeções de G-CSF ou, raramente, um transplante de medula óssea.

O que significa se eu tiver granulócitos imaturos?

Normalmente, os granulócitos se desenvolvem completamente na medula óssea antes de viajar para a corrente sanguínea. Se granulócitos imaturos forem encontrados em sua corrente sanguínea, isso pode significar que há um problema com sua medula óssea. Ou pode simplesmente indicar uma resposta em estágio inicial à infecção. (Nota: Gestantes e recém-nascidos podem naturalmente ter granulócitos imaturos em sua corrente sanguínea. Nesses casos, granulócitos imaturos indicam uma resposta saudável da medula óssea e não é motivo de preocupação.)

Tratamento para granulócitos imaturos

Se granulócitos imaturos aparecerem em seu exame de sangue, seu médico poderá realizar mais testes para determinar o motivo. Se a causa raiz for uma infecção, os medicamentos apropriados serão prescritos.

Se o câncer for a causa, seu médico conversará com você sobre as opções de tratamento, incluindo cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

O que é eosinofilia?

eosinofilia é caracterizada por um nível de eosinófilos acima do normal. Quando seus níveis de eosinófilos estão altos, isso pode indicar uma reação alérgica, uma infecção parasitária ou câncer.

Tratamento para eosinofilia

Como outras condições de granulócitos, o tratamento da eosinofilia depende da causa. Se certos medicamentos estão fazendo com que seus eosinófilos aumentem, seu médico provavelmente mudará sua prescrição.

Atualmente, o FDA aprovou tratamentos que visam eosinófilos na asma.

O que é basofilia?

basofilia ocorre quando há muitos basófilos no sangue. Normalmente, os basófilos compõem apenas um pequeno número da contagem de glóbulos brancos do seu corpo.

Tratamento para basofilia

O tratamento depende da causa subjacente. As infecções bacterianas requerem antibióticos. Doenças inflamatórias – como síndrome do intestino irritável e artrite reumatóide – requerem imunossupressores.

Se houver um problema com sua medula óssea, seu médico conversará com você sobre as opções de tratamento, incluindo cirurgia, quimioterapia ou radioterapia.

Quais testes são usados para verificar a saúde dos granulócitos?

Sua contagem de granulócitos pode ser determinada com um hemograma completo. Seu médico pode executar este exame de sangue de rotina.

Fonte: www.encyclopedia.com/www.cancer.gov/my.clevelandclinic.org/medlineplus.gov/www.bio-rad-antibodies.com

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …