Breaking News
Home / Biologia / Placozoa

Placozoa

Constituído por apenas uma espécie, Trichoplax adhaerens, este filo inclui os animais menos complexos que se conhecem. Foram descobertos em 1883, em aquários do Instituto Zoológico de Graz, na Áustria, e apenas em 1971 foi criado um novo filo para abrigá-los. A existência de uma segunda espécie, Treptoplax reptans, ainda não foi totalmente confirmada. Não apresentam qualquer plano de simetria e são capazes de alterar a forma do corpo enquanto se movimentam.

O animal se desloca em qualquer direção, sem um pólo preferencial para orientar os movimentos. Não possuem cavidade corpórea e digestiva, órgãos, sistema nervoso nem tecidos diferenciados. O corpo é branco-acinzentado e apresenta a forma de um disco de contorno variável, que pode chegar a 3mm de diâmetro. Possuem três camadas de células: uma dorsal, uma ventral e uma intermediária. Ao todo, os indivíduos são constituídos por alguns milhares de células pertencentes a apenas quatro tipos.

Os Placozoa podem se reproduzir assexuada e sexuadamente. A reprodução assexuada é feita por fissão binária ou brotamento. O processo de reprodução sexuada destes animais ainda não foi totalmente estudado. Assim como nos demais metazoários primitivos, como Parazoa e Cnidaria, acredita-se que nos Placozoa o desenvolvimento seja direto ou lecitotrófico. Alimentam-se basicamente de protozoários, algas e detritos orgânicos.

A presença de bactérias no interior do espaço intercelular pode indicar uma fonte de alimento adicional. Encontrados e cultivados inicialmente apenas em aquários marinhos, acredita-se que apresentem uma ampla distribuição na natureza, ocorrendo na região entremarés. Até o momento não foram coletados na costa brasileira.

Posição Sistemática

Reino: Animalia
Sub reino: Parazoa
Filo Placozoa

Número de espécies
No mundo:1
No Brasil:nenhuma registrada
grego: plakos = achatado; zoon = animal
nome vernáculo: placozoário

Fonte: www.biomania.com

Placozoa

Trichoplax adhaerens é uma espécie animal, em forma de balão, com a cavidade corporal preenchida por fluido sob pressão. Trata-se de um animal marinho diminuto, que rasteja sobre o substrato através de seus cílios, e é composto de camadas epiteliais ventral e dorsal, contendo células mesenquimais frouxas. A reprodução é assexuada, por meio de fissão e por brotamento.
É o único representante do filo Placozoa (do grego plax, tablete, placa + zoon, animal): outra espécie (Treptoplax reptans) foi descrita em 1896 e desde essa altura jamais foi registrada, levantando dúvidas sobre a sua real existência.

Individualmente, o Trichoplax tem corpo frágil, com cerca de 0,5 mm de comprimento, semelhante a uma grande ameba. O nome T. adhaerens foi dado pois ele tende a aderir ao seu substrato. Suas relações evolutivas continuam sendo investigadas, mas ele pode ser aparentado aos cnidários e ctenóforos. Dellaporta et al relataram o genoma mitocondrial completo e mostrou que o grupo Placozoa não é muito basal sendo, portanto, um filo dos Eumetazoa.

Trichoplax não possui órgãos e muitos tecidos, inclusive células nervosas e sistema nervoso, embora algumas evidências sugiram que ele está relacionado a algumas espécies que possuem células nervosas. É feito de uns poucos milhares de células de quatro tipos em três diferentes locais: epitélio de células ciliadas dorsais e ventrais, células glandulares ventrais e um sistema de células fibrosas. As células mais externas (células monociliadas) têm um cílio simples, que ajudam o adulto a se mover. O epitélio do Trichoplax carece de membrana basal e as células são conectadas por um cinturão de desmossomos. Inclusões de lipído, são regularmente distribuídas no epitélio dorsal.

Ele se alimenta através de absorção e já foi observado que formam estruturas temporárias para capturar o alimento. Ele captura o alimento e usa sua face ventral como uma espécie de cavidade gástrica temporária.A digestão é extracelular e por fagocitose.

Quando não está se alimentando ele se move ativamente usando os cílios ventrais e as células fibrosas e carecem de polaridade em seus movimentos.

O número haplóide de cromossomas é seis. Com apenas 50 megabases (80 femtogramas por célula), tem a menor quantidade de ADN jamais observada em qualquer animal.

Postura de ovos já foi observada, mas num estágio de 32-64 células. No desenvolvimento embrionário, nenhum esperma foi observado, mas seu genoma tem evidências de reprodução sexuada. A reprodução assexuada, por fissão binária é o modo de reprodução primário observado em laboratório.

Trichoplax foi descoberto nas paredes de um aquário marinho nos anos 1880, e tem sido raramente observado em seu habitat natural. A real extensão de seu habitat é desconhecida, mas ele tem sido capturado em latitudes tropicais e subtropicais pelo mundo.

Se vários Trichoplax são postos no mesmo lugar, eles interagem uns com os outros.

Fonte: www.usp.br