Breaking News
Home / Biologia / Ictiologia

Ictiologia

PUBLICIDADE

O que é

Ictiologia, um subconjunto de zoologia, é o estudo dos peixes.

Zoologia é um ramo da biologia, e ictiologia incorpora muitos elementos da biologia em seus estudos. Quando as pessoas se referem ao estudo dos peixes, os gramáticos podem notar isso como incorreto. É correto porque várias espécies de peixes são referidos como peixes.

A ictiologia moderna começou no século XVIII, com a obra de Peter Andreti e Carl Linnaeus. Juntos reuniram todos os dados previamente escritos sobre espécies de peixes e estabeleceram uma maneira de ordenar peixe por espécie, gênero, família e reino.

Hoje, cerca de 25.000 espécies conhecidas de peixes são classificadas de acordo com este sistema. Ictiologia é um campo dinâmico, com cerca de 100-200 novas descobertas de peixes a cada ano.

O interesse precoce em ictiologia antecede em muito o século 18.

Aristóteles classificou várias centenas de espécies de peixes.

A ictiologia formal era menos praticada pelas sociedades de caçadores-coletores iniciais.

Entender onde e quando determinados peixes eram susceptíveis de estar presentes permitiu melhores oportunidades de alimentos. Mesmo outros animais praticam de forma informal a ictiologia. Os ursos-pardos precisam saber quando e onde pescar o salmão, que é uma parte importante de sua dieta.

Junto com a classificação dos peixes, a ictiologia também examina a evolução das espécies de peixes, o comportamento dos peixes e o impacto ambiental em espécies específicas.

A Ictiologia é um companheiro para outros campos como ecologia, biologia marinha, oceanografia e climatologia, uma vez que informações sobre peixes podem levar a uma maior compreensão do ambiente ou outras espécies de plantas e animais.

O campo da ictiologia é importante, dado o grande número de espécies de peixes na terra. Uma vez que a ictiologia auxilia outras disciplinas, ela aumenta consideravelmente a compreensão de todas as formas de vida no planeta, passado e presente. Dados coletados sobre espécies de peixes extintas ou pré-históricas podem aumentar o conhecimento em biologia evolutiva e geografia. Os peixes são fontes primárias de alimento para numerosas aves e mamíferos, incluindo as pessoas, o que significa compreender seu comportamento, populações e componentes biológicos, informa os cientistas sobre a relação entre animais, peixes e meio ambiente.

Especialistas em ictiologia podem trabalhar em uma variedade de campos.

Podem trabalhar na história natural, continuando a adicionar à soma do conhecimento sobre peixes. Um ictiologista pode conduzir estudos de campo sobre comportamento ou populações de peixes, supervisionar pescas, estudar peixes em nível molecular ou focar estudos de conservação

Definição

Ictiologia,
Carpa Cyprinus carpio Linnaeus

A ictiologia, também conhecida como ciência do peixe, é o ramo da biologia dedicado ao estudo dos peixes. Isso inclui peixes ósseos (Osteichthyes), peixes cartilaginosos (Chondrichthyes) e peixes sem mandíbula (Agnatha).

A Ictiologia explora a evolução, biodiversidade, genômica, morfologia, ecologia, biogeografia e história de vida dos peixes.

Significado

Ictiologia,

Ictiologia, estudo científico de peixes, incluindo, como é habitual em uma ciência que se preocupa com um grande grupo de organismos, uma série de subdisciplinas especializadas: por exemplo, taxonomia, anatomia (ou morfologia), ciência comportamental (etologia), ecologia e fisiologia.

Devido à grande importância dos peixes como alimento humano, a ictiologia econômica é um segmento significativo do campo.

Fonte: www.wisegeek.com/global.britannica.com/biodiversity.ku.edu

Veja também

Algas Dinophytas

Algas Dinophytas

PUBLICIDADE O que são algas dinophytas? As algas dinófitas, pertencem ao Filo Dinophyta e a …

Endoderma

PUBLICIDADE Definição de endoderma Endoderma ou Endoderme é a mais interna das três camadas germinativas, …

Alelos Múltiplos

PUBLICIDADE O que são alelos múltiplos? Os alelos múltiplos ou polialelia são casos em que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.