Biociência

Definição

A biociência é qualquer ciência que lide com os aspectos biológicos dos organismos vivos.

As biociências são um amplo campo de estudo que inclui biologia humana, bioinformática, botânica, zoologia, genética, microbiologia e bioquímica.

O que é biociência?

A biociência é o ramo das ciências relacionadas aos organismos vivos, dos microorganismos às árvores imponentes e às baleias gigantes.

Dentro deste ramo incrivelmente amplo das ciências, há vários ramos menores focados em questões específicas que pertencem aos organismos vivos.

A bioquímica, por exemplo, preocupa-se com a química da vida, enquanto os botânicos estudam plantas exclusivamente.

Esse ramo das ciências evoluiu para uma séria linha de investigação científica no século 19, quando as pessoas começaram a explorar o mundo natural de uma perspectiva científica.

No entanto, as pessoas estudam e praticam a biociência há séculos.

Quando os primeiros seres humanos criavam plantas seletivamente para produzir colheitas maiores e mais consistentes, por exemplo, estavam engajadas na ciência de alimentos, um subconjunto da biociência.

Da mesma forma, quando os humanos começaram a domesticar animais e aprender a criar características desejáveis, eles se envolveram em uma forma inicial de zoologia.

Os biocientistas estudam coisas como a natureza dos organismos vivos, seu comportamento, sua história evolutiva e seus usos potenciais. Dependendo do subconjunto da biociência com o qual o pesquisador está envolvido, ele ou ela pode passar muito tempo na bancada do laboratório investigando coisas como a composição química dos organismos vivos ou o tempo no campo estudando animais selvagens no local.

Um biocientista pode ser descrito pelo tipo de organismo estudado, como no caso de zoólogos, botânicos e microbiologistas.

A biociência também se cruza com vários outros ramos científicos, como química e física, caso em que os pesquisadores são conhecidos como bioquímicos e biofísicos, respectivamente.

Os biocientistas também estudam coisas como história, o impacto cultural de organismos vivos, ecologia e sustentabilidade.

Este ramo da investigação científica é extremamente importante.

A biociência é a base de muitas outras escolas de investigação científica, que vão da medicina à agronomia, e novas descobertas nesse campo estão sendo feitas todos os dias.

Graças à abundante diversidade de vida na Terra, há sempre mais para aprender no mundo da biociência.

Você pode ouvir a biociência descrita como “biologia” ou “ciência da vida”, referenciando o fato de que o foco são organismos vivos, grandes e pequenos.

As pessoas que trabalham neste campo geralmente têm uma educação extensiva nas ciências, com estudos adicionais no campo que escolheram.

Um paleobotânico, por exemplo, estuda remanescentes fossilizados de plantas e outras evidências que podem ser usadas para construir uma linha do tempo da evolução das plantas; portanto, ele ou ela podem ter estudado arqueologia, química e geologia além da botânica.

Ciências Biológicas vs Biologia

Qual é a diferença?

Sua experiência em estudar ciências da vida antes da universidade geralmente envolve estudar um pouco de tudo sob o amplo guarda-chuva de “Biologia”, mas no nível de graduação você é convidado a se especializar um pouco mais.

Biologia, Ciências Biológicas e Ciências Biomédicas, todos cobrem uma ampla gama de tópicos interessantes e abrem um mundo de emocionantes opções de carreira. Além disso, todas as três áreas oferecem muita flexibilidade e opções, para que você possa personalizar seu diploma à medida que estuda e seus interesses se desenvolvem.

Cada curso oferece a oportunidade de realizar um projeto de pesquisa independente, experimentar um estágio industrial ou estudar no exterior.

A escolha depende muito dos seus interesses pessoais; portanto, pense sobre o que você mais gostou nos seus estudos até agora e onde acha que gostaria de fazer seus estudos no futuro.

Ciências Biológicas

As ciências biológicas abrangem todas as divisões das ciências naturais, examinando vários aspectos dos processos vitais. O conceito inclui anatomia, fisiologia, biologia celular, bioquímica e biofísica e abrange todos os organismos, de microrganismos, animais a plantas.

Existem muitos campos da ciência que se classificam como biociência