Breaking News
Home / Biologia / Filogenia

Filogenia

O que é Filogenia

PUBLICIDADE

Por Filogenia se compreende um conceito que faz parte da biologia. A filogenia tem como objetivo estudar a evolução das espécies de maneira global e, desta forma, se destaca como um ramo da ciência.

Filogenia

Quando falamos em evolução de espécies, estamos lidando com a concepção de que as espécies evoluem por conta de mutações no DNA (ácido desoxirribonucleico) e, caso estas mutações favoreçam a adaptação dos indivíduos ao ambiente, elas são passadas de geração em geração, podendo se tornar uma mudança para o conjunto da espécie em questão.

Desta forma, a filogenia surge com o papel de estudar as semelhanças entre os diferentes membros de uma espécie, levando em consideração a morfologia, anatomia, embriologia, entre outras ferramentas da biologia.

A filogenia é similar a uma árvore genealógica (aquela utilizada para ver a linhagem familiar das pessoas). A raiz desta árvore pode ser considerada como a linhagem ancestral, ou seja, aquele organismo que deu origem aos descendentes da árvore filogenética.

A partir da “raiz”, ou seja, do ancestral comum, podem surgir diversos “galhos” desta árvore, que vão se bifurcando. Cada bifurcação é um descendente do ancestral, com suas próprias características, que as separa dos demais membros da árvore filogenética.

Quando isso acontece, ou seja, quando uma linhagem se divide, significa que ocorreu uma especiação. Assim, com a especiação, uma única linhagem ancestral dá origem a uma ou mais linhagens filhas – as quais, por sua vez, partilham uma história única.

Importante: no passado, biólogos partilhavam a ideia errônea de que os seres vivos poderiam ser separados em escadas: de organismos inferiores até os superiores. Essa concepção se baseava numa ideia aristotélica: a cadeia do ser.

No caso da espécie humana, é errôneo dizer que o homem evoluiu dos chipanzés. Pelo contrário: seres humanos e chipanzés são primos evolutivos, que tem um ancestral comum. Este ancestral comum não era humano e nem chipanzé. Ademais: humanos não são “mais evoluídos” quando comparados aos macacos. Apenas temos traços únicos que nos distinguem dos nossos primos evolutivos.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

CONCEITOS. Filogenia – Conceito, o que é, significado. Disponível em: < https://conceitos.com/filogenia/>. Acesso em 13/06/17

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Entendendo a evolução. Instituto de Biociências. Disponível em: <http://www.ib.usp.br/evosite/evohome.html>. Acesso em 13/06/17

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Replicação Viral

Replicação Viral

PUBLICIDADE Definição Como o vírus não possui estrutura celular, o processo de reprodução em vírus …

Gêmeos Fraternos

Gêmeos Fraternos

PUBLICIDADE O que são gêmeos fraternos? Os gêmeos fraternos ou dizigóticos são provenientes de óvulos diferentes. …

aspirina

Antipirético

PUBLICIDADE Antipirético: Algo que reduz a febre. Existem 3 classes de medicamentos antipiréticos vendidos sem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.