Breaking News
Home / Biologia / Potômetro

Potômetro

PUBLICIDADE

Definição

Um potômetro é um dispositivo que mede a taxa na qual uma planta capta e perde água.

O que é um potômetro?

Um potômetro, ou transpirômetro, é um dispositivo usado para medir a taxa de transpiração, ou a taxa de perda de água, das folhas de uma planta.

As leituras do potômetro geralmente variam de acordo com fatores do ambiente, como temperatura, luz, umidade, brisa e o suprimento de água disponível para a planta.

Um potômetro muito simples pode ser feito inserindo-se uma haste de planta com folhas em um pedaço de tubo de plástico e conectando-o a uma pipeta ou comprimento graduado de um tubo de vidro cheio de água.

É importante impedir que qualquer ar entre no aparelho, para que os potômetros sejam frequentemente montados debaixo d’água, com tudo submerso além das folhas.

Alterações no nível de água na pipeta são observadas ao longo do tempo para avaliar a taxa de captação de água pela planta, o que corresponde à perda de água das folhas.

As raízes das plantas retiram a água e os minerais do solo e os transportam até o caule até as folhas através de tecido especializado conhecido como xilema.

O xilema consiste em numerosos canais minúsculos que percorrem verticalmente a planta.

Quando a água chega às folhas, ela evapora através de aberturas chamadas estômatos.

Como as moléculas de água tendem a se unir, essa evaporação do topo da planta exerce um puxão para cima nas colunas verticais de água no xilema.

Ao configurar um experimento com potômetro, as taxas de transpiração podem ser medidas quando vários fatores ambientais são alterados.

Um tipo de projeto de potômetro comumente usado na sala de aula de biologia é o potômetro de bolhas, onde a taxa de movimento de uma bolha de ar dentro de uma coluna de água é usada para medir a taxa de transpiração de uma planta.

A bolha é introduzida no sistema permitindo uma pequena quantidade de ar na extremidade do tubo de vidro conectado à planta, antes de submergir o tubo em um recipiente de água.

À medida que a água é absorvida pela planta, a bolha se move ao longo do tubo, e as marcas feitas na lateral do tubo permitem medir a taxa de progresso da bolha.

Usando o potômetro, as taxas de transpiração podem ser avaliadas em diferentes situações.

Os estômatos foliares tendem a se abrir em resposta à luz; portanto, mais luz significa maior transpiração.

Um suprimento insuficiente de água faz com que os estômatos se fechem, o que diminui a transpiração.

É geralmente encontrado que temperaturas mais altas e ar mais seco ao redor das folhas aumentam a evaporação da água e causam uma taxa de transpiração mais rápida.

As condições estáticas permitem que o vapor de água se acumule ao redor dos estômatos, desencorajando a evaporação; portanto, as condições de vento tendem a acelerar as taxas de transpiração.

Fonte: Equipe Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Palinologia

PUBLICIDADE Palinologia é o estudo do pólen da planta, esporos e certos organismos microscópicos do plâncton (chamados coletivamente de palinomorfos) …

Bioindicador

Bioindicador

PUBLICIDADE Definição Um bioindicador são espécies cujo desaparecimento ou perturbação dá um aviso prévio da degradação de …

Diatomáceas

PUBLICIDADE As diatomáceas são fitoplâncton onipresente que representam a fonte primária de fotossíntese (e produção de oxigênio) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.