Breaking News
Home / Biologia / Seleção Natural

Seleção Natural

PUBLICIDADE

O que é Seleção Natural?

É possível dizer que a Seleção Natural é um conceito amplamente conhecido e também amplamente mal compreendido.

O conceito de Charles Darwin, que sustenta a teoria da Evolução, no qual as características das espécies que as dão uma vantagem de sobrevivência no ambiente, é transmitida aos descendentes.

O exemplo clássico são as mariposas da Inglaterra. Antes do período de industrialização da Inglaterra, as praças e espaços com árvores eram ambientes claros, arejados e verdes. Assim, as mariposas mais claras ficavam nos troncos das árvores cobertos por líquens, e se protegiam dos predadores. Nesse momento, as mariposas mais escuras que estavam mais destacadas nos troncos das árvores, era mais predada por ficar mais destacada, logo a variação de tonalidades causava uma certa “seleção” entre as mariposas que seriam predadas ou não. Com o passar dos anos, e a industrialização da Inglaterra, a fuligem que tomava os troncos de árvores, deixou os ambientes, antes claros, mais escuros. Dessa forma, as mariposas antes mais capturadas por serem escuras, começaram a ser favorecidas por essa condição no ambiente que estavam.

Seleção Natural

A Teoria da Evolução (Darwinismo), compreende a fixação de caracteres em uma população, resultado de uma série de transformações ao longo do tempo, que é gerada pela seleção natural. É daí que vem a explicação que quem sobrevive não são os mais fortes, mas os melhores adaptados ao ambiente.

Por Ana Rosa Calheiro
Graduada em Ciências Biológicas

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Esporo bacteriano

PUBLICIDADE Os esporos bacterianos são uma forma de “sobrevivência” de certos gêneros bacterianos que mostram …

Neurobiologia

Neurobiologia

PUBLICIDADE Definição Neurobiologia é o estudo de células do sistema nervoso e a organização dessas …

Esporos

PUBLICIDADE Definição Os esporos são a unidade reprodutiva unicelular de plantas não-florescentes, bactérias, fungos e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.