Breaking News
Home / Biologia / Seleção Natural

Seleção Natural

PUBLICIDADE

O que é Seleção Natural?

É possível dizer que a Seleção Natural é um conceito amplamente conhecido e também amplamente mal compreendido.

O conceito de Charles Darwin, que sustenta a teoria da Evolução, no qual as características das espécies que as dão uma vantagem de sobrevivência no ambiente, é transmitida aos descendentes.

O exemplo clássico são as mariposas da Inglaterra. Antes do período de industrialização da Inglaterra, as praças e espaços com árvores eram ambientes claros, arejados e verdes. Assim, as mariposas mais claras ficavam nos troncos das árvores cobertos por líquens, e se protegiam dos predadores. Nesse momento, as mariposas mais escuras que estavam mais destacadas nos troncos das árvores, era mais predada por ficar mais destacada, logo a variação de tonalidades causava uma certa “seleção” entre as mariposas que seriam predadas ou não. Com o passar dos anos, e a industrialização da Inglaterra, a fuligem que tomava os troncos de árvores, deixou os ambientes, antes claros, mais escuros. Dessa forma, as mariposas antes mais capturadas por serem escuras, começaram a ser favorecidas por essa condição no ambiente que estavam.

Seleção Natural

A Teoria da Evolução (Darwinismo), compreende a fixação de caracteres em uma população, resultado de uma série de transformações ao longo do tempo, que é gerada pela seleção natural. É daí que vem a explicação que quem sobrevive não são os mais fortes, mas os melhores adaptados ao ambiente.

Por Ana Rosa Calheiro
Graduada em Ciências Biológicas

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Palinologia

PUBLICIDADE Palinologia é o estudo do pólen da planta, esporos e certos organismos microscópicos do plâncton (chamados coletivamente de palinomorfos) …

Bioindicador

Bioindicador

PUBLICIDADE Definição Um bioindicador são espécies cujo desaparecimento ou perturbação dá um aviso prévio da degradação de …

Diatomáceas

PUBLICIDADE As diatomáceas são fitoplâncton onipresente que representam a fonte primária de fotossíntese (e produção de oxigênio) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.