Breaking News
Home / Biologia / Quelônios

Quelônios

PUBLICIDADE

O que são quelônios?

Os quelônios são tartarugas, cágados e jabutis, pertencem à ordem Chelonia da classe dos répteis.

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Subfilo: Vertebrata

Classe: Reptilia

Ordem: Chelonia

Os répteis são vertebrados com a pele revestida de escamas. Animais heterotérmicos, ou seja, de sangue frio. Dividem-se em quatro ordens:

Crocodilia: crocodilos, jacarés, gaviais;

Rincocéfalos: tuatara;

Squamata, que se divide em duas subordens:

Sauria: lagartos, lacertílios e sáurios;

Ophidia: cobras e serpentes;

Chelonia ou Testudines: tartarugas, cágados e jabutis.

Os quelônios são os répteis mais antigos do mundo. Surgiram há cerca de 200 milhões de anos e pouco evoluíram desde então. Sua característica mais evidente é a carapaça dura que envolve as partes moles do corpo, servindo-lhes de camuflagem, proteção contra predadores e condições meteorológicas adversas. Não possuem dentes e cortam os alimentos com suas mandíbulas afiadas. Vivem em terra ou em habitats de água doce ou salgada (embora todas as espécies ponham os ovos na terra).

Anatomia

Todos os quelônios possuem uma grande couraça. A mesma é constituída por duas partes, a porção dorsal (carapaça ou escudo) e a porção ventral (plastrão ou peito), ambas estão unidas, possuindo os orifícios para a cabeça, membros anteriores e posteriores e para uma pequena cauda. A couraça têm duas camadas: uma óssea interior e uma epidérmica exterior. Está última é formada por placas delgadas (firmes) e córneas contendo pigmento que confere a cada espécie sua coloração típica.

As costelas e a maior parte das vértebras estão fundidas à couraça, não podendo mover as mesmas para fazer o ar entrar e sair dos pulmões, usando os músculos das patas para realizar esta função de bombeamento do ar.

A forma da carapaça reflete o estilo de vida destes animais. As espécies terrestres apresentam-na arqueada, que os predadores têm dificuldade de morder ou esmagar. Já as aquáticas tem carapaça lisa, o que facilita a deslocação na água. Algumas espécies possuem-na flexível e, em outras o plastrão é articulado.

O crânio é pesado, não havendo aberturas por detrás das órbitas, como acontece com outros répteis. O comprimento do pescoço varia de acordo com a espécie e determina o modo como à cabeça é recolhida.

A forma dos membros é diferente nas espécies terrestres e nas aquáticas: nas primeiras as patas são curtas e cilíndricas, já nas aquáticas são palmadas ou em forma de barbatana.

Migração

Algumas tartarugas marinhas migram longas distâncias dos seus locais de alimentação, até ás praias onde depositam seus ovos. Não se sabe ao certo como navegam, mas provavelmente orientam-se através do campo magnético da Terra, da direção das correntes oceânicas, da composição química da água e da memória. As tartarugas-de-couro são as que realizam viagens mais longas, partindo de mares tropicais até águas árticas em busca de alimento.

Reprodução

Possuem reprodução sexuada. Desenvolvimento direto, já que não possuem fase larval. Todos os quelônios são ovíparos e depositam os ovos em terra. O tamanho das posturas varia, pode ser de apenas 1 ovo para espécies menores à mais de 100 ovos para as espécies maiores.

Alimentação

As espécies de água doce e terrestres são onívoras, alimentam-se de peixes, vegetais, frutos, etc.

As espécies aquáticas são carnívoras e, alimentam-se de animais variados.

Seus predadores são jacarés, grandes peixes, alguns mamíferos e algumas aves, variando conforme tamanho e espécie.

Diferença entre tartaruga, cágados e jabutis:

Tartarugas: vivem em ambientes de água doce ou salgada. Apresentam patas achatadas, semelhantes a remos. Possuem pescoço menor e, não têm a capacidade de escondê-lo. Possuem carapaça lisa.

Tartatuga

Jabutis: não possuem hábitos aquáticos, sendo exclusivamente terrestre.Apresentam patas cilíndricas e casco alto. Seu pescoço é retraído verticalmente.

Jabuti

Cágados: encontrados em água doce. Apresentam casco achatado e possuem membranas entre os dedos, o que facilita a natação. São animais de água doce, porém também vivem em terra. Possuem a capacidade de dobrar seu pescoço lateralmente.

Cágado

Importância

Todo ser vivo tem seu papel no meio ambiente, com os quelônios não é diferente. São responsáveis pela interação ecológica, como consomem alimentos variados participam da complexa teia alimentar, sendo importantes na ciclagem de nutrientes, dispersão de sementes ou enquanto predadores ou presas.

Ameaças

As interferências humanas tais como: caça, pesca predatória, uso de rede, acúmulo de lixo, colocam muitas espécies destes animais sob ameaça e, em risco de extinção.

Camila Correia

Veja também

Algas Dinophytas

Algas Dinophytas

PUBLICIDADE O que são algas dinophytas? As algas dinófitas, pertencem ao Filo Dinophyta e a …

Endoderma

PUBLICIDADE Definição de endoderma Endoderma ou Endoderme é a mais interna das três camadas germinativas, …

Alelos Múltiplos

PUBLICIDADE O que são alelos múltiplos? Os alelos múltiplos ou polialelia são casos em que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.