Breaking News
Home / Biologia / Coevolução

Coevolução

PUBLICIDADE

O que é coevolução?

Os seres vivos estão em constante evolução e adaptação ao meio, estas causam equilíbrio nas relações entre as espécies e ao ecossistema como um todo. A coevolução ocorre quando duas ou mais espécies evoluem simultaneamente, ou seja, há uma influência nos processos evolutivos entre elas. Existe uma adaptação através de transformações em que uma faz pressão sobre outras, levando a uma evolução mútua entre as espécies.

Exemplos:

Quando o hospedeiro adquire resistência e imunidade a determinados vírus e bactérias e, não conseguem mais infectar e multiplicar-se, ocorrem mutações nos mesmos, ou seja, adquirem novas características para conseguir infectar novamente. Neste caso o hospedeiro se beneficia quando consegue resistência e, o patógeno quando se adaptam as estas mudanças.

Outro caso bastante comum são de predadores e presas, quando um se torna mais veloz o outro precisa ganhar mais agilidade também.

A flor Centropogon nigricans, por exemplo, possui forma longa e, seu pólen encontra-se na extremidade baixa, a mesma só consegue ser polinizada por uma única espécie de morcego o Anoura fistulata, que possui uma língua de oito centímetros, que usa para se alimentar e, consequentemente polinizar a planta.

Existem dois tipos de coevolução:

Coevolução Específica: ocorre quando duas espécies respondem uma a evolução da outra.

Coevolução Difusa: ocorre quando ainda existe uma reciprocidade na evolução, porém não é direcionada a duas espécies, mas sim entre um grupo de espécies. Muitas plantas com flores são polinizadas por insetos diferentes, tais como: abelhas, besouros, entre outros, formando um conjunto de relações.

Na natureza para que o ciclo se mantenha ocorre dependências e vantagens nas adaptações fisiológicas.Entender os processos da coevolução é fundamental para o conhecimento entre as relações dos seres e do meio ambiente. Como exemplos, pode ser útil no controle às pragas na agricultura e, em algumas doenças.

Coevolução
Predador veloz – presa veloz

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Neurobiologia

Neurobiologia

PUBLICIDADE Definição Neurobiologia é o estudo de células do sistema nervoso e a organização dessas …

Esporos

PUBLICIDADE Definição Os esporos são a unidade reprodutiva unicelular de plantas não-florescentes, bactérias, fungos e …

Evolução Convergente

Evolução Convergente

PUBLICIDADE Definição de Evolução Convergente Evolução convergente é o processo no qual organismos que não estão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.