Breaking News
Home / Biologia / Teia Alimentar

Teia Alimentar

O que é Teia Alimentar?

PUBLICIDADE

Ao falarmos de Teia Alimentar, antes de tudo é preciso relembrar da cadeia alimentar. Por cadeia alimentar entende-se relações de alimentação num ecossistema, lembrando que estas relações se dão entre organismos. A cadeia alimentar é composta por seres produtores, consumidores e decompositores.

Assim, é por meio da cadeia alimentar que acontece a transferência de energia entre os organismos. Na base desta cadeia estão os produtores, que são os seres vivos responsáveis por fazer fotossíntese ou quimiossíntese. Logo em seguida, vem os consumidores primários, que se alimentam dos produtores. Em sequência, os consumidores secundários e, também, pode haver os consumidores terciários. Por fim, surgem os seres decompositores, responsáveis por fazer a degradação da matéria orgânica, transformando-a novamente em nutrientes, que são reutilizados pelos produtores.

Porém, é importante ressaltar que, na natureza, não há cadeias alimentares isoladas. Quando você observa as relações existentes entre os seres vivos, há diversos pontos de cruzamento na cadeia. Desta forma, estes pontos de cruzamentos dão origem a redes ou teias alimentares – o que representa maior complexidade.

Ou seja: teias alimentares são mais complexas que cadeias alimentares. Enquanto as cadeias alimentares apresentam um processo unidirecional, nas cadeias alimentares, existe um processo mais simplificado: a planta é comida pelo grilo, que é comido pela aranha, que por sua vez é alimento do sapo. Este, vira alimento da cobra e, por fim, ao morrer, a cobra é decomposta pelos seres decompositores.

Teia Alimentar

Já na teia alimentar, é importante observar que, na maioria das comunidades de seres vivos, cada consumidor utiliza como alimento organismos de vários níveis tróficos. Ou seja: na teia alimentar, há vários cruzamentos: o sapo pode comer a aranha ou o grilo. A cobra pode ser alimento de um gavião, que integra outra cadeia alimentar. Existe, desta forma, vários cruzamentos, formando um emaranhado de relações. Assim, surge uma teia alimentar.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

CASSINI, S.T. Ecologia: conceitos básicos. Universidade Federal do Espírito Santo. Disponível em:<https://www.inf.ufes.br/~neyval/Gestao_ambiental/Tecnologias_Ambientais2005/Ecologia/CONC_BASICOS_ECOLOGIA_V1.pdf>. Acesso em 13/06/17Acesso em 13/06/17

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Ameaças à Biodiversidade

Ameaças à Biodiversidade

PUBLICIDADE Quais são as ameaças à biodiversidade? Quando falamos em biodiversidade podemos nos referir a …

Classificação Biológica

PUBLICIDADE Definição A classificação biológica é definida como um processo de hierarquia de categorias por …

Água Virtual

Água Virtual

PUBLICIDADE O que é água virtual? Ao nos referirmos à expressão água virtual, estamos falando …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.