Breaking News
Home / Biologia / Córion

Córion

PUBLICIDADE

O que é Córion?

Numa breve analogia a estrutura de um prédio, onde o prédio é o embrião, que precisa de proteção, nutrientes entre outras coisas, o Córion, seria o porteiro. Em aves, répteis e mamíferos, é estrutura (membrana) mais externa em torno do embrião, e nos insetos, é a casca externa do ovo do inseto.

Córion

Onde encontramos?

Nos mamíferos, o feto encontra-se no saco amniótico, que é formado pelo córion e pelo âmnio e separa o embrião do endométrio da mãe. Durante o desenvolvimento, o embrião cresce dentro e ao lado de quatro membranas extra-embrionárias que o protegem e alimentam.

Estas membranas são, desde o mais próximo do embrião (mais interno) até o mais distante (mais externo): a vesícula umbilical (chamada saco vitelino em répteis e aves), o alantoide, o âmnion e o córion.

Como é formado?

O córion é desenvolvido a partir de uma dobra externa na superfície do saco vitelino, nos vertebrados é separado de outras membranas embrionárias por uma cavidade corporal chamada celoma. Nos mamíferos, se desenvolve como um rico suprimento de vasos sanguíneos em associação com o endométrio do útero feminino e formam a placenta. Em répteis e aves, funde-se com o alantoide, em contato direto com a casca do ovo, essa membrana absorve oxigênio para nutrição do embrião e descarrega dióxido de carbono.

Pra que serve?

Como já dito acima, o córion tem duas funções principais: proteger o embrião e nutrir o embrião.

Protege o embrião através da produção de um fluido conhecido como fluido coriônico, que encontra-se na cavidade coriônica, que é o espaço entre o córion e o âmnio e protege o embrião absorvendo o choque proveniente de forças como o movimento. Já para nutrir o embrião, o córion desenvolve vilosidades, que são extensões que passam através do endométrio e eventualmente se conectam com os vasos sanguíneos da fêmea.

Por Ana Rosa Calheiro Luz

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Risco Biológico

PUBLICIDADE Definição de Risco biológico Os perigos biológicos ou Riscos biológico são substâncias orgânicas que representam uma ameaça …

Carragenina

PUBLICIDADE Definição de Carragenina A carragenina é um aditivo alimentar comum extraído de algas vermelhas, usada principalmente …

Algas Vermelhas

PUBLICIDADE Definição de Algas Vermelhas Todas as algas marinhas podem ser amplamente divididas em três …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.