Breaking News
Home / Biologia / Seiva

Seiva

PUBLICIDADE

Seiva são substâncias liquidas, que circulam nas plantas vasculares, isto é, nas pteridófitas (plantas sem sementes), gimnospermas (plantas com sementes), e angiospermas (plantas com sementes e fruto). A função da seiva nas plantas vasculares é realizar o transporte de nutrientes para todas as células do vegetal, que são usados no seu desenvolvimento e na fotossíntese.

Existem dois tipos de seivas nas plantas: seiva bruta e seiva elaborada.

A seiva bruta é composta de água e sais minerais, que são absorvidos pelas raízes da planta.  Para transportar a seiva bruta para outras partes do vegetal, as plantas apresentam um tecido vascular especializado: o xilema. O xilema é responsável pelo transporte de água e sais minerais à longa distância, pelo armazenamento de nutrientes e o suporte mecânico do vegetal. Cada uma dessas funções é exercida por um tipo celular diferente.

As células traqueídes e elementos de vaso (presente apenas nas angiospermas) são responsáveis pela condução da água a longa distância; as fibras são responsáveis pela sustentação e eventualmente armazenam água; e o parênquima que armazena água e transporta os sais minerais a curta distância.

A seiva elaborada é composta de água e produtos da fotossíntese (por exemplo: glicose) e é transportado pelo floema. O floema é o principal tecido de condução de materiais orgânicos e inorgânicos em solução nas plantas vasculares. É formado por um tecido complexo constituído por células especializadas em condução e que podem ser de dois tipos: células crivadas e elementos do tubo crivados (presente apenas nas angiospermas).

Seiva

Além dos elementos crivados, as células parenquimáticas são de grande importância no floema, algumas são especializadas, como por exemplo:as células companheiras; também é composto por esclereídes e fibras.As fibras do floema de algumas espécies de plantas possuem valor econômico, como as fibras do linho (Linum usitatissimum) e do cânhamo (Cannabis sativa) usadas na confecção de tecidos.

As seivas de vários vegetais são usadas pelos seres humanos para diversas funções. A seiva da seringueira, por exemplo, é usada na fabricação de borracha e a seiva em forma de óleo da copaíba é usada em medicamentos fitoterápicos.

Milena Ventrichi Martins

Veja também

Algas Dinophytas

Algas Dinophytas

PUBLICIDADE O que são algas dinophytas? As algas dinófitas, pertencem ao Filo Dinophyta e a …

Endoderma

PUBLICIDADE Definição de endoderma Endoderma ou Endoderme é a mais interna das três camadas germinativas, …

Alelos Múltiplos

PUBLICIDADE O que são alelos múltiplos? Os alelos múltiplos ou polialelia são casos em que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.