Breaking News
Home / Biologia / Seiva

Seiva

PUBLICIDADE

Seiva são substâncias liquidas, que circulam nas plantas vasculares, isto é, nas pteridófitas (plantas sem sementes), gimnospermas (plantas com sementes), e angiospermas (plantas com sementes e fruto). A função da seiva nas plantas vasculares é realizar o transporte de nutrientes para todas as células do vegetal, que são usados no seu desenvolvimento e na fotossíntese.

Existem dois tipos de seivas nas plantas: seiva bruta e seiva elaborada.

A seiva bruta é composta de água e sais minerais, que são absorvidos pelas raízes da planta.  Para transportar a seiva bruta para outras partes do vegetal, as plantas apresentam um tecido vascular especializado: o xilema. O xilema é responsável pelo transporte de água e sais minerais à longa distância, pelo armazenamento de nutrientes e o suporte mecânico do vegetal. Cada uma dessas funções é exercida por um tipo celular diferente.

As células traqueídes e elementos de vaso (presente apenas nas angiospermas) são responsáveis pela condução da água a longa distância; as fibras são responsáveis pela sustentação e eventualmente armazenam água; e o parênquima que armazena água e transporta os sais minerais a curta distância.

A seiva elaborada é composta de água e produtos da fotossíntese (por exemplo: glicose) e é transportado pelo floema. O floema é o principal tecido de condução de materiais orgânicos e inorgânicos em solução nas plantas vasculares. É formado por um tecido complexo constituído por células especializadas em condução e que podem ser de dois tipos: células crivadas e elementos do tubo crivados (presente apenas nas angiospermas).

Seiva

Além dos elementos crivados, as células parenquimáticas são de grande importância no floema, algumas são especializadas, como por exemplo:as células companheiras; também é composto por esclereídes e fibras.As fibras do floema de algumas espécies de plantas possuem valor econômico, como as fibras do linho (Linum usitatissimum) e do cânhamo (Cannabis sativa) usadas na confecção de tecidos.

As seivas de vários vegetais são usadas pelos seres humanos para diversas funções. A seiva da seringueira, por exemplo, é usada na fabricação de borracha e a seiva em forma de óleo da copaíba é usada em medicamentos fitoterápicos.

Milena Ventrichi Martins

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Risco Biológico

PUBLICIDADE Definição de Risco biológico Os perigos biológicos ou Riscos biológico são substâncias orgânicas que representam uma ameaça …

Carragenina

PUBLICIDADE Definição de Carragenina A carragenina é um aditivo alimentar comum extraído de algas vermelhas, usada principalmente …

Algas Vermelhas

PUBLICIDADE Definição de Algas Vermelhas Todas as algas marinhas podem ser amplamente divididas em três …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.