Breaking News
Home / Biologia / Mesoderma

Mesoderma

PUBLICIDADE

Definição de Mesoderma

mesoderma forma a camada média das primeiras camadas germinativas de embriões trilaminares (ectoderme, mesoderme e endoderma) formadas pela gastrulação.

A segmentação do mesoderma inicial em somitos, e sua adição regular, é freqüentemente usada para encenar o desenvolvimento embrionário (23 embrião somítico).

Essa camada germinativa intermediária forma tecidos conectivos e músculos por todo o corpo, com exceção da região da cabeça, onde algumas dessas estruturas têm uma origem de crista neural (ectoderme).

Tecidos conjuntivos – cartilagem, osso, sangue, endotélio de vasos sanguíneos, derme, etc.
Músculo – cardíaco, esquelético, liso.

Os estudantes freqüentemente misturam os termos mesoderma (camada média) com mesênquima (tecido conjuntivo embrionário). É verdade que o mesoderma inicialmente tem uma organização celular mesenquimal, mas também pode formar uma gama de estruturas epiteliais (somitos circundantes, revestimento de mesotélio das cavidades corporais).

Mesoderma – Embriologia

Mesoderma, o meio das três camadas germinativas, ou massas de células (situadas entre o ectoderma e endoderma), que aparece no início do desenvolvimento de um embrião animal.

Nos vertebrados, subsequentemente, dá origem ao músculo, tecido conjuntivo, cartilagem, osso, notocórdio, sangue, medula óssea, tecido linfóide e aos epitélios (superfície ou revestimento dos tecidos) dos vasos sangüíneos, vasos linfáticos, cavidades do corpo, rins, ureteres, gônadas (órgãos sexuais), ductos genitais, córtex supra-renal e certos outros tecidos.

O que é o Mesoderma?

mesoderma é uma das três principais camadas de um embrião em desenvolvimento, conhecidas como camadas de células germinativas.

Outras camadas de células germinativas são o endoderma e o ectoderma.

Quando o embrião se desenvolve, diferentes órgãos e partes do corpo se desenvolvem a partir dessas camadas de células germinativas.

Desenvolvendo a partir do mesoderma são músculos, ossos, alguns tecidos da pele, tecidos conjuntivos, os sistemas reprodutivo e urinário e outros órgãos internos.

Os embriões de todos os animais complexos, incluindo humanos, contêm camadas mesodérmicas em seu desenvolvimento inicial.

Como o mesoderma funciona no desenvolvimento de um embrião é representativo do complexo processo pelo qual os humanos e outros vertebrados se desenvolvem no útero. Cada uma das várias camadas do embrião inicial começa como estruturas relativamente simples, depois mudam e crescem para formar as numerosas partes que interagem necessárias para criar uma criatura viva funcional. Cada camada se torna órgãos e tecidos que são dependentes de tecidos e órgãos criados em outras camadas, de modo que o desenvolvimento de cada camada deve ocorrer adequadamente para se transformar em um feto viável.

Dentro do próprio mesoderma são camadas adicionais que se diferenciam em diferentes órgãos e partes do corpo durante a gestação. Cada uma dessas subdivisões se desenvolve em um conjunto diferente de órgãos e outros tecidos do corpo. As outras duas camadas, o ectoderma e o endoderma, acabam se tornando tecido externo, como pele e dentes (ectoderma) e tecido interno que reveste a maior parte dos órgãos internos (endoderma). Este processo de desenvolvimento é semelhante entre a maioria dos vertebrados.

Mesoderma
Endoderme alinha a maioria dos órgãos internos

Uma das camadas do mesoderma é o mesoderma da placa lateral. Esta porção do tecido embrionário divide-se em camadas que se desenvolvem na parede do corpo, bem como na parede do intestino e no sistema circulatório.

Outra camada, a mesoderma intermediária, torna-se os sistemas urinário e reprodutivo.

mesoderma paraxial torna-se músculos faciais, vértebras, músculos esqueléticos e a camada da derme da pele.

mesoderma axial, se desenvolve em várias partes da coluna.

Outro benefício desse meio de desenvolvimento é que um celoma, ou cavidade do corpo, se forma no início do processo. Dentro dessa cavidade, há espaço para os vários órgãos internos se desenvolverem. Quando o animal está maduro, a cavidade do corpo, localizada no abdômen, abriga a maioria dos órgãos vitais, fornecendo proteção para partes do corpo tão delicadas e importantes quanto o coração, os pulmões e os intestinos.

O revestimento da cavidade abdominal, chamado peritônio, também é derivado do mesoderma durante o desenvolvimento inicial.

Fonte: embryology.med.unsw.edu.au/www.wisegeek.org/www.britannica.com/medical-dictionary.thefreedictionary.com/www.sciencedirect.com

Veja também

Algas Dinophytas

Algas Dinophytas

PUBLICIDADE O que são algas dinophytas? As algas dinófitas, pertencem ao Filo Dinophyta e a …

Endoderma

PUBLICIDADE Definição de endoderma Endoderma ou Endoderme é a mais interna das três camadas germinativas, …

Alelos Múltiplos

PUBLICIDADE O que são alelos múltiplos? Os alelos múltiplos ou polialelia são casos em que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.