Breaking News
Home / Biologia / Mapas Mentais

Mapas Mentais

PUBLICIDADE

Por mapa mental se compreende um diagrama com a função de representar ideias, tarefas e conceitos. Essa representação está relacionada a uma palavra-chave, ou mesmo, uma ideia que norteia todo o mapa mental. A partir dela, as informações deste mapa são relacionadas e, desta forma, se irradiam, por meio de conexões.

Os mapas mentais foram sistematizados pelo escritor inglês Tony Buzan, considerado o pai dos mapas mentais. Buzan (1942-2019) é considerado uma autoridade sobre aprendizagem, memória e uso do cérebro. Vale ressaltar que os mapas mentais se tornaram uma ferramenta de grande importância para auxiliar no entendimento de conceitos, sendo utilizada por mais de 250 milhões de pessoas no mundo.

Por meio desta ferramenta é possível classificar as ideias, além de organizá-las de forma a conseguir compreender de forma mais fácil as informações e tomar decisões. A proposta trazida por Buzan foi viabilizar uma forma de fortalecer vínculos sinápticos, pois ao se usar um mapa mental, segundo Buzan, cria-se uma ligação eletroquímica entre os hemisférios cerebrais. Desta forma, busca-se maior concentração sobre determinado objetivo, fazendo com que os hemisférios trabalhem em harmonia.

Os mapas mentais também são muito utilizados como ferramentas de aprendizado. Por facilitarem o entendimento sobre determinado assunto, essa ferramenta faz com que assuntos complexos sejam divididos e esquematizados de forma mais facilmente compreensível, favorecendo o entendimento.

Para a elaboração de um mapa mental, a orientação é que se utilize um número mínimo de palavras, as quais devem tratar a ideia central do assunto. Estas ficam no centro e, a partir da ideia central, vão sendo desmembradas as demais conexões, criando relações. Vale lembrar que os elementos devem ser incluídos de forma intuitiva, sendo relacionados aos conceitos utilizados. De acordo com especialistas no assunto, o uso de mapas mentais acaba por ser muito interessante para auxiliar na memorização de conceitos.

Juliano Schiavo é jornalista, biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Período Jurássico

Período Jurássico

PUBLICIDADE Definição O Período Jurássico é o segundo período da Era Mesozóica, em que os dinossauros eram …

Bioarqueologia

PUBLICIDADE A palavra bioarqueologia foi usada pela primeira vez em 1972 pelo arqueólogo britânico Grahame Clark, que …

Micrografia

Micrografia

PUBLICIDADE Definição A micrografia é uma reprodução gráfica da imagem de um objeto formado por um microscópio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.