Breaking News
Home / Biologia / Fungos

Fungos

O que são Fungos?

Por Fungos podemos entender organismos que são eucariotos, ou seja, que tem células cujo núcleo é separado por uma membrana. Eles tanto podem ser organismos microscópicos, unicelulares, quanto organismos macroscópicos (visíveis aos olhos) que formam tecidos.

Vale ressaltar que os fungos formam um reino separado das plantas, bactérias e animais. Eles compõem o reino Fungi. São essencialmente terrestres e, embora muitos sejam unicelulares, a maioria apresenta filamentos. Por filamentos se compreendem estruturas como as dos cogumelos, que são formados por muitos filamentos unidos.

Importância

Eles são organismos muito importantes para o ambiente e, inclusive, apresentam valor econômico para o homem. Eles podem ser alimentos, como os cogumelos, tais como champignon, shimegi, shiitake, hiratake, entre outros. Além disso, para a produção do pão nosso de cada dia, do vinho e da cerveja, a participação dos fungos é essencial para que ocorra a fermentação. No caso da produção dos queijos, os fungos também são essenciais.

Além disso, os fungos também podem oferecer compostos utilizados como medicação. Há 3 mil anos, os chineses usavam coalho de feijão-soja mofado para curar infecções de pele e os índios da América Central, por sua vez, utilizavam fungos para tratar feridas.Vale ressaltar que  a era dos antibióticos teve início graças a um fungo da espécie Penicillium.

Fungos

Em 1929, o microbiologista Alexander Fleming, por um descuido, deixou que uma placa contendo bactérias ficasse aberta e verificou que um fungo se desenvolveu ali, eliminando estas bactérias. Assim, ao isolar e identificar o fungo, Fleming estudou a ação deste organismo e notou que era um fungo da espécie de Penicillium.  O microbiologista, desta forma, classificou a substância antimicrobiana produzida pelo fungo como o nome de penicilina – que foi um dos primeiros antibióticos.

Outro papel desempenhado pelos fungos é o de decompositores. Eles, junto de outros organismos, como bactérias, têm papel fundamental na decomposição de materiais. Até o momento, mais de 77 mil espécies de fungos foram descritas, muito embora ainda haja milhares a serem descobertos.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

A FERMENTAÇÃO. Disponível em: <penta.ufrgs.br/~julio/pao/aferment.htm>. Acesso e 13/07/17

GARVIL, Mariana Pacifico; BORGES, Rayane; GALVÃO, Romário Divino Vilarinho. IMPACTOS DA PRESENÇA DO FUNGO Penicilliumsp NA INDÚSTRIA. e-RAC, v. 4, n. 1, 2015.

RAVEN, P.H., EVERT, R.F. & EICHHORN, S.E. 1996. Biologia Vegetal, 5a. ed. Coord. Trad. J.E.Kraus. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.