Fungos

Fungos – Definição

Os fungos podem ser organismos unicelulares ou multicelulares muito complexos. Eles são encontrados em praticamente qualquer habitat, mas a maioria vive na terra, principalmente no solo ou em material vegetal, em vez de no mar ou em água doce. Um grupo chamado de decompositores cresce no solo ou em matéria de planta morta, onde desempenham um papel importante no ciclo do carbono e outros elementos.

Alguns são parasitas de plantas que causam doenças como mofo, ferrugem, crostas ou cancro. Nas plantações, doenças fúngicas podem levar a perdas monetárias significativas para o agricultor.

Um número muito pequeno de fungos causa doenças em animais. Em humanos, isso inclui doenças de pele como pé de atleta, micose e sapinho.

Fungos – O que são

Os fungos são um reino de organismos eucarióticos (suas células têm núcleos).

Outros exemplos de reinos biológicos incluem Plantae, as plantas, e Animalia, os animais. Os fungos comuns incluem cogumelos, leveduras e bolores.

Os fungos são essenciais para decompor a matéria orgânica morta no solo e, sem eles, o lixo biológico levaria muito mais tempo para se degradar, tornando difícil para a próxima geração de organismos utilizar os elementos essenciais nele contidos. Embora os fungos possam se parecer com plantas, eles são, na verdade, mais parentes dos animais.

O estudo dos cogumelos é conhecido como micologia.

Cogumelos

A principal característica dos fungos que os diferencia de outros organismos são suas paredes celulares quitinosas. Esse material durável, a quitina, também compõe as conchas de muitos insetos.

Os fungos tendem a crescer em estruturas filamentosas conhecidas como micélio e se reproduzem sexualmente ou assexuadamente por meio de esporos. Nos cogumelos, os esporos são visíveis como poeira preta por baixo da tampa.

Os fungos têm uma longa história de utilização por humanos. As leveduras são usadas para dar ao pão a consistência inchada com a qual estamos familiarizados. Muitos cogumelos são integrados em pratos; o cogumelo Portobello é uma das espécies mais populares. Algumas espécies de fungos são essenciais para a fermentação, o processo subjacente à produção de bebidas alcoólicas.

Os queijos possuem seu odor peculiar característico e, às vezes, cor, devido aos fungos cuidadosamente introduzidos. Os cogumelos psilocibinos são consumidos há muito tempo por suas propriedades alucinógenas.

Algumas espécies de cogumelos com nomes criativos, como “anjo destruidor” e “capuz mortal”, são muito venenosos e podem causar a morte horas após o consumo.

Em um esforço para reduzir o uso de pesticidas quimicamente poluentes, alguns cientistas agrícolas desenvolveram fungos para uso como biopesticidas – fungos benéficos que produzem alcalóides tóxicos para uma ampla gama de insetos e outras pragas.

Os fungos podem ser encontrados em todos os ambientes da Terra, até mesmo nos vales secos da Antártica, onde existem pequenas populações microbianas durante o verão.

Os fungos existem em praticamente todos os metros quadrados da superfície da Terra que não estão permanentemente congelados ou totalmente esterilizados. A única maneira de restringir o crescimento de fungos é usando uma geladeira ou freezer.

Fungos – Organismos

Por Fungos podemos entender organismos que são eucariontes, ou seja, que tem células cujo núcleo é separado por uma membrana. Eles tanto podem ser organismos microscópicos, unicelulares, quanto organismos macroscópicos (visíveis aos olhos) que formam tecidos.

Vale ressaltar que os fungos formam um reino separado das plantas, bactérias e animais. Eles compõem o reino Fungi. São essencialmente terrestres e, embora muitos sejam unicelulares, a maioria apresenta filamentos.

Por filamentos se compreendem estruturas como as dos cogumelos, que são formados por muitos filamentos unidos.

Fungos – Importância

Eles são organismos muito importantes para o ambiente e, inclusive, apresentam valor econômico para o homem. Eles podem ser alimentos, como os cogumelos, tais como champignon, shimegi, shiitake, hiratake, entre outros. Além disso, para a produção do pão nosso de cada dia, do vinho e da cerveja, a participação dos fungos é essencial para que ocorra a fermentação. No caso da produção dos queijos, os fungos também são essenciais.

Além disso, os fungos também podem oferecer compostos utilizados como medicação. Há 3 mil anos, os chineses usavam coalho de feijão-soja mofado para curar infecções de pele e os índios da América Central, por sua vez, utilizavam fungos para tratar feridas.Vale ressaltar que  a era dos antibióticos teve início graças a um fungo da espécie Penicillium.

Fungos

Em 1929, o microbiologista Alexander Fleming, por um descuido, deixou que uma placa contendo bactérias ficasse aberta e verificou que um fungo se desenvolveu ali, eliminando estas bactérias. Assim, ao isolar e identificar o fungo, Fleming estudou a ação deste organismo e notou que era um fungo da espécie de Penicillium.  O microbiologista, desta forma, classificou a substância antimicrobiana produzida pelo fungo como o nome de penicilina – que foi um dos primeiros antibióticos.

Outro papel desempenhado pelos fungos é o de decompositores. Eles, junto de outros organismos, como bactérias, têm papel fundamental na decomposição de materiais. Até o momento, mais de 77 mil espécies de fungos foram descritas, muito embora ainda haja milhares a serem descobertos.

Fonte: Juliano Schiavo