Breaking News
Home / Biologia / Lipase

Lipase

PUBLICIDADE

Lipase – O que é

Lipase é qualquer um de um grupo de enzimas que dividem a gordura encontradas no sangue, sucos gástricos, secreções pancreáticas, sucos intestinais e tecidos adiposos.

A lipase é um tipo de proteína que seu corpo usa para quebrar os alimentos e absorver a gordura para o intestino.

A lipase é uma enzima que o corpo humano usa para quebrar as gorduras dos alimentos, de forma que poderá ser absorvida.

Sua principal função é catalisar a hidrólise de triacilglicerol em glicerol e ácidos graxos livres.

Relamente, as lipases hidrolisam triglicerídeos (gorduras) em seus componentes de ácido graxo e moléculas de glicerol.

Lipases são encontradas em uma grande variedade de seres vivos.

Esta enzima em seres humanos é encontrada no leite materno e, de acordo com estudos bioquímicos, é idêntica à enzima colesterol esterase (ou lipase pancreática não específica), então assume-se que a origem é pancreática e atinge as glândulas mamárias através de a circulação sanguínea. A principal função desta lipase gástrica é ajudar a absorção de gorduras.

Deve notar-se que a produção de suco gástrico é controlada por dois mecanismos:

Nervoso (sensações visuais, gosto, etc.).
Hormônio, através do hormônio gastrinico.
Em microorganismos, as lipases estão presentes para a digestão de gorduras, a reconstituição do organismo e o metabolismo das lipoproteínas. As células das plantas os produzem para fazer reservas de energia.

As aplicações que as lipases têm na indústria atual são múltiplas e variam desde a fabricação de detergente, indústria de leite e queijos, padarias para melhoria de sabores, indústria de bebidas, produção de produtos químicos de interesse através de ligações éster, polimerização e até pesquisa para a produção de biodiesel.

Lipase – Enzimas

A Lipase é uma enzima que cliva hidroliticamente um ânion de ácido graxo de um triglicerídeo ou fosfolipídio, ou seja, é responsável pela quebra e absorção de gorduras nos intestinos.

A lipase é produzida no pâncreas, boca e estômago. A maioria das pessoas produz lipase pancreática suficiente, mas pessoas com fibrose cística, doença de Crohn e doença celíaca podem não ter lipase suficiente para obter a nutrição de que precisam através dos alimentos.

Junto com a lipase, o pâncreas secreta insulina e glucagon, dois hormônios que o corpo precisa para quebrar o açúcar na corrente sanguínea.

Outras enzimas pancreáticas incluem a amilase, que decompõe um certo amido em seus blocos de construção de açúcar, e a protease, que decompõe a proteína em um único aminoácido.

Níveis mais altos de lipase podem significar que você tem um problema de pâncreas. Na maioria das vezes, isso significa pancreatite aguda ou inflamação súbita do pâncreas.

Lipase – Propriedades

Enzima necessária para a absorção e digestão de nutrientes nos intestinos, responsável pela quebra dos lipídeos, principalmente triglicérides, a Lipase permite ao corpo absorver alimentos mais facilmente, mantendo nutrientes em níveis adequados.

No corpo humano, a Lipase é produzida principalmente no pâncreas, mas também é secretada pela boca e pelo estômago. A maior parte das pessoas produz quantidades suficientes de Lipase pancreática.

O uso de suplemento de Lipase pode ser desejável nos casos de indigestão crônica.

Num estudo que envolveu 18 pessoas, suplementos contendo Lipase e outras enzimas pancreáticas demonstraram a capacidade de reduzir timpanismo do estômago ou ceco (bloating), gases e sensação de desconforto após refeição rica em gorduras. Como alguns desses sintomas são associados à síndrome de intestino irritável, algumas pessoas com esta condição podem experimentar melhoras com o uso de enzimas pancreáticas. Estudos sugerem que a Lipase pode ser útil nos casos de doença celíaca, uma condição na qual o glúten proveniente da alimentação causa danos ao trato intestinal. Os sintomas incluem dor abdominal, perda de peso e fadiga. Num estudo com 40 crianças com doença celíaca, aquelas que receberam terapia de enzimas pancreáticas (incluindo a Lipase) demonstraram ligeiro ganho de peso, se comparados ao grupo que recebeu placebo.

Lipase – Aplicações

Deficiência em enzimas pancreáticas;
Indigestão;
Fibrose cística;
Doença celíaca, doença de Crohn.

O que é a lipase pancreática?

A lipase pancreática é uma enzima solúvel em água secretada pelo pâncreas. Como outras lipases, sua função é quebrar os lipídios (gorduras) no trato intestinal. Ao contrário de outras enzimas pancreáticas, como tripsinogênio e quimotripsina, no entanto, é secretado no “suco” pancreático como uma enzima ativa e não precisa passar por conversão para digerir lipídios. Além disso, essa enzima possui a capacidade de quebrar as gorduras dietéticas por meio da hidrólise, quebrando as ligações de hidrogênio.

Uma das principais tarefas da lipase pancreática é quebrar os triglicerídeos. Isso é crítico, uma vez que esses lipídios específicos não podem ser absorvidos através do revestimento intestinal sem primeiro sofrer hidrólise.

A enzima atua como um catalisador para promover a conversão de triglicerídeos em 2-monoglicerídeos e ácidos graxos.

O sucesso da hidrólise dos triglicerídeos depende da disponibilidade adequada dos sais biliares fornecidos pelo fígado.

A produção excessiva de lipase pancreática pode resultar em inflamação do pâncreas ou pancreatite

A produção excessiva dessa enzima pode indicar a presença de certos distúrbios, principalmente inflamação do pâncreas ou pancreatite. Níveis elevados também ocorrem com obstrução intestinal, úlceras pépticas ou doença renal, e também são um efeito colateral temporário de alguns medicamentos, como morfina e codeína. Por outro lado, níveis diminuídos podem sugerir que algumas células do pâncreas estão irreversivelmente danificadas. O monitoramento da lipase pancreática também é usado para ajudar a diagnosticar a doença de Crohn, fibrose cística e doença celíaca.

Pessoas preocupadas em perder peso podem estar mais do que familiarizadas com essa enzima e com o que ela faz.

Isso porque vários produtos de dieta surgiram com a capacidade de bloquear sua atividade a fim de inibir a absorção de gorduras. Na verdade, o orlistat é um medicamento de prescrição que evita que até 30% das gorduras da dieta, incluindo os triglicerídeos, sejam absorvidos pelo intestino. Isso resulta em uma redução na ingestão total de calorias e, consequentemente, na perda de peso.

Os pesquisadores aprenderam sobre algumas outras propriedades únicas da lipase pancreática estudando esquilos em hibernação. Embora essa enzima seja normalmente encontrada no intestino, é encontrada em grande concentração no coração desses animais, mas apenas do final do outono até o início da primavera. Aparentemente, depois de completar a tarefa de digerir as gorduras dietéticas para armazenamento durante o grande sono, a enzima passa a residir no coração para ajudá-lo a funcionar enquanto a temperatura corporal e os níveis de oxigênio diminuem drasticamente. O que é particularmente interessante sobre isso é que a maioria das outras enzimas se tornam inativas abaixo de certas temperaturas, enquanto esta retém cerca de 30% de sua atividade.

Lipase – Teste


Um teste de lipase mede a quantidade de lipase no
sangue e como o pâncreas funciona

Um teste de lipase, também conhecido como lipase sérica, verifica a presença de lipase no sangue. Se o teste encontrar mais do que o valor normal, isso pode significar que seu pâncreas está danificado.

Este teste ajuda os médicos a diagnosticar a inflamação do pâncreas, também chamada de pancreatite aguda. Se você tiver problemas de pâncreas, seu médico poderá usar testes de lipase de rotina para monitorar sua doença.

Como se preparar para um teste de lipase

Você não deve comer ou beber nada além de água por 8 a 12 horas antes do teste. Além disso, seu médico pode lhe dizer para não tomar medicamentos que possam afetar os resultados.

Isso pode incluir:

Pílulas anticoncepcionais
Codeína
Morfina
Indometacina
Diuréticos tiazídicos

Informe o seu médico sobre qualquer outro medicamento que você toma, como:

Vitaminas
Suplementos
Ervas ou óleos
Medicamentos de venda livre, como aspirina ou ibuprofeno
Drogas ilegais

O que esperar durante o exame de sangue de lipase:

Para o teste, um profissional médico retirará sangue de uma veia do seu braço. Você pode sentir um aperto ao inserir a agulha. Algumas pessoas sentem desmaios ou tonturas durante a coleta de sangue.

Depois disso, você pode sangrar um pouco no local onde o profissional de saúde inseriu a agulha. Também pode ficar vermelho ou dolorido por um ou dois dias.

O que significam os resultados do teste de lipase:

Os resultados podem variar de acordo com seu sexo, idade e histórico de saúde.

Níveis normais de lipase: Os resultados normais estão geralmente entre 0 e 160 unidades de lipase por litro de sangue.
Níveis elevados de lipase: Se o seu exame de sangue mostrar 3 a 10 vezes o nível normal, você pode ter pancreatite aguda.

Outras causas de níveis anormalmente altos de lipase incluem:

Um intestino bloqueado
Doença celíaca
Câncer de pâncreas
Úlcera duodenal
Pancreatite
Falência renal
Cirrose

Níveis baixos de lipase

Se o seu teste mostrar níveis anormalmente baixos de lipase, pode haver danos nas células do pâncreas que produzem lipase. A fibrose cística pode causar esse tipo de dano.

Você não pode obter lipase de qualquer tipo de alimento. Então, se você estiver com pouco, seu médico pode sugerir suplementos. Eles estão disponíveis na forma de comprimidos ou cápsulas.

Pergunte ao seu médico sobre a dosagem adequada. Não dê esses suplementos a crianças menores de 12 anos, a menos que instruído a fazê-lo por um médico.

Fonte: www.mountsinai.org/www.urmc.rochester.edu/es.wikipedia.org/www.gallica.com.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Estrogênio

PUBLICIDADE Estrogênio – Definição O estrogênio é um dos dois principais hormônios sexuais das mulheres. O outro …

Axônio

PUBLICIDADE Definição de Axônio Um axônio é uma fibra longa de uma célula nervosa (um neurônio) que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.