Breaking News
Home / Biologia / Lipase

Lipase

A lipase é uma enzima usado no corpo para quebrar as gorduras de alimentos, de forma que pode ser absorvida. Sua principal função é catalisar a hidrólise de triacilglicerol em glicerol e ácidos graxos livres. Lipases são encontradas em uma grande variedade de seres vivos.

Esta enzima em seres humanos é encontrada no leite materno e, de acordo com estudos bioquímicos, é idêntica à enzima colesterol esterase (ou lipase pancreática não específica), então assume-se que a origem é pancreática e atinge as glândulas mamárias através de a circulação sanguínea. A principal função desta lipase gástrica é ajudar a absorção de gorduras.

Deve notar-se que a produção de suco gástrico é controlada por dois mecanismos:

Nervoso (sensações visuais, gosto, etc.).
Hormônio, através do hormônio gastrinico.
Em microorganismos, as lipases estão presentes para a digestão de gorduras, a reconstituição do organismo e o metabolismo das lipoproteínas. As células das plantas os produzem para fazer reservas de energia.

As aplicações que as lipases têm na indústria atual são múltiplas e variam desde a fabricação de detergente, indústria de leite e queijos, padarias para melhoria de sabores, indústria de bebidas, produção de produtos químicos de interesse através de ligações éster, polimerização e até pesquisa para a produção de biodiesel.

A Lipase é uma enzima que cliva hidroliticamente um ânion de ácido graxo de um triglicerídeo ou fosfolipídio, ou seja, é responsável pela quebra e absorção de gorduras nos intestinos. A Lipase é uma enzima cuja suplementação pode ser benéfica nos casos de indigestão, doença celíaca, fibrose cística e doença de Crohn.

Propriedades

Enzima necessária para a absorção e digestão de nutrientes nos intestinos, responsável pela quebra dos lipídeos, principalmente triglicérides, a Lipase permite ao corpo absorver alimentos mais facilmente, mantendo nutrientes em níveis adequados.

No corpo humano, a Lipase é produzida principalmente no pâncreas, mas também é secretada pela boca e pelo estômago. A maior parte das pessoas produz quantidades suficientes de Lipase pancreática. O uso de suplemento de Lipase pode ser desejável nos casos de indigestão crônica.

Num estudo que envolveu 18 pessoas, suplementos contendo Lipase e outras enzimas pancreáticas demonstraram a capacidade de reduzir timpanismo do estômago ou ceco (bloating), gases e sensação de desconforto após refeição rica em gorduras. Como alguns desses sintomas são associados à síndrome de intestino irritável, algumas pessoas com esta condição podem experimentar melhoras com o uso de enzimas pancreáticas. Estudos sugerem que a Lipase pode ser útil nos casos de doença celíaca, uma condição na qual o glúten proveniente da alimentação causa danos ao trato intestinal. Os sintomas incluem dor abdominal, perda de peso e fadiga. Num estudo com 40 crianças com doença celíaca, aquelas que receberam terapia de enzimas pancreáticas (incluindo a Lipase) demonstraram ligeiro ganho de peso, se comparados ao grupo que recebeu placebo.

Aplicações

Deficiência em enzimas pancreáticas;

Indigestão;

Fibrose cística;

Doença celíaca, doença de Crohn.

Fonte: es.wikipedia.org/www.gallica.com.br