Ciência Marinha

Definição

A Ciência Marinha é exploração e estudo científico do oceano e seus fenômenos. Também chamada oceanologia

A ciência marinha geralmente é chamada oceanografia. Como esses nomes podem revelar, esse ramo da ciência lida com o estudo dos oceanos.

Profissionais nesse campo geralmente são chamados cientistas marinhos ou oceanógrafos, mas também podem receber títulos que se referem às suas especialidades.

Os tópicos abordados pela ciência marinha podem variar bastante, incluindo correntes oceânicas, geologia do fundo do mar e composição química da água do oceano.

Muitas pessoas têm apenas uma vaga compreensão da ciência marinha. Um equívoco comum envolve o uso de títulos como cientista marinho e oceanógrafo. Para um leigo, isso pode parecer muito específico. Na realidade, esses títulos dificilmente fornecem informações sobre o que uma pessoa nesse campo faz.

A ciência marinha é tão ampla que exigiria muito espaço para delinear todas as carreiras possíveis. Muitos dos mesmos componentes estudados em terra também são estudados na água.

Biologia marinha, química marinha e física marinha são três das disciplinas que se enquadram na categoria oceanografia. Dentro de cada uma dessas disciplinas, existem inúmeras subcategorias nas quais é provável que um profissional se especialize.

Por exemplo, na biologia marinha, uma pessoa pode se concentrar nas plantas, enquanto outra se concentra nos organismos microscópicos.

Em alguns casos, os oceanógrafos se formaram em algum tipo de programa de ciências marinhas.

Mais frequentemente, no entanto, esses profissionais se formavam em programas mais básicos, como Biologia ou Ciências da Terra. Então, em algum lugar ao longo do caminho, eles se afastaram e começaram a se concentrar na oceanografia.

As pessoas também tendem a pensar que os cientistas marinhos cumprem a maior parte de seus deveres dentro ou sobre a água. Este é um segundo equívoco.

Muito do trabalho realizado por esses profissionais geralmente é realizado em laboratórios. Em vez de roupas de mergulho e tanques de oxigênio, seus equipamentos geralmente são compostos por microscópios e computadores.

Acredita-se amplamente que os oceanos afetem muitos componentes do sistema natural da Terra. Por exemplo, os oceanos foram ligados ao clima global.

A vida marinha também é responsável por apoiar parte da cadeia alimentar humana. Como esse é o caso, um objetivo comum da ciência marinha é atrair relevância entre os oceanos e outras partes da natureza.

A ciência marinha geralmente é tratada como uma ciência inovadora que geralmente resulta em problemas de financiamento: um terceiro equívoco.

Essa vasta área da ciência pode desempenhar um papel vital na conservação ambiental. Também pode ser um grande colaborador na busca de soluções para problemas ambientais, como o aquecimento global.

Educação em ciências marinhas

Como se tornar um cientista marinho

Os cientistas marinhos devem ter uma boa base de conhecimento em áreas como biologia, química, ecologia, física e matemática. Existem várias maneiras de abordar a ciência marinha no nível de graduação, com cursos de graduação sendo oferecidos em disciplinas como biologia marinha, ecologia marinha, oceanografia e estudos costeiros.

O grau que você escolher dependerá da sua área preferida de ciências marinhas. Para oportunidades de emprego iniciantes, um diploma de bacharel em uma das áreas relacionadas à ciência marinha é essencial, seja na conservação marinha ou na oceanografia. Isso pode levá-lo a conseguir empregos como técnico de pesquisa ou assistente de pesquisa ou como oficial de programa de uma ONG.

Um mestrado é uma obrigação para trabalhos com um salário mais alto, como trabalhos de consultoria ou pesquisa, enquanto um doutorado é necessário para muitas posições de pesquisador.

Quão difícil é a ciência marinha?

Como em qualquer ciência natural, a ciência marinha exige habilidades de fala e escrita, capacidade de resolução de problemas e habilidades de pensamento crítico e um conhecimento bem fundamentado da ciência básica.

A melhor coisa da ciência marinha é que ela contém bastante equilíbrio. Sim, há tempo gasto na biblioteca, analisando estatísticas no computador e aperfeiçoando suas habilidades de microscopia no laboratório.

No entanto, há também a alegria de desenvolver o caráter – ainda que intelectualmente estimulante – do trabalho de campo, onde você pode se encontrar encarregado de instrumentos científicos de alta tecnologia ou de pé na popa de um barco, transportando em uma rede de amostragem.

O que você estuda em ciências marinhas?

Um currículo de ciências marinhas geralmente inclui assuntos centrais, como biologia geral, análise e estatística de dados, oceanografia e química, com bastante instrução sobre métodos de pesquisa, técnicas de laboratório e redação científica. Você pode adicionar opções adicionais, como biologia da conservação, ciência da pesca, ecologia tropical ou biologia de mamíferos marinhos.

Matemática em estudos de ciências marinhas

A matemática é uma parte importante da ciência marinha por duas razões.

Em primeiro lugar, as estatísticas estarão com você de uma forma ou de outra ao longo de sua carreira em ciências marinhas. Não importa se você está reunindo dados no campo ou medindo amostras no laboratório, será necessário transformar seus números em resultados por meio de análises estatísticas.

A outra forma na qual você encontrará matemática nas ciências marinhas é em áreas como a oceanografia, onde modelará e preverá os processos físicos e químicos (e possivelmente até biológicos e ecológicos) que ocorrem nos oceanos do mundo, o que significa que você precisará ter uma sólida compreensão de modelagem matemática e cálculo.

Uma breve visão geral dos campos de estudo em ciências marinhas

A ciência marinha abrange uma ampla gama de disciplinas das ciências naturais.

Portanto, como cientista marinho, você pode esperar estudar tópicos relacionados aos marinhos dos campos de zoologia, geologia, dinâmica de ecossistemas, conservação e até paleoceanografia, além de obter uma base sólida em habilidades científicas básicas, como análise de dados, redação e apresentação acadêmica.

O foco em plantas marinhas é uma opção para quem estuda ciências marinhas