Breaking News
Home / Biologia / Metaplasia

Metaplasia

PUBLICIDADE

O que é metaplasia?

A metaplasia é uma alteração reversível de um tipo celular (epitelial ou mesenquimal) para outro tipo, em resposta a um estímulo estressante, ou seja, quando um fenótipo celular que desempenha determinadas funções se altera para outro fenótipo (conjunto de características visíveis de um organismo) e, irá desenvolver outras funções.

Por ser uma resposta a um estímulo agressivo, a metaplasia é sempre considerada uma alteração patológica para diminuir a lesão celular.

Ocorre uma alteração da célula adulta, em decorrência da reprogramação de células tronco que se diferenciam em outros tipos de tecidos, ou seja, a célula tronco que fornecia a condição para a célula proliferar e se diferenciar para se tornar um tipo específico de célula adulta, em uma condição fisiológica agressiva, recebe estímulos e sinais externos para que reprograme os seus genes e,induza  a expressão de outros tipos de genes para que a morfologia celular se torne outra.

Metaplasia

Baseia-se no fato de que pode ser uma tentativa do organismo de trocar um tipo celular submetido a uma agressão/estresse, por outro tipo celular com maior capacidade de suportá-lo. Como a alteração resulta da inativação de alguns genes e ativação de outros, também pode ter origem genética.

Os mediadores envolvidos, cada qual tem uma participação na formação metaplásica em alguns tecidos específicos, como também o mesmo mediador participa de maneiras diferentes na diferenciação de vários tipos de tecido, ou seja, ele pode promover uma diferenciação específica em certo tecido e, em outro pode promover outro tipo de alteração, tudo depende de quais os genes expressos nesses tipos celulares.

Se as influências que induzem a metaplasia continuarem agindo, isto pode servir de estímulo para transformação maligna das células metaplásicas.

Principais tipos de metaplasia

– Metaplasia escamosa

– Metaplasia colunar

– Metaplasia do tecido conjuntivo ou do tecido conectivo

– Metaplasia epitelial glandular

– Metaplasia do trato reprodutivo

Camila Correia

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Reticulocitose

Reticulocitose

PUBLICIDADE Definição A reticulocitose é uma condição em que há um aumento de reticulócitos, glóbulos vermelhos imaturos. É …

Replicação Viral

Replicação Viral

PUBLICIDADE Definição Como o vírus não possui estrutura celular, o processo de reprodução em vírus …

Gêmeos Fraternos

Gêmeos Fraternos

PUBLICIDADE O que são gêmeos fraternos? Os gêmeos fraternos ou dizigóticos são provenientes de óvulos diferentes. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.