Breaking News
Home / Biologia / Hialoplasma

Hialoplasma

PUBLICIDADE

Hialoplasma – O que é

Hialoplasma, citoplasma fundamental, matriz citoplasmática ou citosol é o nome dado ao líquido semitransparente que preenche o interior das células dos seres vivos.

Hialoplasma é o componente líquido do citoplasma

O conjunto formado pelo hialoplasma e as organelas celulares compõem o citoplasma, tendo movimento contínuo. É composto por água, sais minerais, carboidratos, íons e proteínas.

Também é usado para se referir à camada transparente ao longo da margem frontal do citoplasma durante a locomoção de células.

Hialoplasma

O Hialoplasma é a substância básica do protoplasma de uma célula: é transparente e fluido, ao contrário das partes granulares e reticuladas.

É responsável pela produção das reações químicas de moléculas que formam as estruturas celulares, além de ser o espaço onde ocorrem reações como a glicólise e síntese proteica.

Glicólise:processo no qual ocorre a quebra da glicose em partes menores que posteriormente liberam energia.

Síntese proteica: a produção de proteínas ocorre pelo mecanismo determinado pelo DNA, denominados de transcrição e tradução.

A síntese proteica também chamada como tradução é o processo em que as informações presentes na molécula de RNA mensageiro são convertidas em proteínas. É a síntese das informações do gene, por isso também chamada de tradução gênica.

Hialoplasma e as Organelas

hialoplasma contribui com a movimentação celular por meio da ciclose, que é o movimento do citoplasma e das organelas dentro da célula, além de regular o pH intracelular.

O citosol pode ser encontrado em dois estados:

Estado sol: caracterizado pela consistência fluída.
Estado gel:
 apresenta uma consistência viscosa.

A região mais externa do citoplasma denominada ectoplasma ou citogel apresenta consistência mais viscosa. Já na região interna chamada endoplasma ou citosol é encontrado em estado fluído.

Citoplasma: espaço intracelular localizado no interior da membrana plasmática.

Composta pelo hialoplasma e por organelas tais como: ribossomos, centríolos, núcleo, complexo de Golgi, mitocôndrias, retículo endoplasmático granuloso e liso.

Presente em todas as células, o citoplasma se diferencia em algumas de acordo com os seres vivos, por exemplo: em células animais ocupa cerca de metade do volume da célula, enquanto em células vegetais ocupa um espaço menor, pois nas mesmas há presença de vacúolos.

Fonte: Camila Correia

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Estrogênio

PUBLICIDADE Estrogênio – Definição O estrogênio é um dos dois principais hormônios sexuais das mulheres. O outro …

Axônio

PUBLICIDADE Definição de Axônio Um axônio é uma fibra longa de uma célula nervosa (um neurônio) que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.