PUBLICIDADE
O que é Hialoplasma?
O Hialoplasma, citoplasma fundamental, matriz citoplasmática ou citosol é o nome dado ao líquido semitransparente que preenche o interior das células dos seres vivos. O conjunto formado pelo hialoplasma e as organelas celulares compõem o citoplasma, tendo movimento contínuo. É composto por água, sais minerais, carboidratos, íons e proteínas.
É responsável pela produção das reações químicas de moléculas que formam as estruturas celulares, além de ser o espaço onde ocorrem reações como a glicólise e síntese proteica.
Glicólise:processo no qual ocorre a quebra da glicose em partes menores que posteriormente liberam energia.
Síntese proteica: a produção de proteínas ocorre pelo mecanismo determinado pelo DNA, denominados de transcrição e tradução. A síntese proteica também chamada como tradução é o processo em que as informações presentes na molécula de RNA mensageiro são convertidas em proteínas. É a síntese das informações do gene, por isso também chamada de tradução gênica.
O hialoplasma contribui com a movimentação celular por meio da ciclose, que é o movimento do citoplasma e das organelas dentro da célula. Além de regular o pH intracelular.
O citosol pode ser encontrado em dois estados:
Estado sol: caracterizado pela consistência fluída.
Estado gel: apresenta uma consistência viscosa.
A região mais externa do citoplasma denominada ectoplasma ou citogel apresenta consistência mais viscosa. Já na região interna chamada endoplasma ou citosol é encontrado em estado fluído.
Citoplasma: espaço intracelular localizado no interior da membrana plasmática. Composta pelo hialoplasma e por organelas tais como: ribossomos, centríolos, núcleo, complexo de Golgi, mitocôndrias, retículo endoplasmático granuloso e liso.
Presente em todas as células, o citoplasma se diferencia em algumas de acordo com os seres vivos, por exemplo: em células animais ocupa cerca de metade do volume da célula, enquanto em células vegetais ocupa um espaço menor, pois nas mesmas há presença de vacúolos.
Camila Correia