Breaking News
Home / Biologia / Ciclos Biogeoquímicos

Ciclos Biogeoquímicos

PUBLICIDADE

O que são os ciclos biogeoquímicos?

Os ciclos biogeoquímicos versam sobre os ciclos da matéria nos ecossistemas, onde os compositores desempenham papel fundamental na reciclagem da matéria morta, tanto dos animais quanto dos vegetais.

Eles são chamados de “ciclos” porque a matéria sempre é conservada e porque os elementos se movem para e de grandes áreas através de uma variedade de fluxos que possuem duas vias, embora alguns elementos sejam armazenados em locais ou em formas que sejam acessíveis diferencialmente para seres vivos.

Facilitam a transferência de matéria de uma forma para outra, e de um local para outro no planeta Terra. Além disso, são, às vezes, chamados ciclos de nutrientes, porque envolvem a transferência de compostos que fornecem suporte nutricional para os organismos vivos.

Ciclos Biogeoquímicos

As atividades humanas mobilizaram elementos da Terra e aceleraram seus ciclos – por exemplo, mais do que duplicar a quantidade de nitrogênio reativo que foi adicionado à biosfera desde tempos pré-industriais. O nitrogênio reativo é qualquer composto de nitrogênio biologicamente, quimicamente ou radioativamente ativo, como óxido nitroso e amônia, mas não gás nitrogênio (N2). Alterações em escala global de ciclos biogeoquímicos estão ocorrendo, desde atividades humanas tanto nos países mais industrializados como em outros lugares, com impactos e implicações agora e no futuro.

As emissões globais de dióxido de carbono (CO2) é o principal fator nas mudanças climáticas causadas pelo homem. Mas ciclos acelerados por humanos de outros elementos, especialmente nitrogênio, fósforo e enxofre, também influenciam o clima. Esses elementos podem afetar o clima diretamente ou atuarem como fatores indiretos que alteram o ciclo do carbono, ampliando ou reduzindo os impactos das mudanças climáticas.

A mudança climática está tendo, e continuará tendo, impactos nos ciclos biogeoquímicos, o que irá alterar os impactos futuros sobre o clima e afetar nossa capacidade de lidar com mudanças acopladas no clima, biogeoquímica e outros.

Os ciclos biogeoquímicos que estudamos são:

Ciclo da Água
Ciclo do Cálcio
Ciclo do Carbono
Ciclo do Enxofre
Ciclo do Fósforo
Ciclo do Oxigênio
Ciclo do Nitrogênio

Fonte: Portal São Francisco

Veja também

Algas Dinophytas

Algas Dinophytas

PUBLICIDADE O que são algas dinophytas? As algas dinófitas, pertencem ao Filo Dinophyta e a …

Endoderma

PUBLICIDADE Definição de endoderma Endoderma ou Endoderme é a mais interna das três camadas germinativas, …

Alelos Múltiplos

PUBLICIDADE O que são alelos múltiplos? Os alelos múltiplos ou polialelia são casos em que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.