Breaking News
Home / Biologia / Ovulogênese

Ovulogênese

PUBLICIDADE

Ovulogênese – O que é

Você já parou pra pensar como se diferenciam as células da reprodução nos seres que praticam a reprodução sexuada?

gametogênese é o processo responsável por produzir as células gaméticas nos seres que se reproduzem por reprodução sexuada.

No caso, as células sexuais masculinas – os espermatozoides – são produzidas pelo processo de espermatogênese, e as células sexuais femininas – óvulos – são produzidas pelo processo chamado ovogênese, ou ovulogênese.

Ambos processos ocorrem pela divisão meiótica, onde uma célula diploide (2n), dá origem a quatro células haploides (n).

Vamos conhecer as fases da produção de gametas femininos.

ovulogênese se completa somente se ocorrer a fecundação, caso não aconteça, o processo fica interrompido na formação de um ovócito secundário e um corpúsculo polar.

A primeira fase, após o período germinativo, onde ocorre as mitoses das ovogônias, é a fase de crescimento. Na qual acontece o crescimento sem divisão celular, começa com a ovogônia aumentando de tamanho, e se diferenciando em ovócito primário, mantendo a quantidade de material genético que havia na ovogônia, ou seja, 2n.

Após o crescimento, começa o período de maturação, onde o ovócito primário vai realizar a primeira divisão celular (meiose I), tendo como produto duas células: o ovócito secundário (n) e o primeiro glóbulo polar (n).

As células estacionam o desenvolvimento, e só se completa a segunda divisão (meiose II), se ocorre a fecundação.

O que é liberado na ovulação feminina é o ovócito secundário, na tuba uterina para ser fecundado pelo espermatozoide e não o óvulo.

Se a fecundação acontece, ocorre a segunda divisão meiótica (meiose II), do ovócito secundário que originará o óvulo e um glóbulo polar, e do primeiro glóbulo polar, que originará dois glóbulos polares.

No fim, temos então 4 células (n), um óvulo e três corpúsculos polares (n).

OvulogêneseOvulogênese

Ovogênese é o tipo de gametogênese por meio da qual os óvulos, também chamados de gametas femininos, são formados e o gameta feminino produzido é conhecido como óvulo.

Em termos gerais, os gametas femininos são chamados de ovos, mas a palavra ovo pode envolver vários estágios de desenvolvimento, portanto, o significado de um ovo varia de acordo com o tipo de organismo.

Por exemplo, uma vez, após os pássaros botarem os ovos, todo o desenvolvimento de um ovo até a transformação do ovo em pintinho ocorre dentro dos ovos. Já nos mamíferos placentários, uma vez que o óvulo está totalmente desenvolvido e fertilizado, ele começa a se dividir e não o chamamos mais de óvulo. Precisamos lembrar que todo óvulo deve ser haplóide e consistir em uma única cópia de cada cromossomo.

Ovogênese é a diferenciação do óvulo.

espermatogênese e a ovogênese são duas formas diferentes de gametogênese. A gametogênese no homem é conhecida como espermatogênese e na mulher é conhecida como oOvogênese, que resulta na formação de óvulos na mulher.

ovogênese difere completamente da espermatogênese de várias maneiras.

ovogênese é a criação de um óvulo (célula-ovo). É a forma feminina de gametogênese; o equivalente masculino é a espermatogênese. Envolve o desenvolvimento dos vários estágios do óvulo imaturo.

Após a migração, as células germinativas primordiais se tornarão oogônias na gônada em formação (ovário). Os oogônios proliferam extensivamente por divisões mitóticas, até 5-7 milhões de células em humanos.

Mas então muitas dessas oogônias morrem e cerca de 50.000 permanecem. Essas células se diferenciam em oócitos primários.

Nas semanas 11-12 após o coito, a primeira divisão meiótica começa (antes do nascimento para a maioria dos mamíferos) e permanece presa na prófase I de alguns dias a muitos anos, dependendo da espécie.

É nesse período ou em alguns casos no início da maturidade sexual que os oócitos primários secretam proteínas para formar uma camada chamada zona pelúcida e também produzem grânulos corticais contendo enzimas e proteínas necessárias para a fertilização.

A meiose permanece devido às células da granulosa folicular que enviam sinais inibitórios através das junções comunicantes e da zona pelúcida. A maturação sexual é o início da ovulação periódica.

A ovulação é a liberação regular de um oócito do ovário para o trato reprodutivo e é precedida pelo crescimento folicular. Algumas células foliculares são estimuladas a crescer, mas apenas um oócito é ovulado.

Um folículo primordial consiste em uma camada epitelial de células da granulosa folicular que envolve um oócito. A glândula pituitária secreta hormônios folículo-estimuladores (FSHs) que estimulam o crescimento folicular e a maturação do oócito. As células tecais ao redor de cada folículo secretam estrogênio. Esse hormônio estimula a produção de receptores FSH nas células da granulosa folicular e, ao mesmo tempo, tem um feedback negativo sobre a secreção de FSH. Isso resulta em uma competição entre os folículos e apenas o folículo com a maioria dos receptores FSH sobrevive e é ovulado.

Fonte: Ana Rosa Calheiro

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.