Breaking News
Home / Biologia / Ovulogênese

Ovulogênese

PUBLICIDADE

O que é Ovulogênese?

Você já parou pra pensar como se diferenciam as células da reprodução nos seres que praticam a reprodução sexuada?

A gametogênese é o processo responsável por produzir as células gaméticas nos seres que se reproduzem por reprodução sexuada. No caso, as células sexuais masculinas – os espermatozoides – são produzidas pelo processo de espermatogênese, e as células sexuais femininas – óvulos – são produzidas pelo processo chamado ovogênese, ou ovulogênese. Ambos processos ocorrem pela divisão meiótica, onde uma célula diploide (2n), dá origem a quatro células haploides (n).

Vamos conhecer as fases da produção de gametas femininos.

A ovulogênese se completa somente se ocorrer a fecundação, caso não aconteça, o processo fica interrompido na formação de um ovócito secundário e um corpúsculo polar.

A primeira fase, após o período germinativo, onde ocorre as mitoses das ovogônias, é a fase de crescimento. Na qual acontece o crescimento sem divisão celular, começa com a ovogônia aumentando de tamanho, e se diferenciando em ovócito primário, mantendo a quantidade de material genético que havia na ovogônia, ou seja, 2n.

Após o crescimento, começa o período de maturação, onde o ovócito primário vai realizar a primeira divisão celular (meiose I), tendo como produto duas células: o ovócito secundário (n) e o primeiro glóbulo polar (n). As células estacionam o desenvolvimento, e só se completa a segunda divisão (meiose II), se ocorre a fecundação.

O que é liberado na ovulação feminina é o ovócito secundário, na tuba uterina para ser fecundado pelo espermatozoide e não o óvulo.

Se a fecundação acontece, ocorre a segunda divisão meiótica (meiose II), do ovócito secundário que originará o óvulo e um glóbulo polar, e do primeiro glóbulo polar, que originará dois glóbulos polares. No fim, temos então 4 células (n), um óvulo e três corpúsculos polares (n).

Ovulogênese

Por Ana Rosa Calheiro
Graduada em Ciências Biológicas

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Risco Biológico

PUBLICIDADE Definição de Risco biológico Os perigos biológicos ou Riscos biológico são substâncias orgânicas que representam uma ameaça …

Carragenina

PUBLICIDADE Definição de Carragenina A carragenina é um aditivo alimentar comum extraído de algas vermelhas, usada principalmente …

Algas Vermelhas

PUBLICIDADE Definição de Algas Vermelhas Todas as algas marinhas podem ser amplamente divididas em três …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.