Breaking News
Home / Biologia / Animais híbridos

Animais híbridos

PUBLICIDADE

O que são animais híbridos?

Quando falamos em animais híbridos, nos referimos a seres vivos que são oriundos do cruzamento genético entre espécies diferentes, mas que pertencem ao mesmo gênero. De forma mais simples: são animais distintos que cruzam e dão origem a um novo animal. Geralmente esse novo ser vivo é estéril, ou seja, não é capaz de se reproduzir.

A hibridação é um fenômeno que pode ocorrer naturalmente e também de forma artificial, tanto em animais, quanto em plantas.  A hibridação também envolver tanto o cruzamento entre linhagens dentro de uma mesma espécie, o que recebe o nome de híbridos intraespecíficos, como também entre indivíduos de espécies diferentes, chamados de híbridos interespecíficos.

Vale lembrar que estudos apontam que, nos peixes, a hibridação natural ocorre com mais frequência, quando comparado a outros grupos de vertebrados. Outro ponto a ser destacado é que a hibridação é mais comum em peixes de água doce do que em peixe marinhos. Entre os fatores que podem interferir nesse aspecto, pode-se destacar a competição por habitat de desova, fertilização externa, entre outras.

Animais híbridos

De acordo com pesquisas, a hibridação interespecífica (ou seja, algo que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes), ocorre entre 6 a 10% das espécies animais. Os descendentes desses cruzamentos, que recebem o nome de híbridos, são considerados, por conta de sua constituição genética, ineficientes do ponto de vista reprodutivo, ecológico, bioquímico, fisiológico ou comportamental.

Alguns trabalhos relacionam a hibridação como um fator muito importante para a evolução, uma vez que possibilita o surgimento de genótipos diferentes, os quais podem se estabelecer ao longo do processo evolutivo, dando origem novas linhagens.

E por falar em híbridos, alguns deles são mais conhecidos, como a mula, fruto do cruzamento entre uma égua e um jumento; o zebralo, oriundo do cruzamento entre uma zebra e um cavalo; o javaporco, que é fruto do cruzamento do porco doméstico com o javali; o tigre, resultado do cruzamento entre uma tigresa e um leão, entre outros.

Juliano Schiavo é biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Ecologia dos Insetos

PUBLICIDADE A ecologia de insetos é o estudo científico de como os insetos, individualmente ou …

Esfingomielina

PUBLICIDADE Definição Esfingomielina é qualquer grupo de fosfolipídios que ocorre principalmente no cérebro e medula …

Exoesqueleto

PUBLICIDADE Um exoesqueleto é a estrutura de suporte de um organismo que é a parte …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *