PUBLICIDADE
O que é sinalização celular?
A sinalização celular é um processo de comunicação entre as células. Para interagir e se comunicar com o meio, as células usam receptores que captam determinados sinais, fazendo com que a mesma atue de acordo com ele. Um mesmo sinal pode desencadear mais de uma reação, dependendo do receptor a que se associe. Em geral, o receptor celular se une a molécula sinalizadora e, então dá inicio a uma cadeia de reações no interior da célula.
A molécula sinalizadora pode ser recebida em locais diferentes da célula, dependendo de sua natureza. Na membrana plasmática por proteínas receptoras transmembrânicas, quando o sinal tem natureza hidrofílica, e não atravessa a membrana plasmática por difusão. No citoplasma da célula por proteínas receptoras internas, quando o sinal tem natureza hidrofóbica e, atravessa a membrana plasmática.
O tipo de sinalização pode ser classificado de acordo com o recurso do sinal:
De contato: quando a sinalização se dá com o contato direto das membranas de duas células;
Paracrina: quando uma célula libera um sinal de ação local, agindo nas células vizinhas e, depois é rapidamente captado e destruído por enzimas celulares. A paracrina pode ser do tipo autócrina, quando o sinal é emitido e captado pela própria célula ou por células vizinhas do mesmo tipo;
Endócrina: quando a molécula, neste caso hormônio é transportada pelo sangue até a célula receptora;
Sináptica: quando o impulso que se propaga pelo axônio provoca a liberação de neurotransmissores na fenda sináptica.
Existem vário tipos de receptores, os principais são:
– Os associados a canais iônicos;
– Os associados a enzimas;
– Os associados a proteína G. Os receptores associados á proteína de ligação a GTP (proteína G) formam a maior família de receptores transmembrânicos. Se conhece mais de cem tipos diferentes deles nos mamíferos, e cerca de metade das drogas medicinais atuais têm um destes receptores como alvo.
Camila Correia