Sinalização Celular

Sinalização Celular – O que é

sinalização celular é um processo de comunicação entre as células. Para interagir e se comunicar com o meio, as células usam receptores que captam determinados sinais, fazendo com que a mesma atue de acordo com ele. Um mesmo sinal pode desencadear mais de uma reação, dependendo do receptor a que se associe. Em geral, o receptor celular se une a molécula sinalizadora e, então dá inicio a uma cadeia de reações no interior da célula.

molécula sinalizadora pode ser recebida em locais diferentes da célula, dependendo de sua natureza.

Na membrana plasmática por proteínas receptoras transmembrânicas, quando o sinal tem natureza hidrofílica, e não atravessa a membrana plasmática por difusão.

No citoplasma da célula por proteínas receptoras internas, quando o sinal tem natureza hidrofóbica e, atravessa a membrana plasmática.

O tipo de sinalização pode ser classificado de acordo com o recurso do sinal:

De contato: quando a sinalização se dá com o contato direto das membranas de duas células;
Paracrina:
 quando uma célula libera um sinal de ação local, agindo nas células vizinhas e, depois é rapidamente captado e destruído por enzimas celulares. A paracrina pode ser do tipo autócrina, quando o sinal é emitido e captado pela própria célula ou por células vizinhas do mesmo tipo;
Endócrina:
 quando a molécula, neste caso hormônio é transportada pelo sangue até a célula receptora;
Sináptica:
 quando o impulso que se propaga pelo axônio provoca a liberação de neurotransmissores na fenda sináptica.

Existem vário tipos de receptores, os principais são:

Os associados a canais iônicos;
Os associados a enzimas;
Os associados a proteína G. Os receptores associados á proteína de ligação a GTP (proteína G) formam a maior família de receptores transmembrânicos. Se conhece mais de cem tipos diferentes deles nos mamíferos, e cerca de metade das drogas medicinais atuais têm um destes receptores como alvo.

Sinalização Celular – Células

Apesar da membrana protetora que separa uma célula do ambiente, as células precisam ser capazes de detectar e responder às mudanças ambientais.

Além disso, as células geralmente precisam se comunicar umas com as outras.

Organismos unicelulares e multicelulares usam uma variedade de mecanismos de sinalização celular para se comunicar e responder ao ambiente.

Sinalização Celular

As células respondem a muitos tipos de informação, geralmente por meio de proteínas receptoras posicionadas na membrana.

Por exemplo, as células da pele respondem e transmitem informações ao toque, enquanto os fotorreceptores na retina podem detectar a luz. A maioria das células, no entanto, evoluiu para responder a sinais químicos, incluindo hormônios, neurotransmissores e muitos outros tipos de moléculas de sinalização. As células podem até coordenar diferentes respostas eliciadas pela mesma molécula de sinalização.

Normalmente, a sinalização celular envolve três etapas:

1) recepção do sinal,
2)
 transdução do sinal e
3)
uma resposta.

Na maioria dos sinais de recepção, uma molécula impermeável à membrana, ou ligante, causa uma mudança em um receptor de membrana; entretanto, algumas moléculas de sinalização, como os hormônios, podem atravessar a membrana para alcançar seus receptores internos.

O receptor de membrana pode então enviar este sinal para mensageiros intracelulares, que transduzem a mensagem em uma resposta celular. Esta resposta intracelular pode incluir uma mudança na transcrição, tradução, ativação da proteína ou muitas outras.

Organismos unicelulares, como bactérias, podem usar um tipo de sinalização celular denominado quorum sensing para detectar sua concentração em uma colônia e gerar respostas coordenadas.

As células eucarióticas podem liberar ligantes que têm como alvo a mesma célula que produziu o sinal (sinalização autócrina) ou células vizinhas (sinalização parácrina).

Os sinais podem até ser enviados por longas distâncias, como no caso de alguns hormônios, e produzem respostas em células distantes, chamadas de sinalização endócrina.

A sinalização dependente de contato descreve caminhos físicos criados entre células vizinhas através dos quais os sinais citoplasmáticos podem passar rapidamente.

As células do sistema nervoso podem gerar respostas rápidas por meio de uma especialização da sinalização celular chamada sinalização sináptica.

Sinalização celular: como suas células se comunicam

Células

A cada minuto do dia, seu corpo realiza tarefas complexas. Seja para manter a temperatura corporal ou manter sua mão longe de um fogão quente, seus trilhões de células fazem toda a conversa necessária para ajudá-lo a funcionar. Essa forma de comunicação eficaz e eficiente é um processo denominado sinalização celular.

A rede necessária para enviar e receber essas mensagens é complexa. Consiste em um exército de moléculas mensageiras para espalhar o sinal entre as células (moléculas de sinalização).

Eles estão procurando alvos que recebem o sinal inicial (receptores). E, finalmente, a interação de mensageiros e receptores cria uma consequência celular final (a célula respondendo ao sinal inicial).

As moléculas de sinalização celular vêm em várias formas. Às vezes, a sinalização acontece dentro da própria célula. Em outros casos, as células enviam mensagens para vizinhos ou outras células muito distantes.

Esses sinais podem ser:

Compostos químicos (exemplo: nutrientes e toxinas)
Impulsos elétricos (exemplo: neurotransmissores induzindo sinais elétricos ao longo dos nervos)
Estímulos mecânicos (exemplo: alongamento do estômago para sinalizar que você está cheio).

Fonte: Camila Correia