Breaking News
Home / Biologia / Hospedeiro Intermediário

Hospedeiro Intermediário

PUBLICIDADE

Quando se fala em parasitismo, é preciso conhecer alguns termos para poder entender o conceito. Por parasita se compreende a relação direta e indireta entre organismos, pela qual há um hospedeiro e um parasita. É importante frisar que, nesta relação, existe uma desarmonia: apenas o parasita se beneficia da relação, enquanto que o hospedeiro é utilizado pelo parasita.

Nesta relação parasita-hospedeiro, também pode existir o hospedeiro de transporte, o intermediário e o de transporte. Quanto observados estes papeis, o hospedeiro definitivo é aquele em que o parasita se aloja por um período maior de tempo e é neste hospedeiro que se dá o desenvolvimento e reprodução do parasita.

Já o hospedeiro intermediário é aquele em que o parasita se aloja por um período curto e se desenvolve parcialmente, porém sem atingir o estágio adulto e também sem se reproduzir. Para que isto ocorra, é necessário um hospedeiro definitivo.

No caso do hospedeiro de transporte, conhecido também como vetor, trata-se de um hospedeiro em que o parasita apenas utiliza para ser passado de um hospedeiro a outro. É como se ele fosse o ‘transporte” do parasita.

Hospedeiro intermediário

Alguns parasitas necessitam de hospedeiros intermediários para que consigam completar seu ciclo. Um dos exemplos é a malária. Esta doença é causada por um protozoário, que tem no homem seu hospedeiro intermediário. Já o seu hospedeiro definitivo é o mosquito do gênero Anopheles: quando as fêmeas sugam o sangue de alguém contaminado com o protozoário causador da malária, ele termina seu ciclo, iniciado no ser humano e, com isso, se reproduz.

No caso da esquistossomose, causado pelo gênero de platelmintos tremátodes, este parasita tem como hospedeiros intermediários os caramujos, lesmas ou caracóis. As principais espécies de caramujos que atuam como intermediárias do Schistosoma mansoni são BiomphalariaglabrataBiomphalariatenagophila e Biomphalariastraminea, as quais pertecem à família Planorbidae.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

SUCEN. Hospedeiros intermediários. Disponível em: <http://www.saude.sp.gov.br/sucen-superintendencia-de-controle-de-endemias/programas/esquistossomose/hospedeiros-intermediarios>. Acesso em 13/06/17.

Malária. O corpo humano. Disponível em: <http://www.ocorpohumano.com.br/index1.html?http://www.ocorpohumano.com.br/par_malaria.htm>. Acesso em 13/06/17.

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Progestina

PUBLICIDADE O termo progestina geralmente se refere a uma forma sintética do hormônio feminino progesterona, …

Pleiotropia

Pleiotropia

PUBLICIDADE O que é pleiotropia? A pleiotropia ocorre quando um gene influencia duas ou mais características …

Pinheirais

Pinheirais

PUBLICIDADE O que são pinheirais? Os pinheiros (gênero Pinus) são espécies de coníferas da família …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.