Breaking News
Home / Biologia / Agricultura Biológica

Agricultura Biológica

PUBLICIDADE

A Agricultura Biológica é uma agricultura sustentável a nível econômico, social e ambiental, promovendo elevada qualidade nos produtos, utilizando práticas de sustentabilidade. A agricultura biológica é conhecida também como agricultura orgânica, agricultura ecológica ou agricultura natural, variando a denominação conforme o país.

A Agricultura Biológica, também é conhecida como ‘agricultura orgânica’ (Brasil e países de língua inglesa), ‘agricultura ecológica’ (Espanha, Dinamarca) ou ‘agricultura natural’ (Japão).

Ecológica: Baseia-se no funcionamento do ecossistema agrário e recorre a práticas como rotações culturais, adubos verdes, luta biológica contra pragas e doenças – que fomentam o seu equilíbrio e biodiversidade.

Holística: Baseia-se na interação dinâmica entre o solo, as plantas, os animais e os humanos, considerados como uma cadeia indissociável, em que cada elo afeta os restantes.

Sustentável: visa manter e melhorar a fertilidade do solo a longo prazo, preservando os recursos naturais solo, água e ar e minimizar todas as formas de poluição que possam resultar de práticas agrícolas. Reciclar restos de origem vegetal ou animal de forma a devolver nutrientes à terra, minimizando deste modo o uso de recursos não-renováveis.

Depender de recursos renováveis em sistemas agrícolas organizados a nível local. Assim, exclui a quase totalidade dos produtos químicos de síntese como adubos, pesticidas, reguladores de crescimento e aditivos alimentares para animais.

Agricultura Biológica

As práticas da agricultura biológica são as seguintes:

Utilizam adubos orgânicos conhecidos também como adubos verdes, além da compostagem (processo de reciclagem do lixo orgânico).

Não utilizam químicos, visando à saúde dos produtores e consumidores que evitam contato com químicos nocivos. Esta prática também preserva o meio ambiente da contaminação nos solos e nas águas, cuja grande parte da responsabilidade é da agropecuária.

A produção animal biológica segue normas de ética e respeito pelo bem-estar animal. A alimentação é adequada a cada espécie e, preservam o respeito às condições naturais dos animais. Além de não utilizar de hormônios de crescimento nos mesmos.

O solo fértil é uma das principais preocupações da agricultura biológica, com objetivo de conservar o mesmo, aumentando sua fertilidade e, o seu teor de matéria orgânica, que o deixa rico em nutrientes.Os alimentos que são cultivados em solo equilibrado, onde tais práticas são inseridas,faz com que as plantas cresçam mais saudáveis, trazendo uma maior qualidade para os alimentos.

Garante a preservação da água para as atuais e futuras gerações, respeitando assim os recursos naturais e, contribuindo para o equilíbrio da natureza e para um ambiente saudável. Além de preservar as práticas entre a agricultura e floresta.

Utiliza variedades de sementes locais com grande valor nutritivo e cultural. Combinam os conhecimentos modernos com as práticas e saberes tradicionais, dispensando o uso de produtos poluentes ao meio ambiente.

Atua também como uma escola prática de educação ambiental, oferecendo aos jovens de hoje, um modelo para o planeta de desenvolvimento sustentável, econômico e social.

Camila Correia

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Plastos

Plastos

PUBLICIDADE O que são plastos? Os plastos ou plastídeos são organelas de dupla membrana encontrados …

Plantas Tóxicas

Plantas Tóxicas

PUBLICIDADE O que são plantas tóxicas? As plantas tóxicas também chamadas de plantas venenosas contêm …

Plantas Carnívoras

Plantas Carnívoras

PUBLICIDADE O que são plantas carnívoras? As plantas carnívoras são definidas como plantas que atraem, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.