Breaking News
Home / Biologia / Flavonoides

Flavonoides

PUBLICIDADE

Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis ​​pelas cores brilhantes das frutas e vegetais.

Os pesquisadores isolaram mais de 4.000 bioflavonoides diferentes, que podem ser divididos em quatro grandes categorias. As fontes dietéticas mais ricas desses pigmentos vegetais incluem chá verde, frutas vermelhas , vinho tinto , frutas cítricas, salsa, cebola e legumes. Os cientistas atribuem aos bioflavonoides muitos efeitos benéficos à saúde, incluindo redução do colesterol, fortalecimento dos vasos sanguíneos e aumento da capacidade do corpo de lidar com vírus, carcinógenos e alérgenos. Os compostos também possuem poderosas propriedades antioxidantes ou anti-envelhecimento, defendendo o corpo dos efeitos deletérios de poluentes, radicais livres e outras toxinas.

As quercetinas são os mais ativos dos flavonoides, possuindo efeitos antivirais, antioxidantes e anti-inflamatórios. As quercetinas são úteis em praticamente todas as doenças alérgicas e inflamatórias, incluindo febre do feno , asma , artrite reumatoide e lúpus . Eles ajudam a prevenir a retinopatia e catarata relacionadas ao diabetes , bem como a amplificar a secreção de insulina. Além disso, eles inibem o herpes simplex, a poliomielite, a gripe e os vírus do resfriado. O intervalo de dosagem padrão é de 200 a 400 miligramas três vezes ao dia, cerca de 20 minutos antes das refeições.

Flavonoides

Os flavonoides são vários compostos encontrados naturalmente em frutas e legumes, além de produtos como vinho, chá e chocolate. Existe seis tipos diferentes de flavonoides que encontramos nos alimentos, e cada tipo é decomposto pelo seu corpo de uma forma diferente.

Os flavonoides são ricos em antioxidantes e ajudam o organismo a evitar as toxinas.Acrescentar alimentos com essa substancia auxilia na saúde e diminuição de doenças. Eles são responsáveis ​​pelas cores vivas em frutas e vegetais.

Flavonoides – Função

Os flavonoides auxiliam a normalizar a atividade celular e no combate aos radicais livres que são causadores de estresse oxidativo no organismo. Eles ajudam no funcionamento como um todo no corpo.

Existem diverso grupos de flavonoides que incluem as antocianidinas, flavonoides, flavonas, flavonóis, flavononas e isoflavonas.

Dentro do subgrupo flavanol, existem ainda mais subgrupos. Cada um desses subgrupos e cada tipo de flavonoide carrega seu próprio conjunto distinto de ações, benefícios e alimentos originários.

Fonte: www.wisegeekhealth.com/www.bionetonline.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Estrogênio

PUBLICIDADE Estrogênio – Definição O estrogênio é um dos dois principais hormônios sexuais das mulheres. O outro …