Breaking News
Home / Saúde / Epiglote

Epiglote

PUBLICIDADE

O que é

A epiglote é uma estrutura anatômica que é projetada para evitar que os animais inalem alimentos ou líquidos enquanto comem e engolem.

Você pode pensar nela como uma tampa ou aba que cobre a traqueia , criando um selo que não permite que nada além do ar entre na traqueia.

Essa estrutura anatômica é muito importante, pois, sem ela, um organismo correria o risco de asfixia e tosse toda vez que tentasse comer.

Para usar uma analogia que pode ser familiar para você, a epiglote é muito parecida com um assento de vaso sanitário preso à raiz da língua. Durante as atividades normais, ele é deixado na posição para cima, permitindo que o ar flua livremente para a laringe e traqueia.

No entanto, quando um organismo começa a comer, a epiglote se fecha, cobrindo a abertura na traqueia. Quando o organismo acaba de engolir, a aba recomeça para permitir que o organismo respire.

A função da epiglote é possibilitada pelo fato de ser feita de cartilagem elástica.

A cartilagem é tipicamente muito rígida, mas o tecido cartilaginoso elástico é composto de minúsculos feixes de fibras extremamente elásticas que o tornam flexível e resistente. Quando revestido com membranas mucosas, como no caso dessa estrutura, o tecido elástico da cartilagem é macio o suficiente para formar uma vedação firme e rígido o suficiente para resistir à ação da deglutição.

O movimento da epiglote é desencadeado por movimentos do osso hióide durante a deglutição, o que significa que os organismos não precisam aprender a movê-lo durante a deglutição, porque eles nascem com a capacidade de fazê-lo. Como a estrutura não é controlada pela atividade cerebral , ela também não depende de sinais nervosos.

É basicamente como uma parte mecanizada que não requer manutenção real por parte do usuário.

Às vezes, a epiglote pode ficar inflamada, em uma situação conhecida como epiglotite. A inflamação faz com que o retalho inche, e isso pode ser extremamente perigoso, já que o tecido inchado pode inibir a respiração.

O tratamento imediato é necessário para tal inflamação, a fim de garantir que o paciente possa respirar e, em alguns casos, o paciente pode necessitar ser intubado para garantir sua via aérea até que a causa do inchaço possa ser resolvida.

Função

A epiglote é uma aba de cartilagem em forma de folha localizado atrás da língua, no topo da laringe ou caixa de voz.

A principal função da epiglote é fechar a traqueia durante a refeição, para que a comida não seja acidentalmente inalada.

A epiglote também ajuda em alguns aspectos da produção de som em certas línguas.

Anatomia da garganta

A anatomia da garganta consiste em cinco partes principais: o esôfago, traqueia, cordas vocais, amígdalas e a epiglote.

O esôfago é o tubo que permite a deglutição adequada. Também conhecida como traqueia, a traqueia é o que ajuda a transportar o ar para os pulmões. As cordas vocais, localizadas na caixa de voz, são o que ajudam a produzir ruído.

As tonsilas são pedaços de tecido localizados na parte de trás da garganta, enquanto a epiglote é um pequeno retalho que impede a entrada de alimentos nos pulmões.

Permitindo que uma pessoa engula adequadamente, o esôfago tem aproximadamente 23 cm de comprimento e está localizado entre a coluna e a traqueia. É um tubo muscular que vai da garganta até o estômago.

As paredes do tubo se contraem e forçam a comida até o estômago.

A traqueia é a parte da anatomia da garganta que ajuda a levar o ar para os pulmões depois de passar inicialmente pela laringe . Ao expirar, o ar passa dos pulmões, pela traqueia, depois pela laringe e finalmente pelo nariz e pela boca. Ele também atende pelo nome de traqueia.

As cordas vocais são a parte da anatomia da garganta que permite que a voz de uma pessoa aconteça. A cartilagem em frente é o que é referido como o “pomo de Adão” nos homens.

Os cordões se apertam quando a fala ocorre e a voz de uma pessoa é produzida quando o ar passa entre as cordas e faz com que elas vibrem. Os lábios, dentes e língua são o que ajuda a pessoa a formar esse ruído em palavras.

As tonsilas são protuberâncias de formato oval na parte de trás da garganta. Alguns acham que as amígdalas não têm propósito, mas são a parte da anatomia da garganta que acredita-se que ajuda a filtrar vírus e bactérias; no entanto, é discutível se este é apenas o caso de crianças com menos de um ano de idade ou se é de todas as idades.

A tonsilite é causada quando as amígdalas incham e, embora possa se limpar sozinha, repetidas crises ou casos graves podem exigir a remoção das amígdalas.

A epiglote é um retalho de cartilagem que impede a entrada de alimentos nos pulmões. Durante a deglutição, a epiglote achata e cobre a laringe; caso contrário, o retalho estará na posição vertical e os músculos estarão relaxados.

Sem essa pequena aba, ocorrerá asfixia ou tosse toda vez que a alimentação ocorrer.

Epiglote – Fotos

Fonte: Colégio São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.