Breaking News
Home / Biologia / Sistemática

Sistemática

PUBLICIDADE

O que é sistemática?

A sistemática é uma ciência que estuda através do agrupamento de determinados grupos e espécies baseado nas novidades evolutivas que são compartilhadas pelas mesmas, ou seja, descrever a biodiversidade e compreender as relações entre os organismos. Base de toda biologia comparada, é o ponto de partida de qualquer estudo em biologia.

A história da sistemática começa em 340 a.C com Aristóteles que inventou a história natural e afirmou existir uma gradação na natureza, foi ele quem percebeu a complexidade dos organismos e, que existem espécies mais simples e outras mais complexas. Porém foi efetivamente criada por Willi Hennig e difundida a partir dos anos 1970. A sistemática inclui a taxonomia que é a ciência da descoberta, descrição e classificação dos grupos e espécies e, também incluía filogenia que são as relações evolutivas entre os organismos, ou seja, sistemática é a classificação dos diversos seres vivos de acordo com suas características.

No mundo estão descritas mais de 1,5 milhões de espécies das mais diversas, desde micro-organismos como bactérias à macroscópicos como sapo, borboleta, porém a estimativa é de um número ainda maior entre 5 a 100 milhões de espécies ainda para serem descobertas.

Primeiramente é organizada da seguinte maneira: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie. Produz cladogramas ou árvores filogenéticas, que é o principal objetivo que a sistemática irá produzir, ou seja, os gráficos que demonstram o grau de parentesco entre as diferentes espécies.

Outra questão importante para a sistemática é a definição de Sinapomorfias que significa sin = junto; apo=depois e morfo = forma, ou seja, forma mais evoluída que reúne dois ou mais indivíduos, são novidades evolutivas que irão ser compartilhadas entre vários organismos, reunindo-os em um grupo.

Outro ponto importante da sistemática são os tipos de agrupamentos que são divididos em:

Monofilético: Todos os descendentes de um ancestral.

Parafilético: Todos os descendentes exceto um grupo.

Polifilético: Todos os descendentes exceto dois ou mais grupos.

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Risco Biológico

PUBLICIDADE Definição de Risco biológico Os perigos biológicos ou Riscos biológico são substâncias orgânicas que representam uma ameaça …

Carragenina

PUBLICIDADE Definição de Carragenina A carragenina é um aditivo alimentar comum extraído de algas vermelhas, usada principalmente …

Algas Vermelhas

PUBLICIDADE Definição de Algas Vermelhas Todas as algas marinhas podem ser amplamente divididas em três …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.