Breaking News
Home / Biologia / Sistemática

Sistemática

O que é sistemática?

A sistemática é uma ciência que estuda através do agrupamento de determinados grupos e espécies baseado nas novidades evolutivas que são compartilhadas pelas mesmas, ou seja, descrever a biodiversidade e compreender as relações entre os organismos. Base de toda biologia comparada, é o ponto de partida de qualquer estudo em biologia.

A história da sistemática começa em 340 a.C com Aristóteles que inventou a história natural e afirmou existir uma gradação na natureza, foi ele quem percebeu a complexidade dos organismos e, que existem espécies mais simples e outras mais complexas. Porém foi efetivamente criada por Willi Hennig e difundida a partir dos anos 1970. A sistemática inclui a taxonomia que é a ciência da descoberta, descrição e classificação dos grupos e espécies e, também incluía filogenia que são as relações evolutivas entre os organismos, ou seja, sistemática é a classificação dos diversos seres vivos de acordo com suas características.

No mundo estão descritas mais de 1,5 milhões de espécies das mais diversas, desde micro-organismos como bactérias à macroscópicos como sapo, borboleta, porém a estimativa é de um número ainda maior entre 5 a 100 milhões de espécies ainda para serem descobertas.

Primeiramente é organizada da seguinte maneira: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie. Produz cladogramas ou árvores filogenéticas, que é o principal objetivo que a sistemática irá produzir, ou seja, os gráficos que demonstram o grau de parentesco entre as diferentes espécies.

Outra questão importante para a sistemática é a definição de Sinapomorfias que significa sin = junto; apo=depois e morfo = forma, ou seja, forma mais evoluída que reúne dois ou mais indivíduos, são novidades evolutivas que irão ser compartilhadas entre vários organismos, reunindo-os em um grupo.

Outro ponto importante da sistemática são os tipos de agrupamentos que são divididos em:

Monofilético: Todos os descendentes de um ancestral.

Parafilético: Todos os descendentes exceto um grupo.

Polifilético: Todos os descendentes exceto dois ou mais grupos.

Camila Correia