Breaking News
Home / Biologia / Fermentação

Fermentação

O que é Fermentação?

PUBLICIDADE

Quando falamos em fermentação, estamos falando de um processo de liberação energético, o qual não envolve a participação do oxigênio. Desta forma, trata-se de um processo anaeróbio. Por meio da fermentação ocorre um conjunto de reações, por meio da qual moléculas orgânicas são degradadas em compostos simples, de forma a liberar energia.

O processo de fermentação é, inclusive, muito importante para as atividades humanas. Por meio dele é possível conseguir produzir uma série de alimentos, os quais necessitam de fermentação. Como exemplo, temos os pães, cervejas, vinhos, queijos, vinagre, entre outros produtos oriundos da fermentação.

Há três principais tipos de fermentação: a lática, a alcoólica e a acética. Vale ressaltar que a fermentação utiliza-se do mesmo processo inicial da respiração aeróbica: a glicólise, que é a quebra da molécula de glicose em duas moléculas de piruvato, sem a participação de oxigênio. Confira a equação:

C6H12O6 = 2 C3H4O3 + 2 H2 + energia

O piruvato originado deste processo poderá dar origem a outra substância, a qual determinará qual tipo de fermentação ocorreu: alcoólica (quando dá origem a álcool),lática (ácido lático) acética (ácido acético).

Vale ressaltar que a fermentação é feita por microrganismos em meios anaeróbicos, ou seja, em locais que, na ausência de oxigênio, ocorre um processo oxidativo incompleto. Assim, bactérias e fungos (leveduras) são os principais responsáveis pela fermentação.

Fermentação

Detalhe: a fermentação lática pode ocorrer nas células musculares. Trata-se de um processo alternativo, quando o organismo exige uma grande quantidade de oxigênio e não consegue a suprir (geralmente quando as pessoas fazem muitos exercícios). Na ausência de oxigênio, as células musculares fazem respiração anaeróbica, auxiliando na produção energética. Como subproduto, produz ácido lático, o qual ao fica concentrado no organismo. E é esse ácido que favorece as dores e a fadiga musculares.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

QUE CONCEITO. Fermentação. Disponível em: <http://queconceito.com.br/fermentacao>. Acesso em 21/08/17

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Palinologia

PUBLICIDADE Palinologia é o estudo do pólen da planta, esporos e certos organismos microscópicos do plâncton (chamados coletivamente de palinomorfos) …

Bioindicador

Bioindicador

PUBLICIDADE Definição Um bioindicador são espécies cujo desaparecimento ou perturbação dá um aviso prévio da degradação de …

Diatomáceas

PUBLICIDADE As diatomáceas são fitoplâncton onipresente que representam a fonte primária de fotossíntese (e produção de oxigênio) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.