Breaking News
Home / Biologia / Genes

Genes

PUBLICIDADE

Definição de Genes

Um gene é a unidade física e funcional básica da hereditariedade.

Os genes são feitos de DNA.

Alguns genes atuam como instruções para fazer moléculas chamadas proteínas.

No entanto, muitos genes não codificam para proteínas. Em humanos, os genes variam em tamanho, de algumas centenas de bases de DNA a mais de 2 milhões de bases.

Um esforço de pesquisa internacional chamado Projeto Genoma Humano, que trabalhou para determinar a seqüência do genoma humano e identificar os genes que ele contém, estimou que os humanos têm entre 20.000 e 25.000 genes.

Cada pessoa tem duas cópias de cada gene, uma herdada de cada pai. A maioria dos genes é igual em todas as pessoas, mas um pequeno número de genes (menos de 1% do total) é ligeiramente diferente entre as pessoas. Alelos são formas do mesmo gene com pequenas diferenças em sua sequência de bases de DNA. Essas pequenas diferenças contribuem para as características físicas únicas de cada pessoa.

Os genes desempenham um papel importante na determinação de características físicas – nossa aparência – e muitas outras coisas sobre nós.

Eles carregam informações que fazem de você quem você é e sua aparência: cabelos cacheados ou lisos, pernas longas ou curtas, até mesmo como você sorri ou sorri.

Muitas dessas coisas são passadas de uma geração para a outra em uma família por genes.

O gene é a unidade física básica de herança. Os genes são passados de pais para filhos e contêm as informações necessárias para especificar características. Os genes são organizados, um após o outro, em estruturas chamadas cromossomos. Um cromossomo contém uma única molécula de DNA longa, apenas uma parte da qual corresponde a um único gene. Os humanos têm aproximadamente 20.000 genes organizados em seus cromossomos.

As moléculas de DNA são encontradas nos cromossomos. Os cromossomos estão localizados dentro do núcleo das células.

Cada cromossomo é uma única molécula longa de DNA. Este DNA contém informações genéticas importantes.

Os cromossomos têm uma estrutura única, que ajuda a manter o DNA firmemente envolvido em torno das proteínas chamadas histonas. Se as moléculas de DNA não fossem ligadas pelas histonas, elas seriam muito longas para caber dentro da célula.

Por fim, um gene é definido como um segmento de DNA que contribui para o fenótipo/função. Na ausência de função demonstrada, um gene pode ser caracterizado por sequência, transcrição ou homologia.

O que são genes?

Os genes são uma sequência específica de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas informações sobre as características herdadas, ou seja, é a unidade fundamental da hereditariedade.

Estas sequências específicas do DNA contém um código de instruções para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo.

Os genes são encontrados nos cromossomos, estes últimos formados por uma cadeia longa de DNA, associado a proteínas e, envolvido em torno de uma proteína especial denominada histona.

Em cada cromossomo, existem diferentes genes, que determinam características específicas.

Genes

Na espécie humana existem 23 pares de cromossomos, sendo 22 pares de cromossomos autossomos (não sexuais) e um par de cromossomos sexuais (XY em homens e XX mulheres).

Os óvulos e espermatozoides possuem apenas metade destes cromossomos, ou seja, 23, que são transmitidos dos pais para os filhos, explicando assim as características herdadas e, o porquê da tendência a desenvolver determinadas doenças hereditárias.

Cada célula humana tem cerca de 25.000 genes. Todas as células do corpo possuem os mesmos genes (exceto óvulo e espermatozoide), porém algumas células as usam seletivamente, ou seja, um tipo de gene é ativado e outro desativado, o que garante a diferenciação celular.

Para realizar as funções básicas das células alguns genes permanecem ativos o tempo todo. Outros são desativados quando terminam sua função e, podem reiniciar as mesmas posteriormente, quando necessário.

Genes Dominantes e Genes Recessivos

Para cada característica do corpo, existem duas cópias do gene, um herdado do pai e outro da mãe, denominados alelos, atuando para sua expressão.

Para alguns genes somente uma cópia é necessária para ter determinada função ou doença, ou seja, alguns genes são dominantes sobre outros, sendo a presença de um único alelo capaz de expressar a característica. Já os genes recessivos só se expressam aos pares.

Por exemplo, o gene para olhos castanhos é dominante, enquanto o gene para olhos verdes é recessivo, então se você receber uma cópia do gene do olho castanho de um pai e uma cópia do gene do olho verde da mãe, você terá olhos castanhos. Só terá olhos verdes se tiver duas cópias do gene do olho verde (um de cada progenitor).

Gene – Hereditariedade

Um gene é marcado ao longo do comprimento de um cromossomo.

Gene, unidade de informação hereditária que ocupa uma posição fixa (locus) em um cromossomo. Os genes alcançam seus efeitos dirigindo a síntese de proteínas.

Em eucariotos (como animais, plantas e fungos), os genes estão contidos no núcleo da célula.

As mitocôndrias (em animais) e os cloroplastos (em plantas) também contêm pequenos subconjuntos de genes distintos dos genes encontrados no núcleo.

Em procariotos (organismos sem um núcleo distinto, como bactérias), os genes estão contidos em um único cromossomo que flutua livremente no citoplasma da célula. Muitas bactérias também contêm plasmídeos – elementos genéticos extracromossômicos com um pequeno número de genes.

O número de genes no genoma de um organismo (todo o conjunto de cromossomos) varia significativamente entre as espécies. Por exemplo, enquanto o genoma humano contém cerca de 20.000 a 25.000 genes, o genoma da bactéria Escherichia coli O157: H7 abriga precisamente 5.416 genes. Arabidopsis thaliana – a primeira planta para a qual uma seqüência genômica completa foi recuperada – tem cerca de 25.500 genes; seu genoma é um dos menores conhecidos pelas plantas. Entre os organismos existentes com replicação independente, a bactéria Mycoplasma genitalium tem o menor número de genes, apenas 517.

Estrutura química dos genes

Esta é uma fita de DNA. Você tem DNA dentro das células do seu corpo.
Um gene é uma pequena seção de DNA

Os genes são compostos de ácido desoxirribonucléico (DNA), exceto em alguns vírus, que possuem genes que consistem em um composto intimamente relacionado denominado ácido ribonucléico (RNA).

Uma molécula de DNA é composta de duas cadeias de nucleotídeos que se enrolam uma na outra para se assemelhar a uma escada torcida.

Os lados da escada são feitos de açúcares e fosfatos, e os degraus são formados por pares ligados de bases nitrogenadas.

Essas bases são adenina (A), guanina (G), citosina (C) e timina (T).

Um A em uma cadeia liga-se a um T na outra (formando assim um degrau de escada A – T); da mesma forma, um C em uma cadeia se liga a um G na outra. Se as ligações entre as bases forem quebradas, as duas cadeias se desenrolam e os nucleotídeos livres dentro da célula se ligam às bases expostas das cadeias agora separadas.

Os nucleotídeos livres se alinham ao longo de cada cadeia de acordo com a regra de emparelhamento de base – ligações A a T, ligações C a G.

Este processo resulta na criação de duas moléculas de DNA idênticas de um original e é o método pelo qual a informação hereditária é passada de uma geração de células para a próxima.

Fonte: Camila Correia/medlineplus.gov/kidshealth.org/www.genome.gov/genetics.thetech.org/Encyclopaedia Britannica/www.medicalnewstoday.com/www.mountainstatesgenetics.org/www.genesandhealth.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.