Breaking News
Home / Biologia / Genes

Genes

PUBLICIDADE

O que são genes?

Os genes são uma sequência específica de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas informações sobre as características herdadas, ou seja, é a unidade fundamental da hereditariedade. Estas sequências específicas do DNA contém um código de instruções para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo.

Os genes são encontrados nos cromossomos, estes últimos formados por uma cadeia longa de DNA, associado a proteínas e, envolvido em torno de uma proteína especial denominada histona. Em cada cromossomo, existem diferentes genes, que determinam características específicas.

Genes

Na espécie humana existem 23 pares de cromossomos, sendo 22 pares de cromossomos autossomos (não sexuais) e um par de cromossomos sexuais (XY em homens e XX mulheres). Os óvulos e espermatozoides possuem apenas metade destes cromossomos, ou seja, 23, que são transmitidos dos pais para os filhos, explicando assim as características herdadas e, o porquê da tendência a desenvolver determinadas doenças hereditárias.

Cada célula humana tem cerca de 25.000 genes. Todas as células do corpo possuem os mesmos genes (exceto óvulo e espermatozoide), porém algumas células as usam seletivamente, ou seja, um tipo de gene é ativado e outro desativado, o que garante a diferenciação celular.

Para realizar as funções básicas das células alguns genes permanecem ativos o tempo todo. Outros são desativados quando terminam sua função e, podem reiniciar as mesmas posteriormente, quando necessário.

Genes Dominantes x Genes Recessivos

Para cada característica do corpo, existem duas cópias do gene, um herdado do pai e outro da mãe, denominados alelos, atuando para sua expressão.

Para alguns genes somente uma cópia é necessária para ter determinada função ou doença, ou seja, alguns genes são dominantes sobre outros, sendo a presença de um único alelo capaz de expressar a característica. Já os genes recessivos só se expressam aos pares.

Por exemplo, o gene para olhos castanhos é dominante, enquanto o gene para olhos verdes é recessivo, então se você receber uma cópia do gene do olho castanho de um pai e uma cópia do gene do olho verde da mãe, você terá olhos castanhos. Só terá olhos verdes se tiver duas cópias do gene do olho verde (um de cada progenitor).

Camila Correia

Veja também

Algas Dinophytas

Algas Dinophytas

PUBLICIDADE O que são algas dinophytas? As algas dinófitas, pertencem ao Filo Dinophyta e a …

Endoderma

PUBLICIDADE Definição de endoderma Endoderma ou Endoderme é a mais interna das três camadas germinativas, …

Alelos Múltiplos

PUBLICIDADE O que são alelos múltiplos? Os alelos múltiplos ou polialelia são casos em que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.