Breaking News
Home / Biologia / Seleção Sexual

Seleção Sexual

PUBLICIDADE

O que é Seleção Sexual?

O conceito de Seleção Sexual, proposta por Charles Darwin, vem principalmente para ajudar a explicar porque a Seleção Natural não explica todas as características adaptadas de comportamento nos indivíduos.

É importante pensarmos que as espécies precisam se alimentar, precisam se proteger, mas é essencial suas relações inter-específica, ou seja, entre a mesma espécie. Os indivíduos são dotados de impulsos para se reproduzir não para dar continuidade a espécie, mas sim para passar seus genes adiante e garantir sua espécie. Nesse panorama de reprodução sexuada, Darwin propôs o que chamou de Seleção Sexual, que nada mais é do que o processo e o resultado das escolhas dos parceiros reprodutivos da mesma espécie.

Seleção Sexual

Darwin explica que entre animais que os sexos podem ser distinguidos pela morfologia dos órgãos reprodutores, que são os caracteres primários. Porém, existem os caracteres secundários, que são estruturas que não são explicadas pela Seleção Natural, já que não estão ligadas a sobrevivência dos indivíduos, mas que são resultados de características nos machos selecionadas pelas fêmeas. Na maioria das espécies é o macho que tem estruturas ou comportamentos mais exuberantes, e isso leva a proposta de que é a fêmea com sua capacidade sensorial e mental que escolhe o macho “melhor” para ela.

O grupo no qual os efeitos da Seleção Natural é mais notório é o das aves, nas quais podemos ver penas coloridas, cantos diferenciados, arquitetura na construção de ninhos ou pavilhões para corte às fêmeas. Além de ser bem observado também nos mamíferos, nos chifres, listras, jubas, coloração entre outras.

Darwin não chegou a propor uma Teoria sobre a Seleção Sexual, mas sugeriu que os caracteres secundários teriam ligação as escolhas femininas, porém não explicou como a mente animal pode levar as fêmeas a escolher determinadas características nos machos.

Por: Ana Rosa Calheiro
Graduada em Ciências Biológicas

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Interfase

Interfase

PUBLICIDADE Definição de Interfase Antes que uma célula possa se reproduzir, ela precisa executar uma …

Um exemplo importante de dissacarídeos é a Lactose.

Dissacarídeos

PUBLICIDADE Definição dos Dissacarídeos Os dissacarídeos, também chamado de açúcar duplo, é uma molécula formada por …

Pomologia

PUBLICIDADE Definição de Pomologia Pomologia é a ciência do cultivo de frutas. É um ramo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.