Breaking News
Home / Biologia / Importância da Água

Importância da Água

PUBLICIDADE

Qual a importância da água?

água é uma das substâncias mais importantes da Terra. Todas as plantas e animais devem ter água para sobreviver. Se não houvesse água, não haveria vida na terra.

A água trata-se de uma substância, cuja composição pode parecer simples, mas na verdade é muito complexa. Basta dizer que ela pode dissolver diferentes elementos químicos (silício, magnésio e cálcio) e, também gases como o oxigênio e o gás carbônico.

Tem como propriedades ser insípida (sem sabor), inodora (sem cheiro) e praticamente incolor. Em grandes volumes apresenta uma tonalidade azulada.

Embora não seja um elemento químico e sim uma substância composta de hidrogênio e oxigênio, a água esta associada ao metabolismo dos seres vivos.

O peso corporal de uma pessoa é composto de 60 a 70% de água, a qual tem tanto a função de regular a temperatura interna, quanto garantir o funcionamento de todas as funções orgânicas.

Importância da Água
Água

Em geral, a água também é utilizada para quase tudo o que os seres humanos desfrutam na Terra. Desde a produção e o preparo dos alimentos, as produções industriais de todo o tipo, a ciência por trás dos medicamentos, as diferentes bebidas disponíveis, a higiene corporal proporcionada pelos banhos e produtos cosméticos.

A água é o elemento fundamental para a existência da vida na Terra. Todos os seres vivos dependem dela para sobreviver e, para garantir a permanência da espécie, a água sustenta a vida.

Entretanto, apesar de toda a sua importância, é um recurso que pode acabar, por isso, exige cuidados em relação à sua quantidade de uso, à qualidade, às suas fontes e distribuição desigual pelo planeta.

Segundo a ONU, a escassez de água já atinge mais de dois bilhões de pessoas. Esse número pode dobrar em menos de 20 anos.

A água cobre aproximadamente três quartos da superfície da Terra. 97,5% desse total é formada de água salgada (oceanos e mares) e 2,5% de água doce (rios e lagos).

Apenas 0,4% estão disponíveis para o consumo direto. E o que pode ser ainda mais grave é que não se sabe ao certo qual parte desses mananciais está livre de contaminação.

Importância da água no Corpo Humano

A água é muito importante para o corpo humano. Cada uma de suas células, órgãos e tecidos usam água para ajudar na regulação da temperatura, mantendo a hidratação e as funções corporais. Além disso, a água atua como um lubrificante e amortece as articulações.

Plantas e animais precisam de água

A água não é simplesmente saudável para o seu corpo, é absolutamente essencial.

Todos os principais sistemas do corpo dependem da água para funcionar. Isso não é surpreendente, visto que aproximadamente dois terços do seu corpo é água.

A água é muito importante para o corpo humano.

A água é usada em todas as células do seu corpo humano.

A água viaja por todo o seu corpo humano carregando nutrientes, oxigênio e resíduos de e para as células e órgãos.

A água mantém o seu corpo humano frio como parte do sistema regulador de temperatura do corpo.

A água amortece as articulações e protege os tecidos e órgãos de choques e danos.

A água atua como um lubrificante para as articulações, boca e sistema digestivo na saliva e no nariz, garganta, olhos e estômago como parte do muco.

A água ajuda na digestão e absorção dos alimentos, bem como na remoção de resíduos do seu corpo.

A água é o meio pelo qual todas as vitaminas e minerais essenciais são transportados nos corpos dos organismos vivos (devido à sua capacidade de dissolver uma ampla gama de substâncias).

A água também desempenha um papel vital na facilitação do trabalho das enzimas nos organismos vivos. Por exemplo, o bicarbonato de sódio secretado pelo pâncreas é quebrado em íons pela água, tornando o meio suficientemente alcalino para que as enzimas funcionem.

A água ajuda a manter a temperatura corporal em plantas e animais. Para diminuir a temperatura em seus corpos, os animais perdem água pela transpiração (suor) e as plantas perdem água pela transpiração.

O conteúdo insuficiente de água no corpo humano resulta em desidratação grave, que geralmente é acompanhada por insuficiência renal, convulsões e inchaço no cérebro.

A água ajuda a melhorar a circulação de oxigênio por todo o corpo.

A excreção de resíduos no corpo humano requer água. Níveis insuficientes de água no corpo podem aumentar a pressão sobre os rins, resultando na formação de pedras nos rins.

A água também ajuda a manter um peso saudável.

Fonte: Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.