Breaking News
Home / Biologia / Monocotiledôneas

Monocotiledôneas

O que são Monocotiledôneas?

PUBLICIDADE

As angiospermas, plantas com flores, estão divididas em dois grupos: as monocotiledônease as eudicotiledôneas.  As monocotiledôneas representam uma das mais antigas linhagens de angiospermas, com origem provavelmente próxima a do grupo das eudicotiledôneas.

Existem cerca de 52 mil espécies atualmente reconhecidas em monocotiledôneas, sendo que metade destas estão posicionadas nas famílias das orquídeas e das gramíneas. As espécies de monocotiledôneas são encontradas nos diversos habitats de todos os continentes, geralmente são herbáceas, raramente lenhosas como, por exemplo, as palmeiras.

As plantas pertencentes a esse grupo apresentam grande importância econômica em vários segmentos, destacando-se o no alimentício com as gramíneas (arroz, milho, trigo, aveia, cevada, centeio), a cana-de açúcar, o inhame, a cebola e o alho, e ornamental com as orquídeas, as bromélias, as palmeiras, os bambus e os lírios.

Características das Monocotiledôneas

As monocotiledôneas são caracterizadas morfologicamente pela semente com cotilédone único (reservas nutritivas para o embrião), as folhas com venação paralelinérvea e com bainha, raízes fasciculadas e ausência de câmbio vascular. Por muito tempo, acreditava-se que as flores trímeras (com 3 pétalas e 3 sépalas) e uma abertura no grão de pólen, eram características exclusivas das monocotiledôneas. Com mais estudos morfológicos e genéticos, hoje sabemos que essas características estão presente em outros grupos das angiospermas.

Entre as monocotiledôneas, alguns grupos merecem destaque na estratégia de polinização, como as orquídeas, que representam a segunda maior família das angiospermas. Suas flores possuem formas e cores que atraem vários polinizadores, como abelhas, borboletas, besouros, mariposas, morcegos e aves.

O gênero Ophryspossui cerdas em uma das pétalas, que são semelhantes a fêmea de uma espécie de abelha, assim o macho procura a flor achando que irá acasalar. Outro grupo especializado são as gramíneas, que apresentam flores muito pequenas e produzem uma grande quantidade de pólen, que é dispersado pelo vento,enquanto que a parte feminina da flor, é grandes e eficaz para receber o pólen.

Venação paralelinérvea em folha de monocotiledônea
Venação paralelinérvea em folha de monocotiledônea

Bainha na folha de uma palmeira
Bainha na folha de uma palmeira

Flor da orquídea Ophrys, que engana seu polinizar.
Flor da orquídea Ophrys, que engana seu polinizar.

Milena Ventrichi Martins

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Síntese de Proteínas

PUBLICIDADE O que é a síntese de proteínas? A síntese de proteínas é um processo …

Teoria do Encaixe Induzido

PUBLICIDADE O que é a teoria do encaixe induzido? A teoria do encaixe induzido foi proposta …

Sinalização Celular

PUBLICIDADE O que é sinalização celular? A sinalização celular é um processo de comunicação entre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.