Breaking News
Home / Biologia / Célula Animal

Célula Animal

PUBLICIDADE

Quando falamos em Célula Animal, estamos nos referindo a uma célula eucariótica, ou seja, aquela que conta com uma membrana separando o núcleo do citoplasma. Estas células, como o próprio nome diz, são encontradas nos animais. Já os vegetais, por sua vez, contam com células vegetais.

Assim, ao falarmos nas células animais, primeiramente precisamos entender as diferenças destas células comparadas a dos vegetais. Todos os animais são formados por células, as quais formam os tecidos que, por fim, formam os órgãos. Os vegetais também são formados por células, a diferença é que estas estruturas nestes organismos contam com características que as distinguem dos animais.

As células vegetais apresentam, ao contrário das animais, uma parede celular, que reveste a membrana plasmática. Também são encontradas algumas organelas, como os plastos, os quais recebem nome segundo as substâncias que reservam. Logo, é possível encontrar cloroplastos, cromoplastos e leucoplastos. Também há vacúolos, que são organelas que servem para o armazenamento de substâncias, ocupando grandes espaços na célula vegetal.

Após abordarmos a diferença entre uma célula animal e uma vegetal, podemos então explicar as características de uma célula animal. Este tipo de célula apresenta organelas (as quais também estão presentes na célula vegetal), cada uma responsável por uma função celular.

Célula Animal
Célula Animal

Organelas da Célula Animal

Centríolos: responsáveis por auxiliar nos processos de divisão celular (meiose e mitose);

Complexo de Golgi: tem como função o armazenamento e liberação de proteínas;

Lisossomos: atuam na degradação e digestão de partículas do meio exterior e auxiliam na renovação celular de organelas envelhecidas;

Membrana Plasmática: é a membrana que envolve a célula, responsável por processos de revestimento, proteção e permeabilidade seletiva;

Microtúbulos: entre as funções, formam o citoesqueleto, atuam na movimentação de organelas celulares e auxiliam no transporte intracelular de substâncias;

Mitocôndrias: atuam no processo de respiração celular;

Núcleo Celular: nele estão os cromossomos. É ele quem é responsável pelo controle da célula, coordenando as reações químicas celulares;

Retículo Endoplasmático Liso: são essenciais para a produção de lipídios;

Retículo Endoplasmático Rugoso: transporte proteico;

Ribossomos: atuam no processo de síntese proteica.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

JUNQUEIRA L.C.; CARNEIRO J. Histologia básica. 10ª edição. 2004.

RAVEN, P.H., EVERT, R.F. & EICHHORN, S.E. 1996. Biologia Vegetal, 5a. ed. Coord. Trad. J.E.Kraus. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Ecologia Vegetal

Ecologia Vegetal

Definição de ecologia vegetal PUBLICIDADE A ecologia vegetal é a ciência das relações entre os organismos e seus …

Translocação cromossômica

Translocação cromossômica

PUBLICIDADE Definição O termo translocação é usado quando a localização de um material cromossômico específico muda. A translocação é …

Fosfatidiletanolamina

Fosfatidiletanolamina

Definição de fosfatidiletanolamina PUBLICIDADE A fosfatidiletanolamina é qualquer um de um grupo de fosfolipídios que ocorrem especialmente no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.