Breaking News
Home / Biologia / Câmara Hiperbárica

Câmara Hiperbárica

PUBLICIDADE

O que é uma câmara hiperbárica?

No início da década de 1990, fotos de tabloides do cantor pop Michael Jackson deitado em um dispositivo médico invulgar envolto em vidro foram publicadas em todo o mundo.

Havia rumores de um tratamento anti-envelhecimento secreto ou terapia intensiva de oxigênio, mas na realidade a máquina era uma câmara hiperbárica.

Uma câmara hiperbárica usa bombas e válvulas para recriar a maior pressão de ar experimentada pelos mergulhadores debaixo d’água.

Oxigênio puro ou outras misturas de gases saturados também podem ser bombeados para uma câmara hiperbárica para fins médicos.

Câmara Hiperbárica

A condição atmosférica normal que todos experimentamos em terra firme é chamada de pressão normobárica. Quando os mergulhadores vão sob a superfície, a pressão da água e do ar acima deles aumenta com a profundidade. Essa pressão adicional causa várias mudanças na maneira como o corpo humano processa gases sanguíneos como oxigênio e nitrogênio.

Se um mergulhador emergir muito rapidamente, os gases no sangue podem se converter em bolhas e causar uma situação muito perigosa chamada de curvas, ou doença descompressiva.

Uma câmara hiperbárica, às vezes chamada de câmara de descompressão, pode retornar o mergulhador à mesma profundidade e pressão experimentada durante o mergulho real.

Este procedimento na câmara hiperbárica permite que o nitrogênio das bolhas escape naturalmente, deixando apenas o oxigênio absorvível.

A utilidade de uma câmara hiperbárica não se limita à doença descompressiva. Certas doenças, como diabetes ou anemia, não permitem que as células sanguíneas se tornem supersaturadas com oxigênio à pressão atmosférica normal. Colocando o paciente em uma câmara hiperbárica e administrando oxigênio puro, os médicos podem aumentar a quantidade de células de oxigênio transportadas pela corrente sanguínea.

Pacientes que sofrem de gangrena gasosa ou infecções bacterianas carnívoras também podem se beneficiar do aumento da pressão atmosférica da câmara hiperbárica.

Nos Estados Unidos, os tratamentos de câmara hiperbárica são reconhecidos como seguros e eficazes para um punhado de condições médicas.

Os países europeus e escandinavos aprovaram um uso mais amplo da câmara hiperbárica, especialmente quando usada em conjunto com terapias de oxigênio.

O tratamento em uma câmara hiperbárica comercial pode ser bastante caro, e alguns mergulhadores com doença da compressão podem exigir dezenas de tratamentos.

Os profissionais médicos ainda estão debatendo quaisquer outros benefícios derivados dos tratamentos da câmara hiperbárica, incluindo efeitos reduzidos do envelhecimento e melhor resistência mental.

Existem empresas em todo o mundo que podem fornecer modelos de câmaras hiperbáricas privadas para uso doméstico.

Câmara Hiperbárica – Aparelho

Câmara Hiperbárica

Câmara hiperbárica é um aparelho que ajuda na cicatrização de feridas. Indicado principalmente para portadores de diabetes.

câmara hiperbárica serve para fazer as aplicações de oxigenoterapia em determinadas doenças. Pacientes com infecções graves, inflamações, feridas que não cicatrizam, complicações de cirurgia, queimaduras, traumatismos etc, podem se beneficiar com esse tratamento.

Sem contra-indicações, o tratamento é baseado no oxigênio 100% puro, que é fornecido para o paciente dentro da câmara. Você fornece o oxigênio que vai ser necessário no organismo.

Mais ou menos como se fosse um antibiótico por boca, que pela circulação vai ao lugar onde tem a infecção. Aí é o oxigênio que vai trabalhar dessa maneira.

A câmara traz muitos benefícios principalmente no tratamento de cicatrizações de pacientes com diabetes, pois o paciente com diabetes, por melhor tratamento que ele tenha, depois de abrir uma ferida, a chance de precisar de amputação é de 30%. Com a utilização da câmara hiperbárica, essa necessidade cai para 8%.

O número de sessões varia conforme o grau de comprometimento da lesão. E não há nenhum desconforto para o paciente. O paciente dentro de uma câmara hiperbárica fica bastante confortável, porque é um lugar com uma temperatura agradável, oxigênio 100% puro, ele respira normalmente.

Câmara Hiperbárica – Câmara de descompressão

Câmara Hiperbárica, também chamada de câmara de descompressão ou câmara hiperbárica, câmara selada em que uma alta- pressão ambiente é usado principalmente para tratar a doença de descompressão, gás embolia, monóxido de carbono envenenamento, gás gangrena resultante de infecção por bactérias anaeróbias, lesão tecidual decorrente de radioterapia para câncer e feridas que são difíceis de curar.

Câmaras de compressão experimentais primeiramente entrou em uso por volta de 1860.

Na sua forma mais simples, a câmara hiperbárica é um metal cilíndrica ou tubo de acrílico grande o suficiente para conter uma ou mais pessoas e estão equipados com uma escotilha de acesso que mantém a sua vedação sob alta pressão. O ar, outra mistura respiratória, ou oxigênio é bombeado por um compressor ou permitido entrar a partir de reservatórios sob pressão. As pressões utilizadas para tratamento médico são geralmente de 1,5 a 3 vezes a pressão atmosférica normal.

Os benefícios terapêuticos de um ambiente de alta pressão são provenientes dos seus efeitos de compressão direta, a partir do aumento da disponibilidade de oxigênio para o corpo (por causa de um aumento na pressão parcial de oxigênio), ou a partir de uma combinação dos dois.

No tratamento de doença de descompressão, por exemplo, um grande efeito da pressão elevada é o encolhimento no tamanho das bolhas de gás que se formaram nos tecidos.

No tratamento de intoxicação por monóxido de carbono, o oxigênio aumentou as velocidades de apuramento de monóxido de carbono a partir do sangue e reduz o dano causado às células e tecidos.

Câmara Hiperbárica – Processo

Este processo permite que o oxigênio chegue ao cérebro, cartilagens, ossos e tecidos, incluindo o tecido nervoso, que não o recebem adequadamente por diversas alterações circulatórias.

Também facilita o aumento do controle sobre infecções e a rápida recuperação de uma infindável quantidade de patologias, doenças degenerativas e circulatórias.

Colabora e unifica as terapias que os médicos adotam frente a determinadas patologias evitando, assim, as consequências de lesões mais graves e deteriorações físicas produzidas pelos estados de Hipóxia (falta de Oxigênio).

Câmara Hiperbárica

Indicações e Medicina Hiperbárica

Em diversas oportunidades os médicos procuram um método de “cura” para as distintas patologias com base no tratamento hiperbárico, solicitando protocolos de uso, publicações especializadas e provas clínicas para cada uma das aplicações indicadas pela medicina hiperbárica.

É importante ter em conta que a medicina hiperbárica é a medicina habitualmente indicada pelo médico especialista, complementando o tratamento com uma alta dose de Oxigênio que torna o processo de recuperação e reabilitação mais eficaz.

A câmara hiperbárica oferece ao médico profissional uma ferramenta que lhe permite incrementar eficácia à medicina que aplica habitualmente, aumentando as possibilidades de que o paciente se recupere.

Os médicos conhecem bem a cadeia de benefícios gerados por uma forte hiperóxia e a forma mais eficaz de consegui-la é mediante o tratamento em câmaras hiperbáricas.

Câmara Hiperbárica – Como Funciona

O tratamento realizado pela oxigenoterapia hiperbárica (HBO) produz alguns efeitos imediatos (redução de bolhas gasosas, vasoconstrição com redução de edemas) e outras tardios, no decorer de horas ou dias após as aplicações (proliferação de fibroblastos, osteogênese e neovascularização).

Além disso, apresenta efeito bactericida (contra bactérias aeróbicas e anaeróbicas) e fungicidas, e age sinergicamente com antibióticos, reduzindo rapidamente a toxemia.

Câmara HiperbáricaCâmara Hiperbárica

Respeitando as normas de segurança, os efeitos colaterais são mínimos e o tratamento com oxigenoterapia hiperbárica (HBO) é perfeitamente bem tolerado, indolor na imensa maioria dos casos, e sem nenhum desconforto.

Assim, tanto por questões de custos como de eficácia, o tratamento adjuvante com oxigenoterapia hiperbárica (HBO) é muito vantajoso para diversas patologias.

Fonte: www.revitalair.com/www.diaadiasaude.com.br/www.wisegeek.com/www.baromed.com.br/www.hiperbaricasaopaulo.com.br/www.oceanicanet.com.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.