Breaking News
Home / Biologia / Movimentação dos Animais

Movimentação dos Animais

PUBLICIDADE

O que é a Movimentação dos Animais?

A locomoção é o modo como o animal se desloca no ambiente em que se encontra. Nos vertebrados, por exemplo, músculos e ossos são os responsáveis pelos movimentos. Os ossos duros e existentes servem de apoio aos músculos, que ora se contraem, ora voltam à posição inicial, através dessa contração o músculo encurta, fazendo mover os ossos, que se ligam através dos tendões.

Movimentação dos Animais

Poríferos: embora a locomoção seja uma característica dos animais, há os que não se deslocam e vivem fixos, por exemplo, os poríferos (esponjas). O esqueleto é formado por um emaranhado de delicadas fibras de uma proteína denominada espongina. Esses animais não possuem tecidos bem definidos e não apresentam órgãos, nem sistemas. São exclusivamente aquáticos.

Cnidários: se locomovem através do fluxo da água. O corpo desses animais é formado basicamente por duas camadas de células (epiderme – revestimento externo e gastroderme – revestimento interno), separadas por uma camada intermediária gelatinosa chamada mesogléia.

Platelmintos: são vermes de corpo achatado, locomovem-se com a ajuda de cílios na região central. Alguns possuem células mucosas, que produzem lubrificação para facilitar a locomoção. São animais acelomados, ou seja, seu corpo não possui cavidade interna, sendo o espaço entre a parede do corpo e a do intestino, totalmente preenchida por células de origem mesodérmica, formando um parênquima maciço, que garante a sustentação.

Nematódeos: são vermes de corpo cilíndrico, afilado nas extremidades, semelhantes a um fio. A musculatura é composta por uma única camada de células, que se distribui longitudinalmente pelo corpo. Essa musculatura lisa é responsável pelos movimentos desses animais, provocando flexões dorsoventrais. O corpo desses vermes é coberto por uma cutícula protetora muito resistente, produzida pela epiderme, composta principalmente de colágeno.

Anelídeos: possuem o corpo segmentado, dividido em anéis elocomovem-seatravésdos mesmos, que encolhe e estica.

Moluscos: são animais de corpo mole, mas a maioria deles possui uma concha protetora. Sua pele produz uma secreção conhecida como muco, que facilita principalmente sua locomoção.

Artrópodes: sua locomoção acontece através de suas patas articuladas, que permitem os diferentes e variados movimentos desses animais. Possuem um reforço externo o exoesqueleto, que é resistente, impermeável e constituído de sais de quitina, que é um tipo de açúcar.

Equinodermos: possuem esqueleto interno calcário, importante na sustentação do corpo, sendo bem desenvolvido e resistente. O sistema de locomoção funciona de acordo com as variações de pressão da água em seu interior, denominado sistema ambulacrário. Quando ocorre o relaxamento, o pé se contrai e expulsa a água do seu interior, retraindo-se.

Peixes: através de suas vértebras se sustentam e nadam com o auxílio das barbatanas.

Anfíbios: durante sua evolução foram adaptando novas características, como o desenvolvimento de patas, para a locomoção na terra. Possuem dois pares de patas, sendo as de trás maiores que as da frente.

Répteis: o termo reptum significa rastejar, que se refere ao modo de deslocação desses animais. Possuem as patas para os lados e não por baixo do corpo, o que os obriga a deslocarem-se rastejando.

Aves: são caracterizadas principalmente por possuírem penas, asas e bico. Se locomovem no ar, no solo e na água. Possuem ossos pneumáticos, muito leves que facilitam voo.

Camila Correia

Veja também

Gástrula

PUBLICIDADE Gástrula – Definição Gástrula é um embrião metazoário em estado inicial de formação de …

Blástula

PUBLICIDADE Definição Um embrião animal no estágio inicial de desenvolvimento no qual consiste geralmente de …

Algas Dinophytas

Algas Dinophytas

PUBLICIDADE O que são algas dinophytas? As algas dinófitas, pertencem ao Filo Dinophyta e a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.