Breaking News
Home / Biologia / Síntese de Proteínas

Síntese de Proteínas

PUBLICIDADE

O que é a síntese de proteínas?

A síntese de proteínas é um processo rápido e complexo no qual as células geram novas proteínas. É realizada pelos ribossomos localizados no citoplasma da célula.

Esse processo possui três fases: transcrição, ativação e tradução.

Assim como o termo genoma se refere a todos os genes do organismo, o termo proteoma refere-se a todas as proteínas presentes no mesmo. No processo de expressão gênica, o DNA de um gene é usado como modelo para a síntese de uma proteína específica.

O DNA e o RNA armazenam informações genéticas em grupos de três nucleotídeos, sequência denominada de trinca de bases. O código genético do DNA se expressa por trincas de bases, que foram denominadas códons. Cada códon, formado por três letras, corresponde a um aminoácido.

O código genético traduz as sequências de bases de DNA nos códons correspondentes de RNA e o aminoácido que especificam. Um determinado códon especifica um aminoácido específico. As células produzem proteínas a partir da transcrição e tradução da informação genética contida no DNA.

Ribossomos

O processo de transcrição consiste na síntese de uma molécula de RNAm (RNA mensageiro) a partir da leitura da informação contida no gene de uma molécula de DNA, a informação codificada em uma região específica do DNA é transcrita (copiada) para produzir uma molécula de RNA (ácido ribonucleico). Na transcrição, a informação genética contida na sequência de bases é usada como modelo para a informação em uma sequência complementar de códons no RNA mensageiro.

Na etapa de ativação de aminoácidos atua o RNAt (RNA transportador) que leva os aminoácidos dispersos no citoplasma até os ribossomos. Nesse processo é preciso haver energia que é fornecida pelo ATP.

No processo de tradução a mensagem contida no RNAm é decodificada no ribossomo. O RNA é traduzido em sua sequência de aminoácidos correspondente para formar uma nova molécula de proteína.

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Evolução Convergente

Evolução Convergente

PUBLICIDADE Definição de Evolução Convergente Evolução convergente é o processo no qual organismos que não estão …

Hominídeos

PUBLICIDADE As definições recentes mais usadas são: Hominídeo – o grupo que consiste em todos …

Polipeptídeo

PUBLICIDADE Definição Os polipeptídeos ajudam a formar proteínas ligando vários aminoácidos. As proteínas são criadas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.