Breaking News
Home / Biologia / Síntese de Proteínas

Síntese de Proteínas

PUBLICIDADE

O que é a síntese de proteínas?

A síntese de proteínas é um processo rápido e complexo no qual as células geram novas proteínas. É realizada pelos ribossomos localizados no citoplasma da célula.

Esse processo possui três fases: transcrição, ativação e tradução.

Assim como o termo genoma se refere a todos os genes do organismo, o termo proteoma refere-se a todas as proteínas presentes no mesmo. No processo de expressão gênica, o DNA de um gene é usado como modelo para a síntese de uma proteína específica.

O DNA e o RNA armazenam informações genéticas em grupos de três nucleotídeos, sequência denominada de trinca de bases. O código genético do DNA se expressa por trincas de bases, que foram denominadas códons. Cada códon, formado por três letras, corresponde a um aminoácido.

O código genético traduz as sequências de bases de DNA nos códons correspondentes de RNA e o aminoácido que especificam. Um determinado códon especifica um aminoácido específico. As células produzem proteínas a partir da transcrição e tradução da informação genética contida no DNA.

Ribossomos

O processo de transcrição consiste na síntese de uma molécula de RNAm (RNA mensageiro) a partir da leitura da informação contida no gene de uma molécula de DNA, a informação codificada em uma região específica do DNA é transcrita (copiada) para produzir uma molécula de RNA (ácido ribonucleico). Na transcrição, a informação genética contida na sequência de bases é usada como modelo para a informação em uma sequência complementar de códons no RNA mensageiro.

Na etapa de ativação de aminoácidos atua o RNAt (RNA transportador) que leva os aminoácidos dispersos no citoplasma até os ribossomos. Nesse processo é preciso haver energia que é fornecida pelo ATP.

No processo de tradução a mensagem contida no RNAm é decodificada no ribossomo. O RNA é traduzido em sua sequência de aminoácidos correspondente para formar uma nova molécula de proteína.

Camila Correia

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Progestina

PUBLICIDADE O termo progestina geralmente se refere a uma forma sintética do hormônio feminino progesterona, …

Pleiotropia

Pleiotropia

PUBLICIDADE O que é pleiotropia? A pleiotropia ocorre quando um gene influencia duas ou mais características …

Pinheirais

Pinheirais

PUBLICIDADE O que são pinheirais? Os pinheiros (gênero Pinus) são espécies de coníferas da família …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.