Breaking News
Home / Biologia / Teoria Endossimbiótica

Teoria Endossimbiótica

PUBLICIDADE

O que é a teoria endossimbiótica?

A teoria endossimbiótica é uma das mais interessantes e controversas da biologia, com argumentos a favor e contra, sendo um dos grandes desafios para a comunidade científica.

A teoria endossimbiótica explica como organelas como os cloroplastos e as mitocôndrias surgiram nas células eucariontes.  As funções dessas organelas são bem estabelecidas, por exemplo, a mitocôndria está relacionada com a respiração celular, enquanto o cloroplasto é o sítio da fotossíntese, ou seja, onde ocorre tal processo nas células eucariontes.

Teoria Endossimbiótica

Os organismos que antecederam as células eucariontes atuais não possuíam essas organelas e isso faz crer que os organismos primitivos seriam células procariontes semelhantes as das bactérias atuais e, essa teoria explica como surgiram tais organelas.

Proposta em 1981 por Lynn Margulis sugere que mitocôndrias e cloroplastos surgiram devido a uma associação simbiótica, ou seja, uma associação onde há um benefício mútuo. De acordo com essa ideia mitocôndrias e cloroplastos são descendentes de organismos procariontes, e foram então englobados (endocitose) ás células com as quais estabeleceram uma relação de simbiose.

Características que sustentam a teoria:

– Semelhança com bactérias;

– Organelas com próprio sistema de membranas internas e dupla membrana revestindo-as;

– As mitocôndrias e os cloroplastos possuem seu próprio genoma e seu DNA é capaz de se autoduplicar;

Algumas das proteínas necessárias à fabricação das mitocôndrias e dos cloroplastos são produzidas exclusivamente pelo DNA destas organelas e não pelo DNA contido no núcleo das células. As mitocôndrias e os cloroplastos possuem sua própria síntese de proteínas, muito similar em organismos procariontes;

Material genético, os cloroplastos e as mitocôndrias têm DNA próprio, este material também é duplo, com cadeia simples circular, idêntico para as bactérias e muito diferente das células eucarióticas;

Como os procariontes, nessas organelas ocorre divisão binária e não por mitose e, são capazes de sintetizar suas próprias proteínas de seus próprios ribossomos.

Camila Correia

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Progestina

PUBLICIDADE O termo progestina geralmente se refere a uma forma sintética do hormônio feminino progesterona, …

Pleiotropia

Pleiotropia

PUBLICIDADE O que é pleiotropia? A pleiotropia ocorre quando um gene influencia duas ou mais características …

Pinheirais

Pinheirais

PUBLICIDADE O que são pinheirais? Os pinheiros (gênero Pinus) são espécies de coníferas da família …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.