Breaking News
Home / Biologia / Catabolismo

Catabolismo

PUBLICIDADE

Definição de catabolismo

O catabolismo é a parte do metabolismo responsável por quebrar moléculas complexas em moléculas menores.

A outra parte do metabolismo, o anabolismo, transforma moléculas simples em moléculas mais complexas.

Durante o catabolismo, a energia é liberada das ligações das grandes moléculas sendo quebradas. Normalmente, essa energia é então armazenada nas ligações do trifosfato de adenosina (ATP).

O catabolismo aumenta a concentração de ATP na célula ao decompor nutrientes e alimentos. O ATP, em concentrações tão altas, torna-se muito mais propenso a abandonar sua energia na liberação de um fosfato. O anabolismo usa essa energia para combinar precursores simples em moléculas complexas que se agregam à célula e armazenam energia para a divisão celular.

Muitos caminhos no catabolismo têm versões semelhantes no anabolismo.

Por exemplo, grandes moléculas de gordura no alimento de um organismo devem ser quebradas nos pequenos ácidos graxos de que ela é composta. Então, para o organismo armazenar energia para o inverno, grandes moléculas de gordura devem ser criadas e armazenadas. As reações catabólicas quebram as gorduras e as vias anabólicas as reconstroem. Essas vias metabólicas geralmente usam as mesmas enzimas. Para diminuir a chance de os caminhos desfazerem o progresso um do outro, os caminhos geralmente se inibem e são separados em diferentes organelas em eucariotos.

O que é o Catabolismo?

Catabolismo (metabolismo catabólico) é a atividade metabólica usada para degradar moléculas para produzir constituintes e energia mais simples.

O catabolismo é um processo destrutivo que ocorre no corpo à medida que vários compostos complexos são decompostos em compostos simples.

Este processo ocorre o tempo todo em todo o corpo, e é usado para fornecer energia, bem como para criar blocos básicos de construção que podem ser usados para construir compostos complexos.

Em um exemplo clássico de catabolismo, as proteínas são quebradas em aminoácidos, que por sua vez podem ser recombinados para formar novas proteínas.

Juntamente com o anabolismo, que envolve a construção de coisas, o catabolismo contribui para o metabolismo, o sistema usado para manter o equilíbrio de energia no corpo.

A capacidade do corpo de quebrar os vários compostos que encontra e produz é crítica para sua função, com o catabolismo fornecendo energia para as células individuais ao quebrar compostos que são muito complexos para o acesso das células. Esse processo também pode ser usado para aproveitar a energia armazenada, o que permite ao corpo criar reservas de energia que podem ser acessadas quando necessário.

Processo de Catabolismo

Além das proteínas, o catabolismo também pode ser usado para processar lipídios, ácidos nucléicos e polissacarídeos.

Geralmente vários passos estão envolvidos no processo, pois o corpo cria compostos progressivamente menores e mais simples, geralmente liberando energia ao longo do caminho.

As enzimas são um importante catalisador para o catabolismo, e o processo geralmente é cuidadosamente regulado com hormônios. Quando equilíbrios de enzimas e hormônios dão errado, eles podem causar problemas com o sistema metabólico como um todo, o que pode levar a condições como a caquexia, em que o corpo quebra seus próprios tecidos para obter energia.

Quando os compostos são quebrados, o corpo geralmente desenvolve produtos residuais além de compostos utilizáveis. Esses produtos residuais são levados para fora das células até os rins, para que possam ser enviado rapidamente na urina. Os médicos podem analisar a urina para analisar os níveis de vários subprodutos catabólicos para aprender mais sobre a saúde geral de um paciente e para procurar pistas sobre os problemas médicos de um paciente. Níveis incomumente altos ou baixos podem ser indicadores de que algo está acontecendo dentro do corpo do paciente.

Muitas condições de saúde podem influenciar o catabolismo das pessoas.

No diabetes, por exemplo, o processo de catabolismo da glicose é interrompido, o que leva a problemas de saúde porque o corpo não consegue acessar a energia armazenada na glicose. Um sintoma clássico de algumas formas de diabetes é uma alta concentração de glicose na urina, indicando que o corpo está expressando a glicose como um produto residual, porque não pode dividir as moléculas em compostos utilizáveis.

O que é catabolismo na biologia?

Catabolismo

Catabolismo – Fase degradante e sua finalidade é obter energia

Catabolismo, as sequências de reações catalisadas por enzimas pelas quais moléculas relativamente grandes em células vivas são decompostas ou degradadas.

Parte da energia química libertada durante os processos catabólicos é conservada sob a forma de compostos ricos em energia (por exemplo, trifosfato de adenosina [ATP]).

A energia é liberada em três fases.

No primeiro, moléculas tão grandes como as de proteínas, polissacarídeos e lipídios são quebradas; pequenas quantidades de energia são liberadas na forma de calor nesses processos.

Na segunda fase, as pequenas moléculas são oxidadas, liberando energia química para formar ATP e também energia térmica, para formar um dos três compostos: acetato, oxaloacetato ou a-oxoglutarato.

Estes são oxidados em dióxido de carbono durante a terceira fase, uma sequência de reação cíclica chamada ciclo do ácido tricarboxílico (ou Krebs). Átomos de hidrogênio ou elétrons dos compostos intermediários formados durante o ciclo são transferidos (através de uma sucessão de moléculas transportadoras) para o oxigênio, formando água. Esses eventos, o meio mais importante para gerar ATP nas células, são conhecidos como respiração terminal e fosforilação oxidativa.

Fonte: biologydictionary.net/www.wisegeek.org/www.nutralegacy.com/www.britannica.com/www.quora.com/www.sciencedirect.com

Veja também

Algas Dinophytas

Algas Dinophytas

PUBLICIDADE O que são algas dinophytas? As algas dinófitas, pertencem ao Filo Dinophyta e a …

Endoderma

PUBLICIDADE Definição de endoderma Endoderma ou Endoderme é a mais interna das três camadas germinativas, …

Alelos Múltiplos

PUBLICIDADE O que são alelos múltiplos? Os alelos múltiplos ou polialelia são casos em que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.