Breaking News
Home / Saúde / Anencefalia

Anencefalia

PUBLICIDADE

Anencefalia – O que é

A anencefalia é um defeito de nascença grave no qual um bebê nasce sem partes do cérebro e do crânio.

É um tipo de defeito do tubo neural.

Conforme o tubo neural se forma e fecha, ele ajuda a formar o cérebro e o crânio do bebê (parte superior do tubo neural), medula espinhal e ossos da coluna (parte inferior do tubo neural).

A anencefalia ocorre se a parte superior do tubo neural não se fecha totalmente. Isso geralmente resulta no nascimento de um bebê sem a parte frontal do cérebro (prosencéfalo) e a parte pensante e coordenadora do cérebro (cérebro). As partes restantes do cérebro geralmente não são cobertas por osso ou pele.

A anencefalia é um tipo de defeito de nascença. Ocorre quando o cérebro, o crânio e o couro cabeludo do bebê não se desenvolvem no útero. Os bebês que nascem com a doença morrem em poucas horas ou dias.

Anomalia caracterizada pela má formação de estruturas cerebrais tais como: cérebro, calota craniana, cerebelo e/ou meninges, que são reduzidos ou não estão presentes, podendo em alguns casos o tecido cerebral estar exposto, não sendo coberto por osso ou pele.

Está diretamente relacionada um defeito no tubo neural, que é responsável pela formação das estruturas cerebrais e medula espinhal nas primeiras semanas durante a fase embrionária, o mesmo não se fecha completamente, ocasionando a anencefalia. Ocorre geralmente entre os 20º e 30º dias da gestação.

Conforme estatística, a condição é rara, sendo 1 para 1.000 ou até entre 10.000 por nascimento. A incidência é mais comum em fetos do sexo feminino.

As causas não são exatas, porém atribuídas a:

Mulheres com diabetes;
Mal nutridas;
Falta do ácido fólico durante a gestação;
Muita exposição a toxinas;
Mães muito jovens ou já com idade tardia para gravidez.

Tendo esses fatores como risco as medidas de prevenção dão-se através de cuidados com as pré-disposições citadas acima.


Anencefalia

Não há cura ou tratamento para a anencefalia. A expectativa de vida varia conforme o grau de danos atingidos nas estruturas cerebrais. A criança pode nascer com severas dificuldades na visão, audição e/ou consciência. A grande maioria morre no útero ou parto. O restante tem expectativa de vida muito curta como de horas ou poucos dias, em alguns casos, a presença de algumas estruturas preservadas garante funções vitais, o que sustenta a sobrevida e, em casos mais raros a criança pode viver meses.

Em alguns países se é possível optar pela interrupção da gravidez em casos de algumas más formações congênitas, como por exemplo, a anencefalia, porém há uma grande polêmica em torno do assunto, já que existem fatores éticos predominantes.

O que é anencefalia em crianças?

A anencefalia é uma condição que está presente ao nascimento (defeito de nascença).

Afeta o cérebro e os ossos do crânio.

Com essa condição, o cérebro não está totalmente formado.

Frequentemente, falta parte ou todo o cérebro.

O cérebro é a área do cérebro usada para pensar, ver, ouvir, tocar e mover. Também não há osso na nuca. Os ossos também podem estar faltando na frente e nas laterais da cabeça.

A anencefalia é um tipo de defeito do tubo neural. Ocorre em cerca de 3 de 10.000 gravidezes a cada ano.

O número exato não é conhecido porque muitas dessas gestações terminam em aborto espontâneo. Essa condição geralmente leva à morte em dias ou semanas.

O que causa anencefalia em uma criança?

Anencefalia
Anencefalia

Durante a gravidez, o cérebro e a espinha começam como uma placa plana de células. Esta placa rola em um tubo chamado tubo neural. O tubo está completamente formado 28 a 32 dias após a concepção.

Se todo ou parte do tubo neural não fechar, isso deixará uma abertura. A abertura é chamada de defeito aberto do tubo neural. A abertura no tubo pode ficar exposta. Ou pode estar coberto com osso ou pele.

Anencefalia é quando o tubo neural não fecha na base do crânio.

Os defeitos do tubo neural podem ser causados por genes transmitidos por ambos os pais e por fatores ambientais. Alguns desses fatores incluem obesidade, diabetes não controlado na mãe e alguns medicamentos prescritos. Na maioria dos casos, uma criança com defeito no tubo neural não tem histórico familiar desse problema.

Quais são os sintomas da anencefalia em uma criança?

Os sintomas podem ocorrer de forma um pouco diferente em cada criança.

Eles podem incluir:

Sem ossos na nuca
Ossos ausentes na frente e nas laterais da cabeça
Grandes áreas do cérebro ausentes
Dobrar as orelhas
Divisão no céu da boca (fenda palatina)
Cardiopatias congênitas

Os sintomas da anencefalia podem ser como outros problemas de saúde.

Anencefalia – Resumo

Anencefalia
Anencefalia

A anencefalia é uma condição que impede o desenvolvimento normal do cérebro e dos ossos do crânio.

Essa condição ocorre quando uma estrutura chamada tubo neural não fecha durante as primeiras semanas de desenvolvimento embrionário.

O tubo neural é uma camada de células que acaba se desenvolvendo no cérebro e na medula espinhal. Como a anencefalia é causada por anormalidades do tubo neural, ela é classificada como um defeito do tubo neural.

Como o tubo neural não fecha adequadamente, o cérebro em desenvolvimento e a medula espinhal são expostos ao líquido amniótico que envolve o feto no útero.

Essa exposição faz com que o tecido do sistema nervoso se decomponha (degenere). Como resultado, as pessoas com anencefalia perdem grandes partes do cérebro chamadas cérebro e cerebelo.

Essas regiões do cérebro são necessárias para o pensamento, a audição, a visão, a emoção e a coordenação do movimento. Os ossos do crânio também estão ausentes ou incompletamente formados.

Como essas anormalidades do sistema nervoso são tão graves, quase todos os bebês com anencefalia morrem antes do nascimento ou poucas horas ou dias após o nascimento.

Fonte: Camila Correia/www.cdc.gov/www.stlouischildrens.org/my.clevelandclinic.org/i0.wp.com/medlineplus.gov/rarediseases.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Avaliação Cognitiva

PUBLICIDADE Definição de Avaliação Cognitiva A avaliação cognitiva (ou teste de inteligência) é usada para determinar as …

Hiperestesia

PUBLICIDADE Definição A hiperestesia é uma condição ou um estado que envolve um aumento anormal da sensibilidade …

Fantosmia

PUBLICIDADE Definição Fantosmia é a palavra médica usada pelos médicos quando uma pessoa sente o cheiro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.