Breaking News
Home / Biologia / Predatismo

Predatismo

O que é Predatismo?

PUBLICIDADE

Ao falarmos de relações ecológicas, podemos falar do Predatismo ou predação que nada mais é do que uma interação ecológica que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes, sendo que um deles captura, mata e se alimenta de outro. Desta forma, esta é uma relação ecológica interespecífica desarmônica, tendo em vista que um dos indivíduos será afetado negativamente.

Na relação de predação, temos o predador e a presa. O predador é aquele que se alimenta da presa que, por sua vez, está num nível trófico inferior ao do predador. Temos diversos exemplos de predação: sapo que come o grilo; cobra que come o sapo; gavião que come a cobra; enfim, uma série de exemplos presentes na natureza.

A predação é uma interação ecológica muito importante para a manutenção de taxas populacionais de determinadas espécies. São os predadores de topo, ou seja, aqueles que estão no topo da cadeia alimentar, que conseguem controlar a quantidade de certas espécies de presa. Sem o predador, elas iriam ter um crescimento muito grande, afetando outras espécies, bem como as dinâmicas ecológicas.

Inclusive, alguns cientistas apontam que o declínio dos grandes predadores, como tubarões, leões, tigres, lobos, onças, águias entre outros, pode, inclusive, ser considerado um dos principais impactos da ação antrópica (do ser humano) nos ecossistemas.

Predatismo

Um exemplo é o efeito cascata, como o que foi causado pelo declínio de lobos no Estados Unidos da América, no Parque Nacional Yellowstone. Quando os lobos tiveram redução em seu número por conta da ação humana, a população de alces se alterou e, inclusive, isso fez com os alces começassem a ir em áreas que, por causa dos lobos, eles não frequentavam.

Assim, esses cervídeos passaram a se alimentar em locais que costumeiramente, não iam e, desta forma, pequenas árvores e gramíneas passaram a crescer menos nestes locais. Estas plantas eram utilizadas como alimentos por castores que, por conta da diminuição da oferta de alimentos, tiveram um declínio populacional. Isso é apenas um exemplo da importância dos predadores para a natureza.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

FAPESP. A falta de predadores. 19/07/2011. Disponível em: <http://agencia.fapesp.br/a_falta_dos_grandes_predadores/14195/>. Acesso em 14/07/17

Predatismo

O que é

Em ecologia , a predação é uma interação biológica onde um predador (um organismo que é a caça) alimenta-se de sua presa (o organismo que é atacado).

Indivíduos da espécie A (predador, parasita ou mímico) matam ou exploram indivíduos da espécie B.

A predação é uma interação na qual um organismo captura o outro e se alimenta do organismo capturado.

Um animal que consome outro animal é um predador, eo animal consumido é a presa.

Os organismos individuais de uma comunidade interagem de muitas maneiras diferentes. Uma interação pode beneficiar os indivíduos, ou a interação pode beneficiar um organismo em detrimento do outro. Uma interação entre dois organismos que beneficia um em detrimento do outro é uma interação antagônica.

Predação, de herbivoria e parasitismo são tipos específicos de interações antagônicas.

Predação

Em predação, um organismo mata e consome outro. Predação fornece energia para prolongar a vida e promover a reprodução do organismo que faz a matança, o predador, em detrimento do organismo que está sendo consumido, a presa. Predação influencia os organismos em dois níveis ecológicos.

Os exemplos mais conhecidos de predação envolvem interações carnívoras, em que um animal consome outro.

O predatismo é uma forma de controle biológico natural sobre a população da espécie da presa. Embora o predatismo seja desfavorável à presa como indivíduo, pode favorecer a sua população, evitando que ocorra aumento exagerado do número de indivíduos, o que acabaria provocando competição devido à falta de espaço, parceiro reprodutivo e alimento. No entanto ao diminuir a população de presas é possível que ocorra a diminuição dos predadores por falta de comida.

Em conseqüência, a falta de predadores pode provocar um aumento da população de presas. Essa regulação do controle populacional colabora para a manutenção do equilíbrio ecológico

Relação ecológica

É uma relação ecológica que freqüentemente envolve espécies de diferentes níveis tróficos e ocorre quando o predador, espécie caçadora, alimenta-se da presa.
Normalmente as presas estão situadas na cadeia alimentar em um nível trófico abaixo do predador.

Assim, consumidores primários são presas dos secundários e estes, por sua vez, são presas dos terciários. Os lepidópteros, em sua grande maioria consumidores primários, são geralmente presas.

Em síntese: Quando um indivíduo de uma espécie mata e se alimenta de um individuo de outra espécie.

Predador: quem mata para se alimentar

Presa: que morre

Ex.: leão e veado.

Portal São Francisco

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Terra Primitiva

Terra Primitiva

PUBLICIDADE O que é terra primitiva? A história da Terra diz respeito ao desenvolvimento do …

Respiração Branquial

Respiração Branquial

PUBLICIDADE O que é respiração branquial? As brânquias ou guelras são órgãos da respiração, são …

Mecanismos de Feedback

Mecanismos de Feedback

PUBLICIDADE O que são mecanismos de feedback? Um mecanismo de feedback é um processo que usa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.