PUBLICIDADE
O que são plaquetas?
Plaquetas são pequenos fragmentos de citoplasma de megacariócitos, presentes na medula óssea, que formam o sangue junto com outros componentes. Um adulto saudável, tem cerca de 150.000 e 450.000 plaquetas por milímetro cúbico de sangue, que tem por função principal auxiliar o corpo a formar coágulos, afim de estancar um sangramento.
Por exemplo, se ocorre um dano em um vaso sanguíneo, ele informa as plaquetas por meio de sinais químicos, e as mesmas vão até o local se aglomerando em forma de coágulo para estancar o sangramento. O processo de movimento das plaquetas para estancar o sangramento é chamado adesão. O processo de atrair mais plaquetas para se acumularem em coágulos é chamado de agregação.
Porque é importante a contagem de plaquetas?
Elas são produzidas na medula óssea junto com células brancas e vermelhas do sangue. Exames chamados hemogramas são feitos para descobrir se a nossa medula está produzindo o número esperado de plaquetas.
Existem alguns problemas associados a contagem de plaquetas fora do normal.
A Trombocitopenia é uma condição anormal, onde a medula produz poucas plaquetas, ou essas plaquetas são destruídas, favorecendo a ocorrência de hemorragias. A trombocitemia, é a condição anormal, onde a medula produz muitas plaquetas, e o aparecimento de coágulos sanguíneos que bloqueiam o fornecimento de sangue aos órgãos. A trombocitose, condição causada pelo leve aumento de plaquetas, podendo ocorrer por infecções ou reações a medicamentos, sendo uma condição temporária. E a disfunção plaquetária, que produz plaquetas mal formadas, sem função.
Elas são células pequenas, mas de suma importância,um simples exame de sangue é tudo o que você precisa para descobrir se sua contagem de plaquetas é normal.
Por Ana Rosa Calheiro Luz