Breaking News
Home / Biologia / Micologia

Micologia

PUBLICIDADE

Micologia ou micetologia é a ciência que estuda os fungos. Durante muito tempo os fungos foram estudados pela botânica, porém pelas suas características únicas foi criado um reino para os mesmos, o Reino Fungi.

São seres eucariontes, heterotróficos, unicelulares ou pluricelulares. Encontrados na água, no solo, nos vegetais, em detritos, nos animais como no homem, ocupando assim vários nichos ecológicos.Podem ser parasitas, decompositores ou simbiontes (mutualismo).

Alguns apresentam estruturas denominadas corpo de frutificação que fica acima do talo. A estrutura que fica abaixo é chamada conjunto de hifas, que podem ser septadas (dicariótica ou monocariótica) ou não septadas (cenocítica), que em conjunto com outras hifas é denominado micélio.

Micologia

Pode ocorrer mutualismo, ou seja, relação ecológica entre o fungo e raízes de alguns vegetais, formando assim as micorrizas, onde ocorre a troca de nutrientes entre os mesmos. Outra forma de mutualismo é entre fungos e cianobactérias, formando líquens, onde o fungo dá alimento e, em troca recebe sais minerais. Porém pode causar efeito negativo, provocando infecções e/ou até mesmo o apodrecimento da madeira.

micologia

Os fungos são heterótrofos (seres vivos que não são capazes de produzir o seu próprio alimento). Possuem digestão extracorpórea, sendo a nutrição por absorção, ou seja, não ingerem o alimento, mas sim lançam enzimas ao meio, onde ocorre a digestão e depois que a mesma é feita ele a absorve.

São delimitados exteriormente por uma membrana rígida, composta por hemicelulose e quitina (polissacarídeo).

A reprodução pode ser de forma sexuada, assexuada e parassexuada. São denominados fungos perfeitos os que apresentam reprodução sexuada ou parassexuada e fungos imperfeitos os que têm reprodução assexuada.

São seres aclorifados, ao contrário das plantas. Necessitam absorver substâncias orgânicas e armazenam glicogênio, assim como os animais.

Alguns fungos apresentam efeitos alucinógenos como o utilizado no LCD, outros possuem perigos mortais, além de causarem diversas infecções como micoses, candidíase, criptococose, entre outras.

Alguns são comestíveis e muito apreciados na culinária tais como: cogumelos, sendo fonte de proteínas;como fermento para massas, pães, queijos e cervejas.

São muito utilizados também como medicamentos, por exemplo: a penicilina.

Exemplo de fungos: bolores, leveduras e cogumelos.

micologia-3

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Interfase

Interfase

PUBLICIDADE Definição de Interfase Antes que uma célula possa se reproduzir, ela precisa executar uma …

Um exemplo importante de dissacarídeos é a Lactose.

Dissacarídeos

PUBLICIDADE Definição dos Dissacarídeos Os dissacarídeos, também chamado de açúcar duplo, é uma molécula formada por …

Pomologia

PUBLICIDADE Definição de Pomologia Pomologia é a ciência do cultivo de frutas. É um ramo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.