Imunidade Celular

Definição

imunidade celular é definida como uma resposta a um antigénio particular que pode ser transferido para um indivíduo não imunizado (não imunizado) através dos linfócitos (mas não do plasma ou soro) de outro indivíduo imunizado.

Imunidade Celular – Processo Imunológico

A imunidade celular é um processo imunológico protetor que envolve a ativação de fagócitos, células T citotóxicas sensibilizadas por antígeno e a liberação de citocinas e quimiocinas em resposta ao antígeno.

A imunidade celular é mais eficaz contra células infectadas com vírus, bactérias intracelulares, fungos e protozoários e células cancerígenas. Também medeia a rejeição de transplantes.

O que é Imunidade Celular?

A imunidade celular, também conhecida como imunidade mediada por células, é um aspecto importante do sistema imunológico que permite ao corpo atacar organismos invasores em nível celular.

É emparelhado com imunidade humoral, a parte do sistema imunológico que envolve uma resposta de anticorpos.

Ambos os tipos de imunidade são uma parte crítica de um sistema imunológico saudável e funcional.

Na imunidade celular, o corpo reconhece as células infectadas e as mata, usando células como macrófagos e células natural killer. Essas células são projetadas para desencadear a morte celular, garantindo que as células infectadas não se repliquem e permitam que a infecção se espalhe. As células CD4 (linfócitos), também conhecidas como células T auxiliares, desempenham um papel importante na imunidade celular, concentrando e direcionando ataques a células infectadas para que o sistema imunológico possa atingir com precisão e eficácia uma infecção.

Muitos microorganismos atacam o corpo tentando sequestrar células. A célula é usada para abrigar o organismo infeccioso, e alguns são até capazes de redirecionar a célula para seus próprios fins, usando a célula para reprodução e uma fonte de nutrição.

A imunidade celular permite que o corpo identifique células que foram comprometidas para que possam ser destruídas, minimizando a capacidade do organismo de se espalhar pelo corpo.

sistema imunológico usa uma série de sistemas interconectados para capturar organismos infecciosos.

Um elemento sozinho não pode eliminar uma infecção, mas ao trabalhar em conjunto, os vários aspectos do sistema imunológico podem efetivamente direcionar e limpar o material infeccioso, bem como isolar as toxinas. Materiais infecciosos destruídos e neutralizados chegam aos gânglios linfáticos e acabarão por ser eliminados do corpo.

Novas células imunes estão sendo constantemente produzidas. Toda vez que o corpo enfrenta uma infecção, ele aprende a reconhecer novos materiais infecciosos e essas informações são transmitidas por todo o sistema imunológico para que possam responder rapidamente no futuro.

As células envolvidas na imunidade celular devem ser constantemente reabastecidas, pois muitas têm vida curta e, durante uma resposta imune ativa, muitas das células morrem.

A maioria das pessoas só tem conhecimento do sistema imunológico quando não está trabalhando.

O sistema imunológico está constantemente em ação, neutralizando as ameaças antes que as pessoas sejam alertadas sobre sua presença. Às vezes, o sistema falha.

Ou um micro-organismo supera o sistema imunológico, ou o sistema imunológico simplesmente não é capaz de lidar com uma infecção.

Uma infecção pode ser agressiva, espalhando-se mais rapidamente do que o sistema imunológico pode responder, ou novo, com o sistema imunológico não reconhecendo-a como uma ameaça até que ela ganhe uma posição segura no corpo.

Fonte: www.nature.com/www.wisegeek.org/www.sciencedirect.com/www2.nau.edu/science.sciencemag.org /www.diagnose-me.com