Breaking News
Home / Biologia / Ecolocalização

Ecolocalização

PUBLICIDADE

O que é ecolocalização?

Ao longo do processo evolutivo que deu origem á diversas características as espécies, cada qual com suas particularidades para melhor adaptação ao meio, observa-se um sistema sonoro de localização desenvolvido por alguns animais, ou seja, a ecolocalização, presente, por exemplo, nos morcegos.

Ecolocalização é um sentido utilizado no ar ou na água, utilizando de ondas sonoras para identificação de objetos (obstáculos no meio ambiente) e outros seres vivos que se encontrem situados a longas distâncias, ou seja, uma capacidade biológica de detectar a posição e/ou distância de objetos ou animais através de emissão de ondas ultrassônicas. Essas ondas são emitidas, refletem no alvo e voltam à fonte sobre a forma de eco (ondas refletidas).

Ecolocalização

Para diversos animais, como alguns mamíferos marinhos e morcegos essa capacidade é de extrema importância em condições onde a visão é insuficiente, seja para locomoção ou para captura de presas. A ecolocalização se faz presente, por exemplo, em alguns morcegos para voarem em cavernas. Tal característica se faz indispensável na sobrevivência, pois possui um papel essencial na orientação, auxilia também na busca por alimentos, além de cumprir um importante papel nas interações sociais.

A ecolocalização está presente em morcegos, mamíferos da ordem Cetacea que habitam águas profundas e turvas nos oceanos, pequenos mamíferos conhecidos como shrew parecidos com ratos. Além destes animais, tal capacidade de localização também foi observada em alguns pássaros.

Ecolocalização artificial

A ecolocalização também conhecida como biossonar, tornou-se inspiração para a criação de tecnologias pelos seres humanos, que a partir dessa capacidade natural desenvolveram a “ecolocalização artificial”, de grande importância na navegação, aeronáutica e medicina, tais como: o radar, presente em aviões e aeroportos que utiliza ondas eletromagnéticas; o sonar encontrado em navios e submarinos e os aparelhos de ultrassonografia que contribui para o auxilio no diagnóstico médico.

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Vacúolos

PUBLICIDADE Definição Um vacúolo é uma organela nas células que funciona para conter várias soluções ou materiais. …

Embrião

PUBLICIDADE Definição de Embrião Um embrião é um organismo nos estágios iniciais de crescimento e diferenciação, desde …

Risco Biológico

PUBLICIDADE Definição de Risco biológico Os perigos biológicos ou Riscos biológico são substâncias orgânicas que representam uma ameaça …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.