Ecologia Tropical

Ecologia tropical é o estudo de todos os aspectos da ecologia de áreas tropicais, que são as encontradas aproximadamente a 23,5 graus em ambos os lados do Equador.

Ecossistemas tropicais notáveis incluem as florestas tropicais da Amazônia, África e Sudeste Asiático, pastagens de savana e recifes de coral.

O que é ecologia tropical?

A ecologia tropical é um campo que se concentra na ecologia dos trópicos, uma região de imensa biodiversidade limitada pelo Trópico de Capricórnio e pelo Trópico de Câncer.

Embora as pessoas pensem frequentemente na floresta tropical quando ouvem o termo “trópicos”, os ecossistemas tropicais são realmente bastante variados e incluem florestas secas, desertos e outros tipos de ecossistemas.

Os ecologistas tropicais, assim como outros ecologistas, estão interessados no ambiente natural e nas complexas relações dos organismos que o habitam.

O estudo da ecologia tropical é um campo muito rico nas ciências.

Alguns tipos de ecossistemas encontrados nos trópicos incluem florestas de nuvens, florestas secas, florestas tropicais, desertos e florestas decíduas, entre outros, e cada um é muito único.

O clima tropical é bastante variado, variando de clima muito frio e seco nos picos das montanhas nos trópicos a clima quente e úmido nos vales tropicais.

Os ecologistas tropicais podem optar por estudar muitos ecossistemas tropicais ou se concentrar em uma região ou ecossistema de interesse específico.

Os ecologistas examinam plantas, animais, insetos, microorganismos, solo e clima para aprender como os ecossistemas se formam e como eles permanecem estáveis.

Na ecologia tropical, os pesquisadores também estão interessados no impacto das atividades humanas, como exploração madeireira, turismo e assentamentos no meio ambiente, e maneiras pelas quais os seres humanos podem usar o meio ambiente de maneira sustentável.

Como muitos ecossistemas tropicais são muito únicos e insubstituíveis, os pesquisadores estão especialmente preocupados com desequilíbrios e danos em áreas vulneráveis.

Um ecologista tropical pode estudar algo como um animal em extinção que habita um ambiente tropical, observando como esse animal interage com o meio ambiente e desenvolvendo recomendações de políticas que podem ajudar a preservar o animal e o ecossistema em que ele habita.

Outros ecologistas tropicais se concentram em ajudar as pessoas a usar o ambiente tropical de maneira eficaz, restaurando ecossistemas tropicais danificados, identificando novas espécies nos trópicos e estudando o impacto das mudanças climáticas na ecologia tropical.

Para trabalhar no campo da ecologia tropical, alguém geralmente deve possuir pelo menos um diploma de bacharel em ecologia, com muitos pesquisadores com graus mais altos.

Os ecologistas tropicais passam muito tempo no campo, trabalhando e vivendo nos ecossistemas estudados e coletando informações que podem ser publicadas e distribuídas. Eles também podem passar um tempo no laboratório, realizando análises de amostras colhidas em campo e podem trabalhar para organizações de conservação, governos e empresas de consultoria privadas. Alguns ecologistas tropicais se concentram nas relações públicas, usando seu conhecimento para informar os membros do público sobre questões ecológicas, enquanto outros estão mais interessados em se concentrar na pesquisa.

Ecologia Tropical – Clima

O clima tropical experimenta clima quente e úmido e chove o ano todo. Embora muitos possam associar a região apenas às florestas tropicais, os trópicos abrigam uma grande variedade de ecossistemas que ostentam uma grande riqueza de biodiversidade, de espécies animais exóticas a flora raramente encontrada.

A ecologia tropical começou com o trabalho dos primeiros naturalistas ingleses e, eventualmente, viu o estabelecimento de estações de pesquisa nos trópicos dedicadas à exploração e documentação dessas paisagens exóticas.

O crescente estudo ecológico dos trópicos levou ao aumento da educação e programas de conservação dedicados ao clima.

Essa zona climática oferece inúmeras vantagens aos ecologistas que conduzem uma ampla gama de estudos, da rica biodiversidade a vastas terras não contaminadas pelo homem.

Origens

As raízes da ecologia tropical podem ser atribuídas às viagens dos naturalistas europeus no final do século XIX e início do século XX.

Homens que poderiam ser considerados ecologistas antigos, como Alexander Von Humboldt, Thomas Belt, Henry Walter Bates e até Charles Darwin navegaram para locais tropicais e escreveram extensivamente sobre a flora e fauna exóticas que encontraram.

Enquanto muitos naturalistas foram simplesmente atraídos pela natureza exótica dos trópicos, alguns historiadores argumentam que os naturalistas conduziram seus estudos em ilhas tropicais, a fim de aumentar a probabilidade de que seu trabalho traga mudanças sociais e políticas.

De qualquer forma, essas primeiras explorações e os escritos subseqüentes que vieram delas abrangem grande parte do trabalho inicial da ecologia tropical e serviram para despertar mais interesse nos trópicos entre outros naturalistas.

Henry Walter Bates, por exemplo, escreveu extensivamente sobre uma espécie de tucano que encontrou ao viajar ao longo do rio Amazonas. Bates descobriu que se um tucano gritasse, os outros tucanos ao redor imitariam sua chamada, e a floresta se encheria rapidamente com o som dos tucanos; esse foi um dos primeiros estudos documentados de imitação de animais.

Alexander Von Humboldt viajou pela América do Sul, da Venezuela através da Cordilheira dos Andes. Lá, Humboldt e seu associado, Aimé Bonpland, encontraram um conceito ecológico interessante.

À medida que o par viajava da base das montanhas até o pico, eles notaram que as espécies de plantas e animais mudavam de acordo com a zona climática em que estavam em relação à sua elevação.

Essa simples descoberta ajudou a teorizar o conceito de zona de vida, o que acabaria por dar lugar à popularização do conceito de ecossistema.

Outro viajante, William Beebe, pesquisou muitas espécies de aves em locais tropicais e publicou uma grande variedade de trabalhos acadêmicos sobre suas descobertas que moldaram muito o campo da ornitologia.

De acordo com sua biógrafo Carol Grant Gould, “Os efeitos que William Beebe teve na ciência … são enormes e duradouros. Ele fez uma transição efetiva entre o historiador natural vitoriano, o conteúdo para coletar e classificar o mundo natural e o biólogo experimental moderno.”

O trabalho desses pioneiros não apenas levou a um crescente interesse no crescente campo da ecologia tropical, mas também teve implicações de longo alcance para o estudo científico em geral.

Ecologia Tropical