Breaking News
Home / Biologia / Micrografia

Micrografia

PUBLICIDADE

Definição

micrografia é uma reprodução gráfica da imagem de um objeto formado por um microscópio

A micrografia é uma fotografia tirada por meio de um microscópio.

A micrografia é uma imagem gráfica, como uma fotografia ou desenho, representando um objeto como visto ao microscópio, geralmente muito ampliada em comparação com o objeto original.

Uma fotografia de uma imagem microscópica também é chamada de fotomicrografia ou microfotografia.

O que é uma Micrografia?

Uma micrografia é uma imagem tirada com uma câmera acoplada a um microscópio ou outra tecnologia de ampliação.

As micrografias podem mostrar detalhes distintos na escala nanométrica, o que significa que mesmo as organelas de uma célula podem ser capturadas com alta clareza.

Também é conhecido como fotomicrografia.

O desenvolvimento de uma micrografia é atribuído a Reginald Fessenden, um inventor canadense, em algum momento do início dos anos 1900.

Micrografia

Para criar uma micrografia, uma câmera deve ser conectada ao microscópio.

Muitos microscópios modernos são projetados com uma porta específica para uma câmera, embora uma câmera também possa ser colocada onde a ocular do microscópio geralmente está conectada.

Depois que a câmera está na posição, a amostra é colocada no palco do microscópio normalmente, e imagens ampliadas podem ser tiradas.

Existem diferentes tipos de micrografias que são produzidas por diferentes tipos de microscópios.

O microscópio tradicional que usa luz de lâmpadas ou lasers para iluminar a amostra cria imagens chamadas micrografias de luz.

Muitas câmeras em microscópios são conectadas diretamente a um computador para que as imagens possam ser armazenadas e analisadas eletronicamente.

Outro tipo é a micrografia eletrônica, produzida por um microscópio eletrônico de varredura.

Além de simplesmente capturar um único momento, as câmeras que tiram micrografias podem ser configuradas para capturar uma série de imagens ao longo do tempo, denominadas imagens de lapso de tempo, para mostrar como uma amostra muda ao longo de minutos ou horas. As câmeras também podem ser calibradas para tirar fotos em diferentes locais automaticamente.

Isso mostrará como diferentes amostras em diferentes pontos da lâmina ou placa de Petri estão reagindo a um determinado estímulo.

As micrografias são essenciais para os cientistas que estão trabalhando em experimentos nos níveis celular e subcelular.

Uma câmera pode capturar uma micrografia de um objeto relativamente grande, como uma fatia inteira do cérebro de um mouse, bem como um objeto muito pequeno, como uma única mitocôndria dentro de uma célula.

A detalhamento da imagem depende diretamente do nível de ampliação das lentes do microscópio. Dependendo do tipo de câmera, as imagens podem estar em preto e branco ou em cores.

Algumas câmeras são capazes de detectar comprimentos de onda não visíveis e podem criar micrografias de amostras nas faixas ultravioleta e infravermelha.

Micrografias são usadas nas áreas de pesquisa médica, botânica e biologia. Além dos campos de estudo acadêmico, as micrografias são frequentemente usadas na ciência forense.

As fotos podem ser usadas em processos judiciais como prova de vestígios encontrados, por exemplo, na cena de um crime ou em uma arma suspeita.

Resumo

Uma micrografia é uma fotografia ou imagem digital tirada através de um microscópio ou dispositivo similar para mostrar uma imagem ampliada de um objeto.

Isso se opõe a uma macrografia ou fotomacrografia, uma imagem que também é tirada em um microscópio, mas é apenas ligeiramente ampliada, geralmente menos de 10 vezes.

Micrografia é a prática ou arte de usar microscópios para tirar fotografias.

Uma micrografia contém detalhes extensos da microestrutura.

Uma riqueza de informações pode ser obtida a partir de uma simples micrografia, como o comportamento do material sob diferentes condições, as fases encontradas no sistema, análise de falhas, estimativa de tamanho de grão, análise elementar e assim por diante.

Micrografias são amplamente utilizadas em todos os campos da microscopia.

Fonte: Editores Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Período Jurássico

Período Jurássico

PUBLICIDADE Definição O Período Jurássico é o segundo período da Era Mesozóica, em que os dinossauros eram …

Bioarqueologia

PUBLICIDADE A palavra bioarqueologia foi usada pela primeira vez em 1972 pelo arqueólogo britânico Grahame Clark, que …

Plano transversal

PUBLICIDADE Definição O plano transversal é uma linha divisória imaginária que separa as seções anterior e posterior …