Breaking News
Home / Biologia / Endoderma

Endoderma

PUBLICIDADE

Definição de endoderma

Endoderma ou Endoderme é a mais interna das três camadas germinativas, ou massas de células (situadas dentro do ectoderma e do mesoderma), que aparecem no início do desenvolvimento de um embrião animal.

O endoderma subseqüentemente origina o epitélio (tecido que cobre, ou linhas, uma estrutura) da faringe, incluindo a tuba auditiva, as amígdalas, a glândula tireóide, as glândulas paratireóides e o timo; a laringe, traquéia e pulmões; o trato gastrintestinal (exceto boca e ânus), a bexiga urinária, a vagina (nas mulheres) e a uretra.

O termo endoderma é usado às vezes para se referir à gastroderme, o tecido simples que reveste a cavidade digestiva de cnidários e ctenóforos.

Endoderma – Origem

A endoderme, é a mais interior das três camadas germinais, ou massas de células (que se encontra dentro de ectoderme e mesoderme), que aparece no início do desenvolvimento de um embrião.

Ela irá produzir o intestino e os seus órgãos associados, incluindo o ceco, intestino, estômago, timo, fígado, pâncreas, pulmão, tiróide e próstata.

Ele acabará por formar o revestimento do sistema digestivo no corpo humano, com exceção de partes da boca, garganta e reto.

O endoderma também dá origem a grande parte do tecido epitelial interno que reveste órgãos e glândulas e também forma as vias aéreas nos pulmões: a traqueia, os brônquios e os alvéolos.

O que é o Endoderma?

O endoderma, ou endoderme, é uma das três camadas germinativas embrionárias que juntas dão origem a todos os tecidos e órgãos maduros do corpo.

De dentro para fora, as três camadas celulares são o endoderma, o mesoderma e o ectoderma.

As camadas de células surgem no início do desenvolvimento embrionário, quando uma cavidade chamada tubo digestivo se forma no centro da blástula, uma minúscula esfera de células indiferenciadas, e as células começam a se reorganizar em camadas germinativas.

O endoderma é o primeiro a se formar e começa a se formar no embrião humano cerca de duas semanas após a fertilização.

Na quinta semana, o endoderma já se diferencia em órgãos.

As três camadas celulares são aproximadamente equivalentes à posição das estruturas no corpo humano completamente formado, com estruturas internas formadoras de endoderme, estruturas externas formadoras de ectoderme e estruturas intermediárias formadoras de mesoderme, como esqueleto, músculo esquelético e coração. Alguns animais não possuem um mesoderma.

O tubo digestivo é o precursor do intestino, ou trato digestivo, e sua aparência marca o início da formação das camadas germinativas, um processo chamado gastrulação.

As células do endoderma são planas no início, mas tornam-se colunares, com sua altura excedendo sua largura, à medida que se diferenciam. Eles acabam por formar o revestimento do sistema digestivo no corpo humano, exceto por partes da boca, garganta e reto.

O endoderma também dá origem a grande parte do tecido epitelial interno que reveste órgãos e glândulas.

Endoderma
O endoderma reveste a glândula tireóide

Endoderma
O endoderma alinha todas as glândulas que se abrem no tubo digestivo, incluindo o pâncreas

Endoderma
O endoderma forma as vias aéreas nos pulmões

O endoderma também forma as vias aéreas nos pulmões: a traquéia, os brônquios e os alvéolos. Ele alinha todas as glândulas que se abrem no tubo digestivo, incluindo o pâncreas e o fígado, bem como os folículos do timo, que produzem linfócitos T ou células T, e a glândula tireóide, que produz vários hormônios reguladores importantes. Também dá origem ao epitélio da tuba auditiva e da cavidade timpânica no ouvido e à bexiga e uretra.

Fonte: socratic.org/www.wisegeek.org/medical-dictionary.thefreedictionary.com/www.britannica.com/biologydictionary.net/www.sciencedirect.com

Veja também

Algas Dinophytas

Algas Dinophytas

PUBLICIDADE O que são algas dinophytas? As algas dinófitas, pertencem ao Filo Dinophyta e a …

Alelos Múltiplos

PUBLICIDADE O que são alelos múltiplos? Os alelos múltiplos ou polialelia são casos em que …

Bentos

Bentos

PUBLICIDADE O que são bentos? A palavra bentos tem origem grega, significando benthos = profundidade. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.