Paecilomyces

PUBLICIDADE

Paecilomyces – O que é

Paecilomyces é um gênero fúngico que pode ser encontrado amplamente distribuído em todo o mundo em sujeira, alimentos e material vegetal morto. Muitos ambientes, incluindo residências, possuem naturalmente algumas espécies de Paecilomyces, e esse fungo geralmente não causa efeitos deletérios à saúde, exceto em pessoas com sistema imunológico comprometido. Superficialmente, os fungos Paecilomyces podem se assemelhar aos fungos Penicillium, mas esses dois gêneros são bem diferentes.

Esses fungos formam estruturas semelhantes a filamentos, espalhando-se para criar uma colônia de mofo que pode ter uma textura semelhante à de camurça ou veludo em algumas espécies.

A colônia geralmente começa na cor cremosa e pode desenvolver tons de vermelho, amarelo, marrom, rosa e violeta, entre outros. Ao contrário do Penicillium fisicamente semelhante, Paecilomyces não desenvolve colônias esverdeadas. Algumas espécies podem desenvolver um cheiro adocicado, especialmente no caso de colônias maduras.


Uma colônia de Paecilomyces pode desenvolver uma cor amarela

Os fungos deste gênero se reproduzem assexuadamente por brotamento e produção de esporos que se espalham para a área circundante. Várias espécies são termofílicas, o que significa que elas prosperam em altas temperaturas. Isso pode ser problemático para as pessoas que tentam eliminá-los, pois o calor costuma ser usado no controle de mofos e fungos. No entanto, muitos são vulneráveis a fungicidas, que podem ser usados em situações em que espécies de Paecilomyces estão causando problemas, como paredes mofadas.

Esses fungos são interessantes para os humanos por vários motivos. A primeira é que muitos se alimentam de nematóides, o que significa que Paecilomyces pode ser usado como uma forma de controle natural de pragas. Os fungos colonizam os corpos dos nematóides, acabando por matá-los com uma sobrecarga de toxinas.

Algumas espécies também atacam insetos como moscas, entrando no corpo por um dos orifícios como a boca.

Em humanos, Paecilomyces às vezes pode causar micoses, infecções fúngicas do corpo, geralmente no caso de pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

Esses fungos também são conhecidos por causar infecções e ulcerações nos olhos, especialmente no caso de usuários de lentes de contato.

Uma infecção por Paecilomyces pode causar uma variedade de sintomas, incluindo coceira e corrimentos desagradáveis. P. lilacinus é a espécie com maior probabilidade de causar doenças em humanos.

Uma espécie, P. hepiali, é vendida na forma de cápsulas Jinshuibao na Medicina Tradicional Chinesa. O fungo é cultivado como uma alternativa aos fungos Cordyceps selvagens. Outra espécie comum é a P. variotii, comumente cultivada em laboratório como exemplo do fungo Paecilomyces. Em vistas microscópicas, esses fungos formam colônias que são realmente muito bonitas.

Paecilomyces – Gênero


Paecilomyces

Incorporar microrganismos benéficos na produção agrícola é a estratégia mais promissora para manter a produtividade agrícola e reduzir o uso de fertilizantes inorgânicos, herbicidas e pesticidas.

Inúmeros microrganismos têm sido descritos na literatura como agentes de controle biológico de pragas e doenças, embora alguns ainda não tenham sido comercializados devido à falta de viabilidade ou eficácia em diferentes culturas. Paecilomyces é um fungo cosmopolita conhecido principalmente por sua capacidade nematófaga, mas também tem sido relatado como parasita de insetos e agente de controle biológico de vários fungos e bactérias fitopatogênicas por meio de diferentes mecanismos de ação. Além disso, espécies desse gênero foram recentemente descritas como bioestimulantes do crescimento vegetal e da produtividade das culturas.

gênero Paecilomyces foi descrito pela primeira vez em 1907 como um gênero intimamente relacionado com Penicillium e compreendendo apenas uma espécie, P. variotii Bainier.

A descrição deste gênero foi revisada por Brown e Smith, e Samson definiu 31 espécies divididas em duas seções: gêneros Byssochlamys, Talaromyces e Thermoascus; e Isarioidea caracterizada por espécies mesófilas com colônias roxas, rosa, amarelas ou verdes.

Paecilomyces lilacinus


Paecilomyces lilacinus

Paecilomyces lilacinus controla os nematóides economicamente importantes, como nematóides das galhas, nematóides escavadores, nematóides de cisto, nematóides de lesões, etc., entre uma ampla gama de culturas.

Paecilomyces lilacinus é um fungo de ocorrência natural encontrado em solos usado como nematicida é aplicado ao solo para controlar nematóides que atacam as raízes das plantas.

Paecilomyces lilacinus atua contra os nematóides das raízes das plantas, infectando ovos, juvenis e fêmeas adultas.

Paecilomyces variotii

Paecilomyces variotii é um fungo ambiental comum que está amplamente distribuído em compostos, solos e produtos alimentícios. É conhecido a partir de substratos, incluindo alimentos, ar interno, madeira, solo e pó de carpete.

Descrição morfológica


Cultura de Paecilomyces variotii

As colônias são de crescimento rápido, pulverulentas a camurças, funiculosas ou tufadas e marrom-amareladas ou cor de areia. Conidióforos com ramos densos e verticilados com fiálides.

As fiálides são cilíndricas ou elipsoidais, afinando abruptamente em um pescoço longo e cilíndrico. Os conídios são subesféricos, elipsoidais a fusiformes, hialinos a amarelos, de paredes lisas, 3-5 x 2-4 µm e são produzidos em longas cadeias divergentes. Os clamidósporos geralmente estão presentes, isolados ou em cadeias curtas, marrons, subesféricos a piriformes, com 4-8 µm de diâmetro, paredes espessas a levemente verrucosas.

Fonte: www.infobloom.com/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.adelaide.edu.au/www.peptechbio.com/bugwoodcloud.org

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …